sábado, 13 de setembro de 2014

Carlos Pinto/Miguel Sanchez voltam a vencer

Muito pó e temperaturas elevadas marcaram a edição de 2014 da Baja TT Idanha-a-Nova, que este fim-de-semana se disputou nas estradas florestais da região Idanha-a-Nova, Penha Garcia e Monfortinho, bem no coração da Beira-Baixa. Esta foi a terceira ronda pontuável para o Desafio Total Mazda, a única competição monomarca inserida no Campeonato Nacional de TT e que, uma vez mais, emprestou uma animação adicional à prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco. 

A primeira metade da prova que coincidiu com a passagem matinal pelo Sector selectivo ditou alguns dissabores entre a caravana do Desafio, com Pedro Dias da Silva/Pedro Colaço a verem-se fora de prova ao quilometro 88, devido a problema de motor. Quem também não conseguiu terminar o primeiro sector foi Rui Lopes, que ficou parado após a quebra de uma rótula da direcção do seu Mazda Proto. Bruno Oliveira/Vânia Paim lideravam a classificação quando a caixa de velocidades do Mazda Proto com silhueta CX-5 cedeu, colocando a equipa açoreana fora de prova.

 Desta forma, quem mais beneficiou foi Carlos Pinto, que herdou a liderança do Desafio, mantendo esse lugar até ao final. Resolvidos os problemas com a tracção dianteira do Mazda Proto, imprimiu um bom ritmo, isento de percalços e este resultado vale ao piloto de Cascais a soma de 25 pontos na competição, ele que esta temporada só conhece vitória: “Foi um resultado muito bom, mas um bocadinho inesperado. Queríamos voltar a lutar pela vitória, manter a posição em termos de Desafio e, na verdade esses objectivos foram totalmente atingidos. Foi mais um fim-de-semana muito bom...”

 Segundo classificado hoje em Idanha-a-Nova, resultado igual ao obtido em Oleiros, Etelvino Carvalho teve uma manhã muito complicada, principalmente devido à quebra da bomba da direcção assistida do seu Mazda Proto: “foi muito difícil e cheguei à assistência muito cansado devido ao esforço que fiz durante a primeira volta. Demorámos algum tempo para trocar a bomba da direcção assistida e acabámos por penalizar à entrada do reagrupamento. A penalização de 17 minutos acabou por nos impedir de fazer melhor do que o segundo lugar no Desafio...”

 O Desafio Total Mazda, regressa à acção nos dias 30 de Outubro e 1 de Novembro com a disputa da Baja 500 Portalegre.

  Classificação do Desafio Total Mazda 

1º Carlos Pinto/Miguel Sanchez (Hydraplan), 6h12m58s
2º Etelvino Carvalho/Valter Cardoso (Elpídio e Horácio), 6h17m17s

  Desafio Total Mazda (após 3 provas)

 1º Carlos Pinto, 75
2º Etelvino Carvalho, 36
 3º Bruno Oliveira, 18