sábado, 10 de setembro de 2016

Maio, Martins e Dias triunfam em Idanha

Disputou-se hoje a segunda e derradeira etapa da Baja TT Idanha-a-Nova, quinta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, tal como a anterior também organizada pela Escuderia Castelo Branco, que cruzou as pistas de Idanha-a-nova e Penamacor.

 António Maio empôs-se de forma absoluta entre as duas rodas, venceu o derradeiro troço do rali aos comandos da sua Yamaha WR, e com este resultado somou a sua quarta vitória esta temporada.

 Na segunda posição, a uma diferença de 9m47s, ficou o seu colega de equipa e atual lider do Campeonato, Sebastian Buhler que, apesar de se apresentar aos comandos de uma Yamaha de menor cilindrada, conseguiu somar mais uma subida ao pódio, a quinta conquistada deste ano.

 Gustavo Gaudêncio, em Honda, travou um dos duelos mais animados desta corrida com o francês Xavier de Soultraite, tendo sido também o primeiro da classe TT3. Os dois terminaram a prova separados por 1m35s, depois de trocarem várias vezes de posição ao longo da corrida.

 Com este resultado o piloto francês vence na prova protuguesa a competição do Mundial de Bajas. 

Excelente prestação também para outro dos mais jovens pilotos portugueses, Salvador Vargas (KTM), que terminou esta prova na quinta posição, foi quarto dos pilotos nacionais e segundo da classe TT3. 

Hélder Rodrigues que participou na corrida com o objetivo de se preparar para o Dakar, rodou quase sempre na quinta posição, mas foi forçado a parar a poucos quilómetros do final devido a um problema técnico.

 Nos Quad destaque para a segunda vitória consecutiva de Arnaldo Martins, piloto que regressou aos comandos de uma Suzuki, depois de longos anos de ausência e que com este resultado reforça a sua liderança no Campeonato.

 Davide Jacinto, piloto local que não participa regularmente nas provas do Campeonato, teve um excelente desempenho ao conquistar a segunda posição do pódio.

 O terceiro lugar foi ocupado pelo veterano António Moreira que, também em Yamaha, conseguiu ficar à frente do espanhol Oriol Vidal Montijano, vencedor da competição internacional.

 Resultado menos feliz para Roberto Borrego que liderou de forma clara a prova até ao quilómetro 137, sendo depois obrigado a desistir.

 O lider do Campeonato João Dias, dominou a corrida desde início e venceu a Baja TT Idanha-a-Nova, confirmando a superioridade que tem evidenciado ao longo da temporada. O piloto completou a corrida com uma vantagem de 03m12s face ao segundo classificado, Bruno Martins, o seu mais direto adversário, com quem travou um animado duelo desde o prólogo.

 Na terceira posição, a 56s de Bruno Martins, está Pedro Mendes (Polaris RZR) que com este resultado ascende ao segundo lugar do Campeonato.

 O Top 5 ficou completo com mais dois Polaris RZR, de Miguel Jordão e Rui Serpa, que ocuparam respetivamente a quarta e quinta posições da tabela.

 João Dias foi o mais rápido do Troféu Polaris. Já Nuno Matias venceu, pela segunda vez esta temporada, o Troféu CanAM, enquanto nos pequenos ACE, a vitória coube a João Rebelo Martins que, com este resultado, aumenta a vantagem na liderança desta competição.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue nos dias 1 e 2 de Outubro, altura em que vai disputar o Raid Ferraria, a sexta e penúltima jornada da temporada 2016.