terça-feira, 2 de junho de 2015

Tri de António Maio na estreia de António Moreira e Teo Viñaras

• Espectacular 3º lugar de Dorothee Ferreira

 Com as vitórias de António Maio nas motos, António Moreira nos Quad e Teo Viñaras nos UTV terminou ontem a Baja Cidade Europeia do Desporto, Loulé 2015, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Se o triunfo de António Maio estava dentro dos prognósticos e o de Teo Viñaras confirma o espanhol como um dos mais forte candidadtos ao título, já o triunfo do veterano António Moreira nos Quad foi de todo inesperado. Espectacular foi o 3º lugar absoluto conquistado pela francesa Dorothee Ferreira.

  Vitória folgada de António Maio 

Nas motos António Maio foi um claro vencedor que terminou o rali com uma vantagerm 2m38s sobre o seu grande rival Mário Patrão. No entanto, o grande duelo desta corrida travou-se entre Gustavo Gaudêncio e Ruben Faria, não só pela busca do derradeiro lugar de pódio, mas acima de tudo pela vitória na classe TT1. Os dois terminaram separados por escassos 2s com vantagem para o piloto da Honda. Na luta pela vitória da classe TT3 Luís teixeira levou a melhor sobre Fausto Mota e foram respectivamente 5º e 6º da geral final.

  António Moreira estreia-se a vencer

Entre os Quad de registar o abandono prematuro de Beto Borrego, com problemas de motor na sua moto, situação que abriu caminho para uma vitória inédita de António Moreira já que o lider do campeonato Tiago Gomes tinha perdido mais trinta minutos no prólogo. Mesmo assim terminou em terceiro lugar atrás do seu colega de equipa André Jesus.

Pódio com três nacionalidades no UTV

A corrida dos UTV/Buggy ficou marcada por um erro de interpretação da localização das zonas de reabastecimento por parte de alguns pilotos, o que levou João Lopes a ficar sem gasolina quando liderava a prova. Essa situação, aliada ao acidente de Roberto Viñaras, levou a que o seu irmão Teo alcançasse uma vitória folgada. Na segunda posição, a 9m41s do piloto espanhol, terminou o jovem Miguel Jordão também ele integrado na equipa espanhola, enquanto, de forma notável, a francesa Dorothee Ferreira fechou os lugares de um pódio composto por pilotos de três nacionalidades diferentes. De salientar que, com este resultado, Dorothee ascendeu ao segundo lugar absoluto do campeonato nacional. Bruno Martins foi o mais rápido entre os Buggy, mas a sua corrida ficou marcada por diversos incidentes.

Classificações do Campeonato

Moto: 1º António Maio, 60 pontos; 2º Mário Patrão, 34; 3º Ruben Faria, 334; 4º Fausto Mota, 32; 5º David Megre, 29.
Quad: 1º Tiago Gomes, 50; 2º António Moreira, 48; 3º Beto Borrego, 20; 4º Ruben Alexandre, André Jesus e Bruno Ferreira, 17.
UTV/Buggy: 1º João Lopes, 40; 2º Teo Viñaras e Dorothee Ferreira, 35; 4º Pedro Santinho Mendes, 31; 5º João Dias, 28.