domingo, 19 de junho de 2016

António Maio, Arnaldo Martins e Ricardo Carvalho vencem na Sertã

As pistas das serras beirãs receberam a Baja TT do Pinhal, quarta jornada da temporada de todo-o-terreno, num traçado que pela primeira vez foi até aos concelhos da Sertã e Vila de Rei.

  Moto

Entre as duas rodas António Maio em Yamaha mostrou o domínio que vem exercendo esta temporada e somou o seu terceiro triunfo. Vencendo o derradeiro troço do rali e justificando a liderança do campeonato com quatro subidas ao pódio o jovem companheiro de equipa de Maio, Sebastian Buhler voltou a vencer entre as motos de menor cilindrada e terminou a corrida a frente de Gustavo Gaudêncio em Honda que subiu ao lugar mais baixo do pódio vencendo a Classe TT3.

 Nas posições seguintes terminaram sucessivamente Salvador Vargas (KTM) que foi 2º TT3 e conseguiu na Baja TT do Pinhal o melhor resultado de sempre da sua carreira, Hélder Rodrigues (Yamaha) a fazer mais um bom treino para a sua preparação para o Dakar, António Pereira (Yamaha) que se mantém na liderança da Classe TT2 e David Megre (KTM) que manteve o 5º lugar absolto no Campeonato. Sandro Carolino (KTM) terminou na 8^posição e venceu entre os Veteranos enquanto na Classe Promoção o triunfo foi para Tiago Lopes (Yamaha) que completou a corrida na 12ª posição. Entre as Senhoras Flávia Rolo (KTM) repetiu o triunfo das provas anteriores e soma já quatro vitórias. Nos Hobby o mais rápido foi César Dias numa Kawasaki.

  Quad

Entre os Quad a prova beirã foi madrasta para o líder do campeonato e confirmou a ascensão de Arnaldo Martins que dominou a corrida aos comandos da sua Suzuki. Um regresso às vitórias depois de vários anos de paragem e uma passagem para a liderança do campeonato que deixaram o piloto nortenho bastante emocionado. Filipe Martins o piloto apoiado pela Beta terminou a corrida num excelente segundo lugar à frente do veterano António Moreira em Yamaha numa corrida onde o jovem Fábio Ferreira venceu a derradeira especial cronometrada. Rodrigo Pagaime (Yamaha) venceu a Promoção apesar do choque violentou que protagonizou no primeiro dia de corrida enquanto entre os Hobby o mais rápido foi Luís Pimenta numa Suzuki.

  UTV/Buggy

Na competição destinada aos UTV Buggy as mudanças na cabeça da corrida foram uma contante. O prólogo foi ganho por Roberto Viñaras mas no final do primeiro dia de corrida era João Dias (Polaris) quem liderava depois de Mário Franco (CanAm) ter passado pelo comando antes de ser forçado a parar para substituir a correia da sua sua máquina. No final desta primeira etapa os seis primeiros estavam separados por menos de um minuto No dia seguinte Robert Vinaras voltou a passar para o comando em CP1 de SS2 depois de por lá ter passado Bruno Martins (Rage) mas no final deste penúltimo setor era o CanAm de Vitor Santos que surgia no comando com 1m03s de vantagem para o Yamaha de Ricardo Carvalho que tinha os Polaris de Pedro Mendes a 1s e de João Dias a 36s.

A abrir a pista João Dias seria travado nos derradeiros quilómetros por dois pilotos de Quad Hobby que imprimiam um ritmo excessivamente lento. Ricardo Carvalho que já assumira a liderança desde meio do troço alcançou mais um importante triunfo. À segunda posição, a apenas 32s, levou Vitor Santos o seu CanAm Maverick com o qual triunfou ainda no respetivo troféu do construtor canadiano e na Classe Veteranos

  Troféus O vencedor do Troféu Polaris e terceiro classificado à geral foi Pedro Santinho Mendes que terminou a corrida à frente do ex-campeão nacional Rui Serpa e de um desesperado João Dias que apesar dos pontos que eventualmente deixou de alcançar se mantém na liderança do campeonato tal como o seu navegador João Filipe. Jorge Esperto (CanAm) 8º da geral e 2º dos respetivo troféu triunfou na Classe Promoção enquanto Rita Oliveira alcançou a quarta vitória consecutiva entre as senhoras depois de um renhido duelo com Dorothee Ferreira que ficou apenas a 14s Entre os pequenos Polaris Ace coube a Marcelo Pinto vencer o respetivo Desafio na jornada beirã mas João Martins mantém a liderança.

 O CNTT para agora durante dois meses regressando em Setembro para disputar a Baja TT Idanha-a-Nova

 Classificações do CNTT (após quatro jornadas)

Motos Absoluto: 1º Sebastian Buhler, 69; 2º António Maio, 60; 3º António Pereira, 40; 4º Gustavo Gaudêncio, 43; 5º David Megre e Salvador Vargas, 34.

TT1: 1º Sebastian Buhler, 80; 2º Tiago Santos, 57.

TT2: 1º António Pereira, 67; 2º António Maio, 60.

TT3: 1º Gustavo Gaudêncio, 57; 2º Salvador Vargas, 52.

Promoção: 1º Lee Green, 64; 2º Tiago Santos e Marcelo Lourenço, 58.

Veteranos: 1º Sandro Carolino, 74; 2º José Alvoeiro, 60

Senhoras: 1ª Flávia Rolo, 80; 2º Catarina Sampaio, 68.

Quads Absoluto: 1º Beto Borrego, 68; 2º Arnaldo Martins, 71; 3º Fábio Ferreira, 53; 4º Nuno Gonçalves, 39; 5º Rodrigo Pagaime, 38.

UTV/Buggy Absoluto: 1º João Dias, 71; 2º Ricardo Carvalho, 62; 3º Pedro Mendes, 46; 4º Carlos Miranda, 44; 5º Roberto Viñaras, 35.

Navegadores: 1º João Filipe, 80; 2º Luís Engeitado, 47; 3º Paulo Gregório e Marco Miguel, 43; 5º Eurico Adão, 36.

Promoção: 1º Jorge Esperto, 66; 2º Pedro Carvalho, 57. Veteranos: 1º Carlos Miranda, 70; 2º Rui Serpa, 60.

Senhoras: 1ª Rita Oliveira, 80; 2º Dorothee Ferreira, 34.

Troféu Polaris: 1º João Dias, 75; 2º Carlos Miranda, 58; 3º Pedro Mendes 55; 4º Rui Serpa 49; 5º Mário Ferreira, 42.

Troféu CanAm: 1º Jorge Esperto, 67; 2º Emanuel Vieira, 52; 3º Vítor Santos, 37; 4º Nuno Matias, 35; 5º Bruno Lousada, 25.

Desafio Polaris ACE: 1º João Martins, 44; 2º Marcelo Pinto, 42; 3º Alexandre Freitas, 38