Na Super Especial do Desafio Total Mazda 2015 em Idanha-a-Nova
O Desafio Total Mazda regressou hoje à acção com o arranque da Baja TT Idanha-a-Nova, terceira ronda da competição organizada pela Mazda Motor de Portugal e pela Total. Bruno Oliveira/Paulo Marques foram os homens em destaque nesta solarenga tarde na Beira Baixa, tendo dominado os acontecimentos em ambas as passagens pela Super Especial de 6,86 Kms, como habitualmente desenhada nos terrenos anexos ao Santuário da Senhora do Almurtão.
Vencendo a primeira das duas passagens pelo troço de hoje, e com um tempo total de13m23,8s, Bruno Oliveira assumiu a liderança provisória da classificação do Desafio Total Mazda 2015 na prova, assegurando ainda o 16º lugar à geral, tendo o piloto afirmado que “não forçámos nada. O carro está bom e pouco ou nada se ganha correndo riscos num troço tão curto. Tivemos uma pequena saída de estrada na segunda passagem, mas nada de grave. Estou contente, correu tudo bem e amanhã é que é a valer... ”
Os segundos mais lestos neste dia de arranque foram Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (13m30,07s), que venceram a segunda passagem da especial. O piloto de Portalegre parece cada vez mais habituado ao seu novo Mazda Proto e revelou, mais uma vez, que tem condições para lutar pela revalidação do título conquistado em 2013. Etelvino Carvalho esclarecia no final da etapa que “estivemos bem. Não cometi erros e está tudo pronto para atacar a longa etapa de amanhã... Confesso que me faltam ainda muitos quilómetros com o carro, mas estou a tentar desfrutar!”
Quanto a João Rato/João Ratinho, a quebra de um tubo de travão do Mazda Proto na primeira passagem pela Super Especial condicionou muito a performance da dupla alentejana. Porém, na segunda volta as coisas correram bem melhor e o piloto revelava apenas algum frustração pelo sucedido: “se não fosse aquele percalço podíamos ter feito bem melhor, mas a corrida “a sério” ainda está para vir”. Rato foi o terceiro melhor do Desafio com o tempo de 13m49,36s.
Rui Lopes/Francisco Cabral tiveram uma etapa “sem qualquer tipo de percalços. Divertimo-nos, apesar de achar que a pista estava muito escorregadia.” Rui Lopes foi o quarto melhor entre os Mazda do Desafio, com um tempo total de 15m27,66s.
Para amanhã está reservada a segunda etapa desta Baja TT Idanha-a-Nova, com dois sectores selectivos que totalizam cerca de 360 quilómetros ao cronómetro. O arranque está marcado para as 9h40 e a cerimónia de pódio às 19h00 no centro de Idanha-a-Nova.
Classificação – Desafio Total Mazda
1º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto/Hydraplan), 13m23,8s
2º Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (Mazda Proto/Elpídio e Horácio), 13m30,07s
3º João Rato/João Ratinho (Hydraplan), 13m49,36s
4º Rui Lopes/Francisco Cabral (Mazda Proto/Hydraplan) 15m27,66s