domingo, 21 de junho de 2015

Pinhal Interior é talismã para Nuno Matos

Nuno Matos venceu a Baja TT Proença/Mação/Oleiros e com o resultado agora obtido distancia-se da concorrência no campeonato nacional da especialidade. O piloto do Opel Mokka Proto bateu Hélder Oliveira, que ficou em segundo, por 6m29s, enquanto João Ramos terminou na terceira posição a 32m27s do vencedor.

 Num dia marcado pelas temperaturas altas, Nuno Matos foi quem se mostrou mais rápido nas pistas sinuosas e técnicas do traçado definido pela Escuderia de Castelo Branco, na região do Pinhal Interior. A vitória no sector selectivo da manhã valeu-lhe a ascensão à liderança que não mais largou até final. Hélder Oliveira terminou a primeira parte do dia em terceiro mas durante a tarde recuperou para concluir em segundo.

 Um incidente de corrida acabou por relegar Miguel Barbosa, então terceiro classificado, para a sexta posição. Deste modo, João Ramos subiu na classificação e obteve o segundo pódio da temporada. Pedro Ferreira, num protótipo com duas rodas motrizes, ficou em quarto, enquanto Alexandre Mota conseguiu um meritório quinto lugar absoluto e triunfou entre os T8.

 Para Nuno Matos, obter a segunda vitória consecutiva no campeonato é motivo de enorme satisfação, não só pelo triunfo em si mas porque consolida a liderança no campeonato. “Estou muito contente. No início do sector da tarde ataquei forte para manter a vantagem que tinha. Quando cheguei ao pó provocado pelo carro do Miguel Barbosa comecei a gerir pois sabia que assim o triunfo não me fugiria. Esta vitória é muito importante para os objectivos da equipa e para o campeonato”, afirmou o piloto do Opel Mokka Proto.

 Entre os T2, César Sequeira foi quem levou a melhor. O melhor tempo no prólogo deu-lhe o primeiro lugar na classe mas não durou muito tempo. O piloto da Isuzu teve problemas no sector da manhã e passou o dia à procura do prejuízo. “No primeiro sector tivemos problemas de direcção assistida. À tarde correu bem melhor e conseguimos recuperar. Adoro este traçado e não podia desejar um melhor forma de começar a competir com este carro, pois em três corridas obtive duas vitórias e um segundo posto”, afirmou César Sequeira.

 Alexandre Mota também celebrou efusivamente o triunfo em T8. “Tive alguns pequenos problemas com o carro e também me ressenti fisicamente devido ao calor. Garantir o primeiro lugar nesta prova na nossa categoria não podia ser melhor depois das dificuldades por que passámos durante a baja”, sublinhou.

 A Escuderia Castelo Branco volta a organizar uma prova pontuável para o campeonato em Setembro. É a Baja TT Idanha-a-Nova e realiza-se entre os dias 11 e 12 desse mês.

Classificação final da Baja TT Proença/Mação/Oleiros

1º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto 5h15m08s
2º H. Oliveira/N.R. Silva Nissan Navara a 6m29s
3º J. Ramos/V. Jesus Toyota Hilux a 32m27s
4º P. Ferreira/V. Cardoso Depieres 2RM a 45m14s
5º A. Mota/L. Martins Nissan Navara a 49m47s