domingo, 1 de junho de 2014

Serra algarvia trava João Belo e Lino Silva

Equipa abandonou devido a indisposição provocada pelo calor

 A dupla João Belo/Lino Silva não foi feliz na edição deste ano da Baja Terras de Alcoutim. A equipa do Opel Astra Proto abandonou devido a problemas físicos do piloto e do co-piloto provocados pelo intenso calor que se fez sentir naquela região algarvia. Depois de um arranque motivador e constante, João Belo e Lino Silva animaram a primeira parte do sector selectivo e chegaram a andar muito perto do top-5, mas as temperaturas elevadas associadas a um percurso com muitas zonas lentas e fechadas, acabaram por debilitar a condição da dupla que optou por sair de prova e não colocar em causa a sua integridade física. 

Apostados em divertirem-se e em superarem uma prova em que não têm sido felizes, João Belo e Lino Silva arrancaram para os quase 300 quilómetros de competição com uma estratégia cautelosa. O objectivo era manter a consistência e tentarem melhorar a classificação à chegada a Alcoutim.

  “Estávamos a tirar muito partido da nossa participação. Decidimos começar com calma e aumentar o ritmo para tentar subir alguns lugares no final. Mas o calor era muito e começámos a sentir uma forte indisposição, perdemos a concentração e a determinado momento percebemos que já estávamos a arriscar e a passar por algumas situações de perigo. Creio que terá sido por falta de hidratação que isto nos aconteceu. Optámos por parar e não correr riscos desnecessários”, afirmou João Belo.

 Antes do problema, a dupla do Opel Astra Proto chegou a rodar no sétimo lugar, depois de ter partido de décima. E isso aconteceu numa fase em que a corrida estava muito animada, com a maioria dos concorrente do top-ten separada por pouco mais de um minuto. Contudo, à passagem pelo primeiro controlo do dia, João Belo e Lino Silva tinham voltado à posição inicial. “Entrámos muito bem, mas o nosso tempo no CP mostra que já estávamos em perda”, explicou o piloto.

 A decisão tomada pela equipa acabou por ser a melhor e ambos já estão recuperados do esforço realizado. Neste momento, os dois já pensam na próxima prova do campeonato, a Baja TT Oleiros/Proença/Mação, que se realiza nos dias 27 e 28 deste mês.