sábado, 31 de maio de 2014

João Belo e Lino Silva arrancam nos dez primeiros

Equipa supera prólogo muito exigente

 João Belo e Lino Silva entraram na Baja Terras de Alcoutim concentrados em evitar todos os problemas que já os afectaram em anteriores participações na prova algarvia. A participação no prólogo não foi isenta de percalços, mas depois de cumprir as duas passagens pela super-especial, a formação do Opel Astra Proto ocupa a décima posição absoluta.

 Na primeira vez que cumpriram o traçado de 7,350 metros, João Belo e Lino Silva ficaram com o 14º melhor registo, a 47,22s do mais rápido, Miguel Barbosa. Este tempo justifica-se pela saída de pista que a equipa sofreu. Mais ambientada ao ritmo competitivo, a dupla voltou à acção para voltar a fazer o percurso do prólogo, desta vez com melhores resultados. Nesta segunda passagem, a equipa obteve o oitavo tempo, a 34,96s de Ricardo Porém, que bateu toda a concorrência. No acumulado, a equipa do Astra ficou com o décimo lugar a 1m21,74s do líder.

  “Este primeiro dia de competição na Baja Terras de Alcoutim correu bem, apesar de termos tido uma saída de pista na primeira vez que fizemos o percurso do prólogo. Acabámos por ficar num buraco e perdemos algum tempo até retomar a prova porque não o conseguimos retomar à competição de imediato. Na segunda vez, fizemos uma passagem limpa e com cautela. Percebemos que temos muita margem de progressão, até porque estamos também a aprender o comportamento do carro neste tipo de piso que é completamente diferente do da primeira prova do campeonato”, afirmou João Belo.

 Amanhã, as equipas têm de disputar um sector selectivo de 284,350 quilómetros em linha com a assistência a contar para o tempo final. O piso abrasivo vai exigir uma boa estratégia e gestão dos pneus. Mas não é apenas essa a particularidade desta prova. Com um percurso muito variado entre zonas rápidas, outras bastante lentas e partes dignas de uma prova do WRC, a subida da temperatura pode ser uma dificuldade extra para pilotos e co-pilotos que terão, também, de gerir o seu esforço enquanto estiverem em competição.

“Está calor. Hoje estiveram temperaturas de 30 graus centígrados. Temos de fazer uma boa gestão do desgaste físico. Estamos motivados para o dia de amanhã, mas sabemos que não será fácil. Temos alguns carros T2 a partirem à nossa frente. Há muito pó e se o vento não o dissipar, as ultrapassagens podem ser muito complicadas”, sublinhou o piloto.

 O primeiro concorrente a partir para o sector selectivo de amanhã tem arranque marcado para as 10h30. O final da prova está previsto para as 14h40.

  Classificação após a Super-Especial da Baja Terras de Alcoutim 

1º Ricardo Porém/Luís Marques BMW Série 1 Proto 10m19,00s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 1,64s
3º João Ramos/Vítor Jesus Toyota RAV 4 a 18,04s
4º Rui Sousa/João Santos Evoque Cattiva a 26,70s
5º Rómulo Branco/João Serôdio Toyota Hilux a 54,81s

10º João Belo/Lino Silva Opel Astra Proto a 1m21,74s