quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PETERHANSEL/COTTRET VENCEM ETAPA E REASSUMEM O 2º LUGAR DA CLASSIFICAÇÃO GERAL ATRÁS DE SAINZ/CRUZ

Embora abrindo o percurso numa Etapa muito difícil em termos de navegação e de condução, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret andaram a fundo e garantiram o melhor tempo da Especial, recuperando, com isso, o 2º lugar na Classificação Geral. Com Carlos Sainz e Lucas Cruz líderes, são de novo dois os PEUGEOT 3008DKR Maxi que estão na frente deste Dakar 2018.

 • Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret iniciaram esta 10ª Etapa com 7 minutos e 5 segundos de atraso para os adversários que ocupavam o 2º lugar da Geral. Apesar do handicap de abrirem o percurso nesta Especial tão difícil, os vencedores da edição passada da prova entregaram-se a um mano a mano extremamente serrado com esses seus adversários mais diretos, ao ponto de no primeiro Waypoint do dia registarem exatamente o mesmo tempo! Apesar das dificuldades extremas do percurso, a dupla do PEUGEOT 3008DKR Maxi n° 300 manteve-se sempre a fundo e conquistou a sua terceira vitória em Especiais nesta edição do Dakar, desempenho que lhe permitiu regressar à 2ª posição na Classificação Geral, estando agora a 50 minutos e 35 segundos de Carlos Sainz/Lucas Cruz.

 • Partindo como líderes do rali, Carlos Sainz e Lucas Cruz mostraram-se cautelosos na navegação desta Especial particularmente difícil, que contava com a travessia de muitos rios. Na segunda parte aumentaram o ritmo para assinarem um fantástico 3º melhor tempo, mantendo o 1º lugar na prova.

 • A dupla Cyril Despres/David Castera continuou com o seu papel de apoio à dupla Sainz/Cruz, esperando por eles no início da Especial. Tal não os impediu de serem os 7ºs mais rápidos do dia. 

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 10:

1.Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, 4h43min46s
2. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk von Zitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, +8min46s
3. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, +13min7s
4. Sheikh Khalid Al Qassimi (ARE) / Xavier Panseri (FRA), Peugeot 3008DKR Maxi, +19min11s
5. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, +22min22s
6. Jakub Przygonski (POL) / Tom Colsoul (BEL), Mini 4WD, +23min42s
7. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +24min30s ...   

CLASSIFICAÇÃO APÓS A ETAPA 10:

1. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, 32h10min53s
 2. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +50min35s
3. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, +1h12min46s
4. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, +1h22min15s
5. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk von Zitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, +1h22min48s
… 35. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +44h47min28s … 

EM DIRECTO DO BIVOUAC…

Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°300) 1º na Etapa / 2º na Geral “Foi muito complicado, com muitas pedras nos rios e a erva para camelos, situações que ativaram todos os alarmes dos amortecedores... Foi também difícil em termos de navegação, mas não fizemos grandes erros, apenas umas quantas voltas em busca dos Waypoints. Conduzi o mais rápido possível mesmo sabendo que eramos nós a abrir o percurso. Não temos nada a perder e estamos mesmo em modo de ataque. Não podemos fazer melhor.” 

Carlos Sainz (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°303) 3º na Etapa / 1º na Geral "Foi um dia muito difícil, com uma navegação muito complicada. Tinha secções muito acidentadas e estreitas e muitos rios para atravessar... Foi realmente complicado. Penso que é uma das Especiais mais difíceis que vivi no Dakar. Tive muito cuidado durante a primeira parte da Etapa e ataquei um pouco mais na segunda.” 

Cyril Despres (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°308) 7º na Etapa / 35º na Geral “Mesmo que os rali-raides sejam um desporto individual quando se está na pista, nós fizemos uma boa corrida de equipa na PEUGEOT. Sendo os segundos na estrada na entrada para a Especial, a estratégia foi deixar passar o Carlos e o Lucas logo no início, tentando depois segui-los, mantendo-os no nosso raio de visão para os ajudar, caso fosse necessário. Foi uma tarefa difícil em algumas partes, onde é impossível aproximar a mais de 40 segundos. Nesse caso, espera-se que os nossos colegas não precisem de nós. O Dakar traduz-se num enorme esforço de equipa para todo o staff do Team PEUGEOT Total. Resta-me, a par com o David, mais quatro dias para fazermos o nosso trabalho corretamente, sendo que tentamos ser companheiros de equipa exemplares.”  

SABIA QUE…

Depois de um excelente ano de 2016, que resultou num aumento de 20,8% das vendas, a dinâmica do Groupe PSA foi confirmada no mercado argentino em 2017. Com um crescimento de 21%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o Groupe PSA ultrapassou a fasquia dos 100.000 veículos vendidos nos primeiros 11 meses do ano de 2017. 

A SEGUIR…

ETAPA 11 (hoje, quarta-feira, 17 janeiro): BELÉN/CHILECITO. 746 km dos quais 280 km cronometrados

A ordem de partida é determinada pelos tempos obtidos na Etapa do dia anterior. Os 10 carros mais rápidos nessa Especial, os 10 motards e os 6 camiões mais rápidos vão sair nessa mesma ordem da classificação da véspera, mas com a particularidade de todas as categorias entrarem para esta Especial misturadas. Todos irão atacar a “Super Fiambala”, uma das Especiais mais temidas do Dakar dos tempos modernos, corrida numa das mais delicadas zonas arenosas da Argentina. Se já será difícil lidar com o calor, a areia não irá facilitar em nada a tarefa.