sexta-feira, 29 de maio de 2015

Campeonato Nacional de TT ruma ao Alentejo

• António Maio, Tiago Gomes e João Lopes defendem liderança 

• Quebra acentuada de participação no Quad 

 • Buggy/UTV com muitos candidatos à vitória 

• João Lopes com oito triunfos é recordista de vitórias na prova

 Depois de uma jornada inaugural na serra beirã e duas etapas no Alentejo, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno desce agora até ao Algarve onde se disputa a Baja Cidade Europeia do Desporto, Loulé 2015.

 António Maio, Tiago Gomes e João Lopes lideram respetivos campeonatos A anulação do Rali TT Vinhos CARMIM, na sequência do trágico falecimento do piloto de Quad Bruno Ferreira, manteve a classificação tal como ela tinha ficado ordenada após a corrida do Gavião. De registar o domínio de António Maio nas motos e João Lopes entre os UTV/Buggy, pilotos que venceram tanto em Góis como na Ferraria. Nos Quad as vitórias foram repartidas entre Tiago Gomes, que lidera o campeonato e Beto Borrego que tenta recuperar o título perdido em 2014.

  Duelo (condicionado) Patrão vs Maio nas duas rodas

Numa temporada em que, nas duas rodas, tudo aponta para o tradicional duelo Patrão vs Maio, as quedas do atual campeão em ambas as corridas já disputadas, está a fazer pender a balança para António Maio.

 Na Classe TT1, o campeão Sebastian Buhler venceu na Ferraria depois de ter sido Luís Oliveira a vencer em Góis. Buhler esteve ausente por doença na jornada de abertura e volta a não marcar presença em Loulé depois de, numa queda, ter deslocado o ombro. Já a presença do piloto de Enduro em Góis foi esporádica, pelo que é Ruben Faria quem lidera nesta sua aventura pela classe das motos de menor cilindrada.

Na Classe TT2, António Maio lidera à frente de David Megre e Hélder Rodrigues, que não vai estar agora presente por se encontrar a disputar o Rali da Tunísia, enquanto na Classe TT3 a liderança pertence a Fausto Mota que reparte com o atual campeão, Luís Teixeira, as vitórias em 2015.

  Tiago Gomes surpreende nos Quad

Entre os Quad a surpresa deste início de temporada dá pelo nome de Tiago Gomes. O piloto de Freestyle venceu a primeira corrida e foi terceiro na Ferraria. Já Beto Borrego venceu na Ferraria de forma destacada. Infelizmente se a disciplina já estava em queda acentuada de participantes os seis inscritos na prova algarvia são também reflexo do que aconteceu em reguengos de Monsaraz.

  João Lopes ataca título contra adversários de peso

Mas é na competição destinada aos Buggy/UTV, que a participação se mantém em níveis bastante elevados tanto em quantidade como em qualidade. A classificação, após as duas pontuações já obtidas, coloca o campeão 2012, João Lopes, à frente de João Dias. Mas são muitos os candidatos à vitória sendo de destacar os nomes dos espanhóis Roberto e Teo Viñaras, Vitor Santos e o líder da competição Buggy, Bruno Martins. De salientar que João Lopes que venceu as últimas duas edições soma já oito triunfos na prova algarvia repartidos entre as disciplinas de Quad e UTV. Se entre os Buggy a pouca adesão ainda não permitiu haver pontuações embora Bruno Martins se destaque à geral, já a presença feminina temsido muito significativa com destaque para o facto de a piloto francesa Dorothee Ferreira não só liderar entre as Senhoras, como ocupa ainda o 4º lugar absoluto no campeonato.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte, os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km e outro com 172 km.