A vila alentejana do Gavião recebe nos próximos dias 1 e 2 de outubro a quarta e penúltima jornada do Desafio Polaris ACE 570 que o construtor americano Polaris organiza, a par do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2016. Com organização da Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria disputa-se no sábado e domingo a 29ª edição do Raid TT Ferraria - Vinhos Quinta dos Garfos.
João Rebelo Martins, que se estreou este ano nas competições de todo-o-terreno, venceu a prova de abertura disputada em Reguengos e mais recentemente a corrida que teve lugar em Idanha-a-Nova, já na Baja TT do Pinhal, disputada na Sertã, coube ao alentejano Marcelo Pinto conquistar o triunfo. É, todavia, o algarvio Alexandre Freitas quem ocupa atualmente a 2ª posição e a luta pelo título continua muito animada.
O Desafio Polaris ACE 570 é uma competição monomarca, que utiliza o UTV de menor cilindrada que é produzido pelo construtor americano e que permite a participação em provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno a um custo muito reduzido.
Sem a realização do habitual prólogo o Desafio Polaris Ace arranca no Raid TT Ferraria com um primeiro troço com cerca de 30 km disputado na tarde de sábado. No Domingo, os participantes terão de realizar duas voltas consecutivas a um percurso com cerca de 66km de extensão. No total serão cerca de 162 km cronometrados, divididos por dois setores seletivos.
Classificação após três provas: 1º João Rebelo Martins, 69 pontos; 2º Alexandre Freitas, 57; 3º Marcelo Pinto, 45.