Na 1ª Etapa da Baja 500 Portalegre
Bruno Oliveira/Paulo Marques (Hydraplan) foram a dupla em destaque na primeira etapa da Baja 500 Portalegre em termos de Desafio Total Mazda. Esta primeira etapa era composta na totalidade pelo Prólogo de 5,52 Kms que serviu para alinhar as equipas para o dia de amanhã, a etapa rainha da prova do ACP. Com cinco equipas à partida esta penúltima prova de 2014 o Desafio Total Mazda, a única competição monomarca que anima o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno acolhe a estreia de mais um Mazda Proto com silhueta CX-5, propriedade de Rui Lopes (apoiado pelo Concessionário Hydraplan).
Bruno Oliveira levou a melhor entre os Mazda Proto e foi ainda o quarto mais rápido do Evento Nacional, cumprindo o Prólogo em 5m24,6s. O piloto do Team Açores revelava-se contente, mas ainda assim não deixou de referir que “senti a traseira do meu Mazda Proto muito solta e o carro atravessou-se em algumas zonas. Tirando isso correu tudo bem. Espero que assim continue amanhã.”
Logo atrás, a apenas 3,1s de Oliveira ficou a dupla Etelvino Carvalho/Valter Cardoso (Elpídio e Horácio), eles que jogam nesta jornada caseira uma decisiva carta na defesa do título assegurado em 2013. No final o piloto de Portalegre referia que: “a pista estava muito escorregadia e isso obrigou-nos a rodar com mais cuidado. De qualquer modo correu bem e amanhã temos muita corrida pela frente...”
Apesar de uma entrada algo abrupta na ribeira quase no final do Prologo e onde viriam a danificar a frente do Mazda Proto, a dupla que lidera o Desafio Total Mazda, Carlos Pinto/Tomaz Sanchez (Hydraplan) foram os terceiros mais rápidos no Prólogo. Tendo muitos quilómetros pela frente mas um objectivo único, garantir desde já a conquista do Desafio, Carlos Pinto esclarecia no final que “tivemos este percalço na ribeira e acabámos por ter que trabalhar um pouco mais para voltar a por o nosso carro em condições. Amanhã é que é a valer e temos que saber gerir o esforço numa prova tão exigente.” Pelo facto de ter alinhado nesta quarta prova do ano, Tomaz Sanchez, por seu turno, já garantiu o título de navegadores, uma vez que na última prova do Desafio (24 Horas de Fronteira) apenas são atribuídas pontuações aos pilotos.
Rui Lopes, que estreou hoje a nova silhueta CX-5 no seu Mazda Proto, teve uma prova sem sobressaltos e alcançou a quarta melhor marca do Desafio neste Prólogo. “Correu bem e diverti-me. O carro esta mais fácil de guiar, principalmente em curva...” afirmou o piloto.
Um toque na fase final do Prólogo impediu Pedro Dias da Silva/Jorge Conde de terminar o Prólogo. O acidente resultou em mazelas na direcção e transmissão do Mazda Proto e a equipa será obrigada a trabalhar noite dentro para tentar regressar à corrida amanhã de manhã. “a traseira do carro escorregou demasiado pouco antes da descida para a ribeira. A frente esquerda embateu numa árvore, partindo a direcção,” esclareceu Pedro Dias da Silva.
Para amanhã estão reservados 413 quilómetros divididos por dois sectores selectivos, respectivamente, às 07h15 (SS2 com 200,4 km) e as 12h30 (SS3 com 212,6 km). A chegada ao pódio, de novo na NERPOR, está prevista para as 16h30.
Classificação após o Prólogo:
1º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Hydraplan) 5m24,6s
2º Etelvino Carvalho/Valter Carodoso (Elpídio e Horácio), 5m27,7s
3º Carlos Pinto/Miguel Sanchez /Hydraplan), 5m47,5s
4º Rui Lopes/Francisco Cabral (Hydraplan), 6m06,2s
5º Pedro Silva/Jorge Conde (Auto Júlio),...