sábado, 20 de junho de 2015

Nuno Matos ascende ao primeiro lugar

Piloto de Portalegre venceu o primeiro sector selectivo da Baja TT Proença/Mação/Oleiros 

A Baja TT Proença/Mação/Oleiros está a ser emocionante. O primeiro sector selectivo foi muito disputado pelos três primeiros classificados. Neste confronto, Nuno Matos é quem leva a melhor após quase 200 quilómetros já cumpridos. O líder do campeonato está na frente com 1m25s de vantagem sobre Miguel Barbosa, enquanto Hélder Oliveira ocupa a terceira posição. Está a 5m49s do piloto do Opel Mokka Proto.

 Com 163,99km pela frente, Miguel Barbosa foi o primeiro a sair para a pista. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer teve algumas dificuldades com a marcação do percurso na fase inicial. Mas quando retomou o ritmo, sentiu perda de eficácia na condução devido ao calor e com isso atrasou-se em relação aos dois primeiros. Matos e Oliveira foram os principais animadores da competição durante a manhã. O piloto de Barcelos subiu a primeiro logo no primeiro controlo embora o mais rápido fosse Nuno Matos.

 No ponto de controlo seguinte, Oliveira assumiu o protagonismo com o melhor tempo no sector e manteve a liderança no acumulado. Mas Nuno Matos nunca desistiu e após os primeiros 122 quilómetros do dia, estavam separados por um segundo na classificação. Entretanto, Barbosa seguia-os à distância, com quase 1m30s de desvantagem.

 A fase final foi a mais difícil para Hélder Oliveira. O piloto saiu de pista quando já seguia no pó levantado pelo carro de Miguel Barbosa. Perdeu cerca de três minutos. A este tempo perdido, juntaram-se mais dois minutos quando o motor da Navara se desligou.

 Para Nuno Matos, a prova não podia estar a correr da melhor maneira. “Foi tudo certinho e direitinho. Tivemos um ritmo bom durante todo o sector. Esta prova dá-me muito gozo. Apesar do traçado ser lento, gosto do percurso e tenho bastante prazer a pilotar aqui. Estamos muito confiantes e vamos manter este andamento durante a tarde”, afirmou o portalegrense.

 Nas restantes categorias, Josep Sole beneficiou com os problemas de César Sequeira e ascendeu à liderança do T2. Entre os T8, Alexandre Mota subiu a primeiro enquanto José Mendes caiu para a segunda posição. João Rato está na frente do Desafio Mazda apesar das dificuldades sentidas na caixa de velocidades do seu carro que a equipa procura resolver na assistência.

 Cumprido o primeiro sector selectivo, os pilotos repetem os 163,99km durante a tarde.

 Classificação após o SS1 da Baja TT Proença/Mação/Oleiros

1º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto 2h45m16s
2º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 1m25s
3º H. Oliveira/N.R. Silva Nissan Navara a 5m49s
4º A. Franco/R. Franco BMW Serie 1 Proto a 13m09s
5º P. Ferreira/V. Cardoso Depieres 2RM a 28m13s