domingo, 15 de janeiro de 2017

Dakar 2017: IVECO de novo no pódio do rali mais duro do mundo

O Rali Dakar chegou ontem ao fim, com a realização da 12ª Etapa. Cumprindo uma curtíssima Especial de 64 km à volta de Río Cuarto, os participantes conduziram os seus veículos até à linha de chegada para concluir o rally-raid mais difícil do mundo.

 Líder do Team PETRONAS De Rooy IVECO e vencedor das edições de 2012 e 2016 do Dakar com a IVECO, Gerard de Rooy colocou o seu Powerstar no 3º lugar do pódio, depois de uma semana cheia de adversidades e em constante luta com os seus mais directos adversários.

 Apesar de ter estado no comando da prova, o holandês debateu-se com diversos furos no decorrer das etapas, fruto dos quais o veterano piloto cairia diversos lugares na classificação, ficando atrás de diversos outros veículos, o que lhe dificultou bastante a condução. Com muita poeira na sua frente e muito poucas oportunidades para ultrapassar, De Rooy viu as suas hipóteses de recuperar a liderança cada vez mais limitadas. Aproveitando a potência e eficácia do seu Powerstar, fundamentais na sua tentativa, o piloto holandês conseguiu rubricar mais um lugar no pódio, terminando no 3º posto, a 41m19s do vencedor do Dakar deste ano, Eduard Nikolaev.

 Nas últimas etapas, os IVECO Trakker de Ton van Genugten e Wuf van Ginkel andaram sempre juntos e conseguiram subir alguns lugares na classificação, mesmo depois de terem perdido mais de seis horas com os seus camiões atolados na lama. Ao volante do camião #507, Ton van Genugten concluiu a prova na 16ª posição, com quase mais seis horas de diferença para o líder, ficando Van Ginkel logo atrás do seu colega de equipa, a mais de oito horas.

 Aos comandos de outro IVECO Powerstar, Federico Villagra terminou o Rali Dakar de 2017 logo atrás de De Rooy, ou seja, no 4º posto. O argentino não conseguiu repetir o 3º lugar alcançado no ano passado e ficou também por realizar o seu objectivo de vencer uma Etapa. No entanto, nesta que foi a sua segunda participação com a IVECO, Villagra mostrou bem todo o seu potencial.

 Classificação Geral – Dakar 2017

 1. Eduard Nikolaev (Kamaz) 27h58m24s
2. Dmitry Sotnikov (Kamaz) +18m58s
3. Gerard de Rooy (IVECO) +41m19s
4. Federico Villagra (IVECO) +1h00m04s
 5. Airat Mardeev (Kamaz) +2h26m50s
-----------
 15. Ton van Genugten (IVECO) +6h58m03s 16. Wuf van Ginkel (IVECO) +8h19m48s