domingo, 21 de junho de 2015

Maio, Borrego e Lopes impôem-se no Pinhal Interior

O líder do campeonato nacional de todo-o-terreno em motos, António Maio venceu a Baja TT Proença/Mação/Oleiros e deu um passo importante rumo ao título absoluto. O piloto da Yamaha foi o mais rápido em todos os momentos da corrida e deixou Mário Patrão na segunda posição, a 3m03s. O ultimo lugar do pódio foi ocupado por Hélder Rodrigues que, depois do segundo posto no prólogo, desceu uma posição e aí se manteve nos dois sectores selectivos hoje disputados.

 Num dia em que as temperaturas atingiram valores a rondar os 40 graus centígrados, António Maio mostrou-se o mais rápido e competente nas pistas técnicas da região do Pinhal Interior. Com uma vantagem pontual confortável no campeonato, entrou em prova com o objectivo claro de vencer. Foi o mais rápido no prólogo para ser o primeiro a partir e depois de consolidar a posição no primeiro sector selectivo, acabou por gerir o andamento até ao fim e assegurou mais um triunfo.

  “Esta prova correu bem. Não tive quaisquer percalços nem quedas. O percurso não é muito ao meu estilo. Acabei por conseguir gerir a vantagem no último sector apesar da moto não ter a afinação ideal. Senti falta de tracção na moto e o pneu traseiro desgastou-se demasiado depressa. Mas estou muito contente com o resultado. O objectivo era ganhar a corrida”, afirmou o vencedor.

 Mário Patrão atrasou-se mais do que o desejado logo no prólogo e apesar de se manter a uma distância capaz de lutar pelo triunfo após o primeiro sector, perdeu tempo no derradeiro confronto quando apanhou o pó levantado por um concorrente mais lento e que o piloto de Seia não conseguiu passar em pista.

 Num pódio ocupado por dois pilotos Yamaha (Maio e Rodrigues) e por uma moto KTM, a de Patrão, a melhor Honda foi a de Gustavo Gaudêncio. Ruben Faria completou o lote dos cinco primeiros.

  “Beto” Borrego pressiona a concorrência no campeonato dos quads 

Numa prova exigente mas sem mácula, Roberto Borrego impôs-se entre os quads e aproximou-se de Tiago Gomes e de António Moreira na luta pelo título. Naquela que foi a sua segunda vitória em 2015, o piloto da Yamaha foi o mais rápido no prólogo e nos dois sectores selectivos. Gomes nunca conseguiu dar réplica ao vencedor e ficou a mais de seis minutos.

 Exausto no final da prova, Roberto Borrego conseguiu, ainda assim, mostrar a sua satisfação e fazer o balanço da sua participação na Baja TT Proença/Mação/Oleiros.

“Durante a manhã ataquei para obter uma vantagem que me permitisse gerir. Obtive uma diferença de quatro minutos. No segundo sector selectivo, a moto aqueceu um bocado mas consegui dosear o andamento. Com este calor, a prova foi muito difícil. Estou extremamente contente com o resultado alcançado”, disse o primeiro classificado.

 O terceiro lugar ficou reservado para António Moreira, a mais de 12 minutos de Borrego. André Carita e Alexandre Silva completaram os cinco primeiros postos.

  Vitória suada de João Lopes nos UTV/Buggy 

22 segundos foi a diferença que separou o vencedor, João Lopes, do segundo classificado, Bruno Martins, piloto que, apesar do segundo lugar, levou a discussão pela vitória na prova mesmo até ao derradeiro controlo na Baja TT Proença/Mação/Oleiros.

 Mais preocupado com as contas do campeonato, João Lopes controlou Teo Viñaras, o seu principal adversário nessas contas, à distância. Depois de ter dominado o sector da manhã, acabou por ver Bruno Martins recuperar terreno na secção da tarde e a vantagem que tinha quase se evaporou. Os dois estavam separados por 1m33s à entrada do derradeiro sector e o piloto do Rage recuperou 1m11s para terminarem separados por apenas 22 segundos.

“Geri a diferença para o Bruno durante a tarde. Sei que o meu principal adversário para o campeonato é o Teo (Viñaras). Estou muito satisfeito. Apesar do calor, senti-me melhor no segundo sector do que no primeiro”, explicou João Lopes antes de se dirigir para o pódio.

 Bruno Martins ainda tentou bater Lopes e subir ao primeiro lugar mas apenas conseguiu o triunfo no sector selectivo que encerrou a edição de 2015 da Baja TT Proença/Mação/Oleiros. A Escuderia Castelo Branco volta a organizar uma prova pontuável para o campeonato em Setembro. É a Baja TT Idanha-a-Nova e realiza-se entre os dias 11 e 12 desse mês.

 Classificação (motos) final da Baja TT Proença/Mação/Oleiros

1º A. Maio Yamaha YZ 3h15m52s
2º M. Patrão KTM 450 SX-F a 3m03s
3º H. Rodrigues Yamaha WR a 5m01s

 Classificação (quads) após o SS1 da Baja TT Proença/Mação/Oleiros

1º R. Borrego Yamaha YFZ450R 3h17m00s
2º T. Gomes Suzuki LTR a 6m13s
3º A. Moreira Yamaha YFZ450R a 12m09s

 Classificação (UTV/Buggy) após o SS1 da Baja TT Proença/Mação/Oleiros

1º J. Lopes/B. Santos Polaris RZR XP 3h36m44s
2º B. Martins Rage Comet R a 22s
3º T. Viñaras Polaris RZR a 7m08s