sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Fernando Pinheiro triunfa em Idanha-a-Nova

Piloto do Rakar Team perto do título na Classe Stock do Troféu Yamaha 

A dupla Fernando Pinheiro/Gonçalo Félix do Rakar Team foi a grande vencedora da classe stock da Taça YXZ 1000R na Baja TT Idanha-a-Nova, reforçando com este resultado a liderança da classe desta animada competição promovida pela Yamaha Motor Portugal.

 Neste que é o ano de estreia do piloto do Rakar Team no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o piloto desta formação conquistou já uma vitória em Reguengos e um segundo lugar na Baja do Pinhal e, apesar dos recursos limitados da equipa, tem demonstrado um elevado espirito competitivo e um andamento muito regular, o que lhe permite estar perto de conquistar a Taça dedicada ao modelo YXZ 1000R na sua versão mais próxima do modelo de série.

 Com uma forte ligação a Idanha-a-Nova, Fernando Pinheiro partiu para esta Baja apostado em fazer boa figura. Foi segundo no prólogo e no final do primeiro dia ocupava já a primeira posição, embora tendo apenas 8s de vantagem para o 2º classificado. Excecional era a posição no Top10 absoluto entre mais de 50 equipas à partida:

  “Ficámos um pouco surpreendidos com a nossa posição no final do primeiro setor seletivo, mas depois percebemos que se deveu à dureza e às características do percurso que provocou alguns problemas em diversas equipas”. Explicou o piloto que no dia seguinte manteve e foi reforçando a sua primeira posição ao longo de um duro troço de 271 quilómetros com paragem apenas para reabastecer: “No segundo dia ainda fomos passados por alguns concorrentes mais rápidos vindos de trás, mas depois conseguimos fazer uma prova praticamente sem pó e isso contribuiu imenso para termos conseguido conquistar esta posição”, revela Fernando Pinheiro que para além da vitória na Classe Stock foi 14º na Classificação geral e 6º da Classe T2 onde estão os veículos sem turbo compressor como é o caso do seu Yamaha.

 A dupla do Rakar Team é formada por pessoas que foram viver para o interior há mais de uma década, fixando-se na região de Idanha, ao abrigo de uma vontade de desenvolver atividade nesta área despovoada de Portugal. A Rakar tem o apoio de vários agentes económicos da Beira Baixa, tais como AG Motosport, Albisegurança, Carlser, Maquiguarda, Albicerca, Albimil, Green Vibes, António João e Duarte Lda. e também do Município de Idanha-a-Nova. Neste seu primeiro ano de envolvimento naquele que é considerado o melhor campeonato de todo-o-terreno da Europa Fernando Pinheiro destaca a importância de uma região interior ter uma etapa no calendário nacional e internacional e reforça que a Rakar é uma equipa que a representa nas mais importantes competições nacionais.

 Quando apenas falta disputar a mítica Baja Portalegre 500 que se disputa nos dias 26, 27 e 28 outubro, A dupla Fernando Pinheiro/Gonçalo Félix do Rakar Team lidera a Classe Stock da Taça YXZ 1000R com 16 pontos de vantagem.