segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Os PEUGEOT 2008 DKR no comando do China Silk Road Rally a meio do percurso

Lançados a 29 de Agosto para a rota da seda, Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (nº 181) e Cyril Despres/David Castera (nº 182) garantiram para a Peugeot 2008 DKR as primeiras vitórias e primeiras dobradinhas em etapas. Separados por 22 minutos, as duas equipas do Team Peugeot Total lideram a classificação do China Silk Road Rally após a 7ª etapa, de um total de 13.

 Tão longo quanto um Dakar, o China Silk Road Rally é parte de um intenso programa de preparação para a corrida rainha das provas de rally-raid, a disputar em Janeiro do próximo ano. Stéphane Peterhansel e Cyril Despres surgem aqui com evoluções do Peugeot 2008 DKR, agora apelidado de PEUGEOT 2008 DKR 15+.

 A primeira etapa, disputada entre Xi'An e Zhongwei, permitiu ao Team Peugeot Total tomar o pulso à prova. Com o nº 181 nas portas, Stéphane Peterhansel garantiu uma sequência de vitórias em etapas, incluindo a primeira vitória de um Peugeot 2008 DKR no segundo dia da prova. A performance do múltiplo vencedor do Dakar nem se viu beliscada pela anulação da etapa do dia seguinte, já que depois disso garantiu quatro sucessos consecutivos, ocupando a liderança do rali, com 22 minutos de avanço para o seu companheiro de equipa Cyril Despres.

«Fomos rapidamente capazes de perceber os resultados das evoluções técnicas,» salienta Stéphane Peterhansel. «As transposições das dunas acelerando desde as baixas rotações são agora algo muito agradável de se fazer. Tudo parece mais fácil, seja nas suspensões, nos pneus, nas relações de caixa... é uma recompensa para toda a equipa. Não tivemos muitas dúvidas ou momentos de stress. Só a ES7 foi um pouco preocupante devido a um problema com o macaco hidráulico antes da partida. Um pneu furado ou ficarmos enterrados na areia poderia ter-nos custado a lliderança da prova. Mas tudo decorreu sem problemas, o que é muito encorajador.»

Apenas um problema com um pneu que saiu da jante na ES2, e que custou 4 minutos à equipa, ou uma falha no GPS fornecido pela organização (ES1) e um pássaro que ficou preso no limpa pára-brisas (ES5) interrompeu o bom andamento da dupla «Peter e Polo»!

  «As etapas são muito variadas, com encadeamentos de dunas, partes rápidas, outras rochosas, outras com areia e leitos de rios secos,», refere Cyril Despres. «Até apanhámos chuva no meio do deserto! Nunca há tempo para nos aborrecermos, sendo um excelente exercício de preparação para o Dakar. É muito raro ter-se prazer desde o início ao final de uma etapa. Num determinado momento até parámos para ajudar o Stéphane a mudar sua roda! De contrário, não houve particulares preocupações. Aproveito o momento para estudar os dados e compará-los com os do Stéphane. São cursos acelerados. Tento ser um bom aluno mas, de qualquer modo, o ‘Peter‘ é um excelente professor!».

 Com David Castera como novo navegador, Cyril Despres progride a cada dia que passa. Segundo classificado nas Etapas 2, 5, 6 e 7, a dupla está a pouco mais de 22 minutos do líder e conta com um avanço de 17 minutos sobre o seu adversário mais próximo.

 Bruno Famin, Director da Peugeot Sport: «O primeiro balanço é necessariamente positivo. As evoluções técnicas que o Peugeot 2008 DKR integra trouxeram maior satisfação às equipas e a fiabilidade é igualmente boa. O ritmo é certamente menos stressante do que o de um Dakar, com sectores cronometrados mais curtos e um percurso variado e técnico, sendo um excelente indicador. Temos que manter-nos concentrados porque estamos apenas a meio caminho. Há ainda 1 000 quilómetros cronometrados de Dunhuang até ao final do rali. O objectivo é, claramente, levar os dois carros até final, para que todos possamos armazenar o máximo de experiência.»