João Lopes e Bruno Santos campeões nacionais de UTV-Buggy
Mário Patrão nas motos, Roberto Borrego nos quads e a dupla João Lopes/Bruno Santos nos UTV-Buggy foram os grandes vencedores da edição deste ano da Baja TT Idanha-a-Nova. Nas duas rodas, o piloto da KTM voltou a entrar para as contas da vitória no campeonato. O triunfo de Borrego, em Yamaha, deixou as contas para o título em aberto, enquanto nos UTV-Buggy, a vila raiana coroou os novos campeões nacionais absolutos, João Lopes e Bruno Santos.
O campeão nacional das duas rodas não deu qualquer hipótese à concorrência e conseguiu o quarto triunfo absoluto na Baja TT Idanha-a-Nova. Depois da vitória no prólogo, Mário Patrão imprimiu um ritmo suficientemente forte para se distanciar, de forma constante, da concorrência. Com este triunfo, o piloto da KTM recuperou terreno e reacendeu a luta pelo título absoluto.
“Foi tudo tranquilo. Só tive de controlar a corrida. Foi uma boa prova. Acreditei sempre que o campeonato só se resolve no fim. Apesar dos muitos azares que tive ao longo da época, está relançada a questão do título”, afirmou Mário Patrão.
Sébastian Buhler andou praticamente sempre em segundo e, depois de perder essa posição num dos últimos controlos para Gustavo Gaudêncio, acabou por recuperar e concluir logo atrás de Patrão. “Apanhei muita pedra devido à passagem dos carros. Mas correu bem e estou muito contente com o resultado pois não corria há demasiado tempo”, sublinhou. Gaudêncio ainda sonhou com o segundo posto mas teve de se contentar com o último lugar do pódio. Mesmo assim, “foi uma corrida espectacular”.
Na classificação a contar para a Baja FIM World Cup, Rui Oliveira foi o vencedor, enquanto no Campeonato Europeu de Bajas, Pedro Bianchi Prata ganhou. Nota ainda para a presença de Ruben Faria e Hélder Rodrigues. Os pilotos de fábrica da KTM e da Yamaha voltaram a competir em Idanha-a-Nova e, desta vez, no quarto e no sexton postos, respectivamente.
Nos quads, Roberto Borrego liderou de princípio ao fim e obteve um triunfo contudente. Só não foi melhor porque o líder, Tiago Gomes, minimizou os danos ao ser segundo, a 5m01s, e mantém-se como o principal candidato à conquista do título nacional. “O segundo sector foi muito duro. Felizmente, pude gerir a vantagem que tinha da manhã. A moto mostrou-se fiável e acabei por conseguir uma vitória tranquila”. António Moreira foi consistente ao longo de toda a jornada e fechou os lugares do pódio, resultado que lhe permite, ainda, ambicionar à vitória no campeonato..
Título UTV-Buggy decidiu-se em Idanha-a-Nova
João Lopes e Bruno Santos foram os grandes vencedores entre os UTV-Buggy e conquistaram o campeonato nacional. A dupla do Polaris confirmou o primeiro lugar no campeonato mas não teve tarefa fácil. Enquanto Vítor Santos não sentiu problemas no seu UTV, foi o piloto a solo que passou pela dianteira. Entretanto, partiu-se a correia do alternador do Polaris RZR e cedeu o primeiro posto a Lopes/Santos. À tarde, a dupla tinha tudo para se sagrar campeã mas passou por algumas peripécias. “A tampa do depósito ficou mal colocada e perdemos gasolina. Como não conseguimos resolver o problema, tivemos de parar por duas vezes para reabastecer. Estou muito feliz pela conquista do campeonato mas tivemos um sector cheio de stress”, disse o piloto que nem festejou quando terminou. Só na assistência é que a equipa se apercebeu realmente do feito e pôde celebrar de forma condigna.
Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova (Motos)
1º Mário Patrão KTM 450 SX-F 3h41m32s
2º Sebastian Buhler Yamaha YZ 250F a 2m58s
3º Gustavo Gaudêncio Honda CRF 250 R a 3m14s
Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova (Quads)
1º Roberto Borrego Yamaha YFZ450R 3h46m38s
2º Tiago Gomes Suzuki LTR a 5m01s
3º António Moreira Yamaha YFZ 450 R a 9m09s
Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova (UTV-Buggy)
1º João Lopes/Bruno Santos Polaris RZR XP 4h03m55s
2º Miguel Jordão Polaris RZR a 1m37s
3º Vítor Santos Polaris RZR 1000 XP a 2m16s