quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

PEUGEOT 3008DKR MAXI AGRUPADOS REFORÇAM A LIDERANÇA NA CLASSIFICAÇÃO GERAL

Agora que restam três dias de competição, o Team PEUGEOT Total continua a manter a 1ª e 2ª posições no Dakar 2018. Esta etapa, com 280 km cronometrados, foi uma das mais curtas da presente edição, mas também uma das mais complexas, caracterizada por areia muito solta da região de Fiambala, nas imediações do famoso Altiplano. Apesar da complexidade do terreno, os três PEUGEOT 3008DKR classificaram-se no grupo dos quatro mais rápidos, tendo no final meros 15 segundos a separá-los. Segue-se a Etapa 12 (hoje, quinta-feira), que será a mais longa de todo o rali.

 • O PEUGEOT 3008DKR Maxi mais rápido nesta Etapa foi o da dupla Cyril Despres/David Castera, obtendo o 2º melhor tempo na tirada. Registando um considerável atraso na classificação, a dupla concentrou-se, mais uma vez, na sua missão de apoio as seus colegas de equipa, tendo sido apenas prejudicada por um furo.

 • Líderes à Geral, Carlos Sainz e Lucas Cruz dilataram a sua vantagem ao terminarem a Etapa na 3ª posição. Optaram por adotar um ritmo forte no início da Etapa, mas depois controlaram o seu andamento e concentraram-se em chegar ao fim em segurança. Continuam no comando da prova, mas agora com uma vantagem de 50m45s sobre os seus companheiros de equipa Peterhansel/Cottret. 

• Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret consolidaram o seu 2º lugar à Geral, rubricando o 4º tempo mais rápido nesta difícil Etapa, devido a terem sido os primeiros a sair para a estrada e, por essa razão, não poderem contar com as marcas deixadas pelas motos para servir de orientação. A dupla francesa conta agora com uma vantagem de 23m17s sobre os seus rivais mais diretos na Classificação Geral.

 • Depois de terem analisado detalhadamente todas as provas apresentadas e todos os dados disponíveis, os Comissários do Dakar decidiram anular a decisão tomada na segunda-feira (15 de janeiro) em Salta, e retiraram a penalização de 10 minutos imposta ao PEUGEOT 3008DKR Maxi Nº303.

 CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 11:

1. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, 4h10min54s
2. CyrilDespres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +4min35s
3. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, +440s
4. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, 4min50s
5. Nasser Al Attiyah (QAT) /Matthieu Baumel (BEL), Toyota 4WD, +5min56s
… 8. Sheikh Khalid Al Qassimi (ARE) / Xavier Panseri (FRA), Peugeot 3008DKR Maxi, +29min13s …

 CLASSIFICAÇÃO APÓS A ETAPA 11:

1. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, 36h26min27s
2. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +50min45s
3. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, +1h14min02s
4. Bernhard TenBrinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, +1h17min35s
5. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk vonZitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, +1h30min05s
… 33. CyrilDespres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +44h47min23s … 

EM DIRECTO DO BIVOUAC…

Bruno Famin, Diretor da PEUGEOT Sport “O Carlos lidera agora com um avanço confortável e o Stéphane acompanha-o bem na 2ª posição. Mas há ainda muito a percorrer até final da prova, pelo que o objetivo é atingirmos Córdoba sem quaisquer dramas, algo que nunca está garantido. No que respeita à penalização, estamos satisfeitos pelo facto de os Comissários terem decidido analisar de novo a situação e rever todos os documentos e outras provas colocadas ao seu dispor. Pela nossa parte, fornecemos-lhes uma boa quantidade de dados relativos à velocidade e ao movimento do carro. Eles puderam comparar esses dados com o rastreamento e certificar-se de que o ponto de vista do Carlos, do qual nós nunca duvidámos, estava correto.”

Cyril Despres (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°308) 2º na Etapa / 33º na Classificação Geral “Desta vez, Fiambala foi menos uma ‘caça ao tesouro’ pelos Waypoints do que no passado. Contudo, é sempre muito difícil escalar estas dunas, extremamente movediças, a esta altitude e sob tanto calor! Talvez tenha sido excessivamente cauteloso na primeira parte da Etapa. A certo ponto, penso que perdemos dois minutos só por termos abrandado numa zona onde tínhamos perdido as marcas à nossa frente. Tivemos um furo e mudámos a roda num controlo de passagem mas, daí para a frente e até final da Etapa, ganhámos alguma energia e, à chegada, registámos um bom tempo.”

Carlos Sainz (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°303) 3º na Etapa / 1º na Geral "Fiambala é sempre uma das Etapas mais difíceis de todo o Dakar, e, nesta edição, tivemos a prova disso mesmo. A minha ideia foi manter sempre um bom ritmo, mas sem forçar muito o andamento. Por isso, foi com muito agrado que, após a primeira parte da Etapa, constatei que estávamos entre os mais rápidos. Na segunda parte da Etapa, andei um pouco mais depressa e chegámos à meta com um bom tempo. Isso dilatou mais um pouco a nossa vantagem, portanto as coisas estão-nos a correr bem.”

StéphanePeterhansel (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°300) 4º na Etapa / 2º na Geral “Demos um grande salto ao passar numa duna – o nosso primeiro grande salto neste rali – o que nos abanou um pouco, deixando as nossas costas um pouco doridas... Acho que temos uma vértebra a menos! A direção do carro também ficou afetada pelo impacto. Como fomos os primeiros a sair para a estrada, a navegação foi difícil. Andámos junto da primeira moto para tentar encontrar o caminho. Devo dizer que os nossos pneus BF Goodrich têm sido impecáveis. Quando vejo as velocidades a que andamos nas secções mais pedregosas, é incrível não termos furos!”

SABIA QUE…

A Sucursal PEUGEOT na Argentina está a registar um grande crescimento. Em 2017 foram lançados os desportivos PEUGEOT 208 GTi e 308 GTi, o SUV PEUGEOT 3008, os novos PEUGEOT Boxer e Expert, bem como o mais recente PEUGEOT Partner. Em 2018, a Argentina vai contar com o SUV PEUGEOT 5008, o PEUGEOT Traveller de 8 lugares e versões especiais dos modelos 208, 2008, 308 e Expert. A SEGUIR…

ETAPA 12 (hoje, quinta-feira, 18 janeiro):

 CHILECITO/SAN JUAN. Total de 791 km, dos quais 522 km cronometrados

Esta Etapa é composta por duas secções competitivas – uma com 262 km e outra de 260 km – que, no seu conjunto, representam a mais longa Especial cronometrada do Dakar 2018. A navegação vai ser fundamental para passar com sucesso em todas as travessias de rios, que podem ter consequências graves se não foram bem negociadas.