quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PEUGEOT 2008 DKR16 mais musculado

Mais larga, mais comprida e mais potente, a besta surge talhada para a conquista de novos territórios! 

Desde que o PEUGEOT 2008 DKR cruzou a linha de meta à chegada do último Dakar, o gabinete de estudos não cessou de trabalhar na concepção de uma viatura ainda mais acutilante. Beneficiando dos ensinamentos retirados da prova de Janeiro último, ela continua fiel ao seu audacioso conceito de «duas rodas motrizes».

 Num primeiro olhar, percebe-se que o PEUGEOT 2008 DKR16 apresenta uma morfologia diferente, fruto das suas vias mais largas e de uma maior distância entre eixos, medidas que lhe conferem agora uma musculatura bem mais desenvolvida. Já de si muito curtas, as projecções dianteira e traseira viram-se ainda mais reduzidas, a fim de melhorar as capacidades de travessia desta leoa aventureira. Sejam dunas de areia, pistas rochosas ou riachos, está pronta a saltar e a devorar todas as armadilhas que fazem do Dakar uma das derradeiras grandes aventuras à face da Terra.

 Em complemento a estas evoluções, a aerodinâmica foi, naturalmente, profundamente revista. O capot dianteiro e a tomada de ar instalada no tejadilho foram completamente modificadas, de modo a permitirem um óptimo equilíbrio aerodinâmico entre a frente a traseira, assim como um melhor escoamento do ar. Estes retoques conferem-lhe um visual ainda mais agressivo e voraz.

 Debaixo da sua pele em carbono, o PEUGEOT 2008 DKR16 não foi avaro em transformações. As suspensões foram assim consideravelmente alteradas, para enfrentarem terrenos tão variados e acidentados. Também as novas jantes, agora em monobloco de magnésio, estão associadas a pneus Michelin ainda mais robustos, mais leves e mais performantes.

 O capot esconde, também ele, o seu leque de novidades. Apesar do restritor que lhe foi imposto, o motor V6 3.0 bi-turbo diesel ganhou ainda maior potência. A sua faixa de utilização foi aumentada, o que será particularmente precioso nas etapas mais sinuosas.

 Evidentemente que todas estas alterações foram pacientemente testadas pelos pilotos do Team Peugeot Total ao longo de um intenso programa de ensaios. Com a experiência das suas 17 vitórias no Dakar, em duas e quatro rodas, Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz e Cyril Despres conduziram activamente o desenvolvimento do seu novo carro. Alguns dos componentes do PEUGEOT 2008 DKR16 foram já devidamente aprovados com sucesso, equipando os carros vitoriosos no recente China Silk Road Rally.

 Presente em Marrocos, na sessão de testes que validou as mais recentes opções técnicas do 2008 DKR16, Bruno Famin, Director da Peugeot Sport, descreve a filosofia que orientou a sua concepção: «Não existe nenhuma alteração que se sobreponha a outra. Trata-se, sim, de uma série de evoluções em diferentes domínios, que esperamos que, uma vez operando em conjunto, levem a uma melhoria global. Os principais pontos em que nos concentrámos foram a estabilidade do carro e a facilidade de utilização do motor.»

  «Sob a carroçaria, as suspensões e o motor evoluíram substancialmente. Os testes efectuados, assim como a ‘dobradinha‘ obtida na China, mostram que estamos no bom caminho. O nosso nível de preparação está bem melhor do que o de há um ano, antes do nosso primeiro Dakar. Nessa altura, tudo era novidade para nós! Mas sabemos que ainda nos falta acumular muita experiência, antes de estarmos verdadeiramente aptos a enfrentar um Dakar, em que sabemos que os percursos e as condições de corrida podem ser extremamente variados,» complementou. 

Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz puderam comprovar os avanços que representa a nova viatura em termos de comportamento, potência e tracção. O piloto francês mostra-se impaciente para entrar em competição ao volante desta versão de 2016: «Sentimos realmente que o carro é mais comprido, mais largo e que tem um centro de gravidade mais baixo, ficando muito mais estável! Isso vai permitir-nos abordar as curvas mais depressa. Apreciámos também as diferenças ao nível do motor, mostrando-se não apenas mais potente, como é também agora possível explorar toda essa potência, mesmo a baixos regimes. Cabe-nos a nós saber utilizar da maneira mais eficaz todos estes cavalos, naquilo que é um desafio bem agradável! Não estamos ainda no máximo das nossas capacidades, mas os testes já realizados mostraram-se, até agora, muito produtivos.»

 Enquanto os seus colegas de equipa estavam na China, empenhados no percurso do China Silk Road Rally, Carlos Sainz concentrou-se em fazer milhares de quilómetros de testes, procurando as melhores afinações para o PEUGEOT 2008 DKR16. Com tantos quilómetros ao volante, o piloto espanhol tem já uma ideia muito precisa de todo o seu potencial: «Os testes correram muito bem e a viatura não apresentou qualquer problema. O seu potencial é bem mais elevado do que era o do carro do ano passado por esta altura! A fiabilidade é, também, muito satisfatória. Mudámos muitos elementos em domínios que são cruciais, a tal ponto que podemos considerar que se trata de um carro totalmente novo, quando comparado com o de 2015.»