quarta-feira, 24 de setembro de 2014

João Belo e José Marques em modo de aprendizagem

Dupla inédita em prova desconhecida para todos

 João Belo vai participar na primeira edição da Baja TT Rota do Douro em modo de aprendizagem. Em primeiro lugar porque esta prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno realiza-se em trilhos nunca antes percorridos na competição. Em segundo, porque pela primeira vez vai ter o co-piloto, José Marques, a seu lado no Opel Astra Proto em substituição de Lino Silva que, nesta ocasião, não pode competir por razões profissionais.

 A participação de João Belo e José Marques na Baja TT Rota do Douro vai ser, assim, um desafio maior para a equipa que coloca como principal objectivo chegar ao fim sem preocupações com a classificação.

  “A Baja TT Rota do Douro é uma prova que nos criou uma enorme expectativa. Desde que soubemos que este ano o campeonato teria uma corrida nesta região que ficámos muito curiosos e com vontade de marcar presença. Infelizmente, não vou poder partilhar estes momentos com o Lino Silva, pois tem obrigações profissionais. Por outro lado, desde há alguns anos que o José Marques e eu falávamos na possibilidade de fazermos uma corrida e, por isso, estou muito satisfeito por poder participar com um amigo que também é um co-piloto muito experiente e com provas dadas no TT nacional e internacional”, explicou João Belo.

 O piloto do Opel Astra Proto explica que a principal preocupação da equipa é crescer e melhorar o seu ren-dimento à medida que a competição se desenrola, sempre com o intuito de terminar a prova. “Nunca corri com o José. Tenho a certeza que nos vamos ajustar facilmente mas será necessário passar por um período de adaptação inicial. Para além disso, vamos descobrir uma prova totalmente nova, o que não deixa de ser um desafio ainda maior. A experiência do José Marques vai ajudar-me a manter um ritmo de corrida sempre vivo. Queremos, acima de tudo, divertir-nos e chegar ao fim", sublinhou o piloto.

 Para José Marques, que é o habitual co-piloto de Elisabete Jacinto e também de Alexandre Martins, esta experiência é muito interessante. "Fiquei muito satisfeito quando o João me contactou a convidar para fazer esta prova com ele. Para além da nossa amizade, é sinal que confia no meu trabalho e isso dá-me uma grande motivação para ajudar o João a evoluir ainda mais. Acredito que vai correr tudo bem e vamos aproveitar ao máximo esta participação na Baja TT Rota do Douro”, afirmou o co-piloto.

 A Baja TT Rota do Douro realiza-se nos próximos dias 26 e 27 (sexta e sábado) com partida e chegada em Gaia. O Gondomar Automóvel Sport desenhou uma prova com um prólogo e dois sectores selectivos que totalizam 302,55 quilómetros contra o cronómetro.

 O início da competição para o primeiro a partir está marcado para sexta-feira às 15h30 com o arranque do prólogo. No dia seguinte, os concorrentes têm um primeiro sector selectivo às 9h30 entre Gaia e Régua. São 203,97 km com passagem pelas serras da Aboboreira, do Marão e do Alvão. Quase no final, há uma zona espectáculo na pista de off-road, em Murça. No regresso, o segundo sector selectivo tem 93,28 km de distância, e mais uma vez as equipas andam em trilhos que já foram troços do Rali de Portugal. O percurso passa pelas zonas de Lamego, e as serras de Montemuro, Alvarenga e Freita.