Vitória da resistência na Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Oleiros
Carlos Pinto/Miguel Sanchez conseguiram hoje a segunda vitória consecutiva no Desafio Total Mazda 2014, tendo sido os mais rápidos a cumprir as duas etapas (330 Km) que compunham a edição de 2014 da Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação.
Uma vez mais, os concorrentes ao Desafio Total Mazda emprestaram um colorido adicional a mais esta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mas a dureza dos pisos escolhidos pela Escuderia de Castelo Branco fez estragos no pelotão, obrigando a um esforço enorme por parte de equipas e pilotos.
O abandono de Pedro Dias da Silva/Pedro Colaço logo ao quilómetro 80 da primeira passagem pelo Sector Selectivo (problema de refrigeração do motor) não retirou animação à luta pelos lugares cimeiros e desde logo Etelvino Carvalho assumiu a liderança do Desafio Total Mazda, sendo que o piloto alentejano tinha agora hipóteses adicionais de garantir os primeiros pontos do ano e assim tentar voltar à luta pelo revalidação do título conquistado em 2013.
Todavia a fase final do primeiro sector foi também ela madrasta para Etelvino Carvalho/Valter Cardoso que se viram parados na pista após a quebra de um apoio do diferencial traseiro. Este percalço acabaria por os atrasar irremediavelmente e deixar caminho aberto para Carlos Pinto/Miguel Sanchez voltarem a vencer no Desafio Total Mazda 2014, somando o máximo de pontos possíveis (50) após duas provas.
No final da prova, Carlos Pinto não escondia a sua satisfação por mais este sucesso, esclarecendo, ainda assim, que “foi uma prova duríssima. Chegar ao final já seria uma vitória. Andámos sempre com muitas cautelas, devido a uma crise com o diferencial que se revelou ainda durante a primeira etapa. Imprimimos o nosso ritmo, tentando poupar a mecânica e essa estratégia acabou por dar frutos e voltámos a ganhar. Estamos ainda mais na frente do Desafio e esse é também o prémio para toda a minha equipa.”
Para Etelvino Carvalho/Valter Cardoso chegar ao final foi tudo menos fácil, mas o segundo lugar no Desafio acabou por não lhes fugir: “tivemos um problema com o apoio do diferencial traseiro e perdemos muito tempo, e isso levou mesmo a que sofrêssemos uma penalização. Foi muito duro e a segunda volta acabou por ser só controlar o andamento e tentar chegar ao fim. Não queria voltar a desistir.”
O Desafio Total Mazda prossegue a meio do mês de Setembro (dias 12 e 13) com a Baja TT Idanha-a-Nova, prova igualmente organizada pela Escuderia de Castelo Branco.
Classificação Final:
1º Carlos Pinto/Miguel Sanchez (Mazda Proto/Hydraplan), 6h13m14s
2º Etelvino Carvalho/Valter Cardoso (Mazda Proto/Elpídio e Horácio), 9h23m52s
Desafio Total Mazda 2014 (após duas provas):
1º Carlos Pinto, 50 pontos
2º Etelvino Carvalho, 18 pontos
3º Bruno Oliveira, 18 pontos
sábado, 28 de junho de 2014
Carlos Pinto volta a ganhar e cimenta liderança no Desafio Total Mazda 2014
Publicado em sábado, junho 28, 2014