Este fim de semana Loulé acolhe os principais campeonatos de TT nacional. Mais de uma centena de participantes prometem competitividade e incerteza até final nas diferentes categorias.
Depois do sucesso da Baja Cidade Europeia do Desporto, Loulé continua como referência no desporto motorizado e recebe os Nacionais de Todo-o-Terreno, servindo de centro nevrálgico a uma prova que passará por municípios do Algarve e do Baixo Alentejo.
Mantendo um esquema prático e funcional o traçado algarvio colocará à prova a destreza e a estratégias dos concorrentes. Começa no no sábado com prólogo de nove quilómetros num percurso delineado em Vale Judeu, que definirá a ordem de partida para os setores seletivos. Para domingo estão desenhados dois setores nos trilhos da Serra do Caldeirão, no eixo Âlmodovar-Cortelha.
Os automóveis começam a sua odisseia de 282 quilómetros contra o cronómetro em Almodôvar. Com o favoritismo a recair sobre João Ramos, atual líder do CNTT e Nuno Matos, o vencedor do ano passado, é expectável uma prova competitiva e equilibrada em todos os aspetos. Com um início de época menos conseguido, o pluri-campeão nacional Miguel Barbosa quer regressar às vitórias, numa prova onde já subiu por 4 vezes ao lugar mais alto do pódio. Existe um leque alargado de candidatos aos lugares cimeiros - Alejandro Martins, André Amaral, Alexandre Franco, João Rosa, Pedro Grancha ou Tiago Reis, num plantel de onde ainda poderão advir outras surpresas. No T2, Luís Ferreira é o primeiro classificado e terá em César Sequeira o seu principal adversário. Nos T8 é Avelino Reis que comanda, seguido de Paulo Marques e Adelino Oliveira. Três participantes disputam a prova reservada à Taça Nacional.
Os primeiros a entrar em ação são as motos. Sempre muito rápido nos trilhos algarvios, António Maio é o principal candidato à vitória. O atual campeão soma duas vitórias em outras tantas provas. Terá como principal opositor o jovem piloto, Sebastian Buhler, que chega com o ritmo competitivo do Merzouga Rally. Gustavo Gaudêncio, Salvador Vargas, Fasto Mota e Davide Megre são outros concorrentes a ter em conta. Vindo do campeonato britânico de Enduro, Lee Green, dá o toque internacional ao evento. Há que contar também com uma dezena de participantes na classe Hobby, que se destina a pilotos não federados.
Beto Borrego (Yamaha) mantém o domínio na competição reservada aos quad. Arnaldo Martins foi segundo nas duas corridas já disputadas, enquanto o jovem Rodrigo Pagaime, que domina a classe promoção, é atualmente o terceiro do campeonato à frente de Fábio Ferreira.
Estarão quase quatro dezenas de Buggys e o número de candidatos à vitória ascende a mais de uma dezena. Polaris e Yamaha repartem vitórias, mas também a Rage, CanAm estão apostadas em chegar ao triunfo. João Dias destacou-se dos restantes ao ser 1º e 2º nas corridas já disputadas, mas terá a oposição de Ricardo Carvalho vencedor em Reguengos, Vítor Santos, Bruno Martins, e Pedro Carvalho são alguns dos protagonistas que vão animar esta jornada algarvia.
Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja de Loulé 2016 conta com o apoio ativo das Câmaras Municipais de Loulé, Alcoutim e Almodôvar e o patrocínio da Solverde-Casinos do Algarve, Hydraplan e da Acrimolde.