• António Maio provou as suas qualidades e lidera tranquilamente
• Quads protagonizam a luta mais renhida até ao momento
• João Monteiro recuperou do atraso no Prólogo e terminou na frente
A Baja TT do Pinhal marcou, esta sexta-feira, o início do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno para Motos, Quads e SSV. Numa prova marcada pelas condições atmosféricas adversas, mas propícias a um belo espetáculo de Todo-o-Terreno, António Maio (Motos), Filipe Silva (Quads) e João Monteiro (SSV) lideram ao final dos primeiros 81,3 quilómetros cronometrados da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.
Apesar do centro nevrálgico da prova ter lugar na Sertã, foi o concelho de Oleiros que teve a honra de receber a partida para a nova temporada da competição organizada pela Federação Portuguesa de Motociclismo. Nas motos, António Maio provou neste primeiro dia de prova ter vontade de repetir o título de campeão nacional alcançado na última temporada. Prova disso, foi o forte primeiro sector seletivo que realizou, deixando Martim Ventura a 59 segundos. Isto já depois de ter vencido o prólogo com mais de seis segundos de vantagem sobre Mário Patrão. No final do primeiro dia, o piloto da Yamaha WR lidera com 1m21,45 segundos de vantagem sobre Martim Ventura (Yamaha WR) e mais de dois minutos sobre Salvador Vargas (KTM EXC F). “Foi um dia positivo e já tenho alguma vantagem, mas amanhã há muito quilómetros para percorrer. Tenho de entrar focado para evitar erros, as pistas estão traiçoeiras por causa da chuva por isso há que manter a intensidade e acima de tudo divertir-me”, disse o líder da prova.
Nos quads, a emoção no primeiro dia compensou a reduzida lista de inscritos com Fábio Ferreira (ATVRACING) a dominar o prólogo, acabando por terminar o dia na terceira posição. Quem brilhou no primeiro setor seletivo foi Filipe Silva. O piloto do Suzuki LTR recuperou da desvantagem trazida do prólogo para terminar o dia no primeiro lugar, seguido de perto pelo campeão nacional, Arnaldo Martins, também em Suzuki LTR.
A contrastar com a lista de inscritos nos quads, a categoria SSV contou com 56 viaturas à partida para a Baja TT do Pinhal. No prólogo de Oleiros, Ricardo Carvalho, em Yamaha YXZ 100SS, bateu por 0,47s Pedro Carvalho. Vítor Santos ficou a 3,35 segundos. Os três correm em Can-Am Maverick X3 XRS. Mais tarde, nos 75,06 km do primeiro sector seletivo, o vice-campeão nacional João Monteiro (Can-Am Maverick X3 XRS) não deixou os créditos por mãos alheias e assumiu a liderança da prova, já com 28,37s de vantagem sobre Pedro Carvalho. Recorde-se que o campeão nacional de Todo-o-Terreno na categoria SSV, Bruno Martins, está ausente da competição.
• Sol brilhou durante a Sertã Power Stage e o público marcou presença
Para terminar o primeiro dia de competição deste campeonato nacional, a Sertã engalanou-se para receber as motos, quads e SSV numa Power Stage em formato “Corrida dos Campeões”. O sol brilhou, e ajudou à presença de milhares de espectadores que demonstraram a paixão desta região pelo Todo-o-Terreno.
A classificação da Sertã Power Stage não contava para o apuramento dos tempos finais, sendo o resultado final apurado dos melhores tempos de todos os competidores em todas as categorias. A organização preparou prémios para os cinco primeiros classificados, sendo a Power Stage ganha por António Maio que completou o traçado em 1m8,0s, seguido de Martim Ventura, João Monteiro, Mário Patrão e Pedro Carvalho. “Esta Power Stage é uma grande evolução para o nosso desporto e devia passar a ser obrigatória em todas as provas. É assim que a modalidade evolui e os organizadores estão de parabéns pela iniciativa”, destacou António Maio.
A Baja TT do Pinhal prossegue amanhã com um longo dia de competição. Pela frente, os concorrentes têm dois setores seletivos. O primeiro tem 181,08 quilómetros e o derradeiro terá 62,33 km.