Piloto de Oliveira de Azeméis será o único português de SSV no Panafrica
João Rebelo Martins já está em contagem decrescente para a sua estreia numa competição de todo-o-terreno fora do território nacional. Acompanhado por Valter Cardoso, um navegador de créditos firmados na modalidade e nos ralis, João Rebelo Martins, ultima todos os preparativos para competir de SSV no Panafrica Rally, grande matarona de todo-o-terreno que de 23 a 30 de setembro vai percorrer as principais pistas africanas de Marrocos.
Nesta competição, que reúne cerca de uma centena inscritos de diversas nacionalidades, estão envolvidos 11 portugueses, sendo que o piloto natural de Oliveira de Azeméis, conhecido pelo seu espirito aventureiro será o único a competir de SSV neste desafio para o qual contará também com o apoio da Vettra Motosport que tem trabalhado afincadamente na preparação do Yamaha YXZ 1000 RSS e que foi modificado de modo a poder enfrentar as especificidades de uma competição desta natureza: depósito de maior dimensão, sistema de travagem e, dado o peso extra que o carro leva, novas afinações de suspensões.
A dureza do deserto não permite descorar a importância da navegação e, a pensar nisso, todos os equipamentos de navegação indispensáveis para a função de Valter Cardoso estão também já montados. O Yamaha amarelo que ostenta as cores da ENI leva ainda um pneu suplente e as rampas no tejadilho, assemelhando-se aos Peugeot que brilharam no Dakar.
João Rebelo Martins está prestes a cumprir um sonho e expectante relativamente a este novo e exigente desafio, mas ressalva que, em ano de estreia, o objetivo é fundamentalmente terminar esta maratona africana. “Faltam poucos dias para que o sonho se comece a cumprir: competir no palco original do Dakar e pilotar nas dunas africanas. É a minha primeira participação numa prova internacional de Todo-o-Terreno, num piso onde nunca rolei e com adversários totalmente desconhecidos. Por isso o grande e principal objetivo é terminar. Serão seis dias muito longos e certamente com muitas dificuldades a transpor. Mas eu e o Valter vamos superá-los estou certo disso! Terminar será uma vitória.”
Sobre o apoio da Vetrra Motosport a este projeto, o responsável pela equipa, Luís Borges revela que “abraçamos esta grande aventura com o João Rebelo Martins, um piloto que desde 2012 já nos deu muitas alegrias e vamos também nós fazer a nossa primeira prova internacional de TT. Temos uma equipa muito motivada para dar o melhor e ajudar o João e o Valter a atingirem os seus objectivos".
O Panafrica Rally concentra-se na cidade de Erfoud, com um percurso em forma de boucle, formato concebido para reunir estreantes, amadores e pilotos de elite nas mesmas pistas. A prova que contará um prólogo e cinco etapas uma das quais maratona, num total de mais de 1300km’s também vai passar em alguns setores seletivos a zona de Merzouga, cruzando assim uma diversidade de paisagens e de terrenos que vai oscilar entre dunas e pistas duras e rápidas.