Vitória no prólogo para Miguel Barbosa (Auto), António Maio (Moto), Beto Borrego (Quad) e António Ferreira (Buggy/UTV)
Começou hoje, em Reguengos de Monsaraz, a 26ª edição do Vinhos Ervideira Rali TT, competição organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense. A prova alentejana de todo-o-terreno é a segunda jornada do campeonato para Moto, Quad e Buggy/UTV, que é promovido pela FMP, e a primeira da competição automóvel, organizada pela FPAK.
No prólogo, que se disputou junto à adega Vinhos Ervideira, no lugar de Herdadinha, o destaque foi para Miguel Barbosa, na competição Auto; António Maio nas Moto, Beto Borrego nos Quad e António Ferreira na competição Buggy/UTV, pilotos que se sagraram vencedores nas respectivas categorias. Este curto troço, composto por 5 quilómetros para moto, quad e buggy/utv e de 11 para os automóveis, deu o mote para o início de uma corrida que se prevê bastante animada.
Vitória de Miguel Barbosa nos automóveis
A competição auto começou sem surpresas com Miguel Barbosa, aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, a evidenciar a sua supremacia sobre os seus mais diretos adversários. O actual campeão nacional gastou 8m58s a cumprir os 11 quilómetros da dupla passagem pelo troço escolhido para prólogo. Em segundo lugar ficou Ricardo Porém (BMW) e o terceiro posto foi ocupado pelo estreante na categoria T1, Rómulo Branco (Toyota).
“Hoje o dia correu bem. Fizemos o prólogo sem cometer erros e o carro teve uma performance excelente. O meu navegador, Pedro Velosa, fez um trabalho exímio. Este prólogo não é fácil e, por vezes, é até um pouco traiçoeiro. Sendo o primeiro embate de 2014 é importante começar bem. Amanhã vou entrar ao ataque porque há um lote de concorrentes muito competitivos nesta prova e, por isso, o objectivo é manter a concentração para não perder os lugares da frente”, afirmou Miguel Barbosa.
Na competição destinada aos T2 o destaque vai para Nuno Tordo (Nissan) que foi o mais rápido no prólogo. Já na classe T8 o vencedor foi Tiago Avelar (Lynx). A primeira posição do Desafio Total Mazda foi ocupada por Pedro Dias da Silva.
António Maio vence prólogo na categoria Moto
O prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT na categoria Moto foi bastante disputado. A discussão pelos primeiros lugares foi protagonizada por António Maio (Yamaha) e Mário Patrão (Suzuki), tendo o primeiro vencido a Super Especial ao cumprir o percurso em 4m40s.
“Foi um bom arranque. Ainda estou em recuperação, mas tentei andar o melhor possível. Para amanhã, apesar de talvez não ser a melhor estratégia, vou sair à frente. Estou muito motivado para esta prova e, por isso, dei o meu melhor para vencer o prólogo” referiu António Maio.
Em segundo lugar ficou o actual campeão nacional, Mário Patrão, também ele um sério candidato à vitória deste Vinhos Ervideira Rali TT. Na terceira posição encontra-se Luís Teixeira (Yamaha) que é, ainda, o primeiro classificado da categoria TT3. No que diz respeito à classe TT1, a vitória coube ao piloto João Lourenço (KTM) que terminou o prólogo em sétimo da geral.
Beto Borrego foi o vencedor entre os quads
Na competição destinada aos Quad o vencedor do dia foi Beto Borrego (Yamaha), o actual campeão nacional da categoria.
“Este prólogo foi excelente e diverti-me muito. Apesar de tudo, senti que o piso estava muito escorregadio e tive alguma cautela para não acelerar em demasia. Não quis cometer erros. Amanhã vou apostar mais no segundo troço e vou dar o meu melhor para vencer a competição”, revelou o piloto.
Segunda posição para o ex-campeão Ricardo Carvalho e terceiro tempo para Ricardo Sousa, o actual campeão de Quad Cross, ambos em Yamaha.
António Ferreira venceu prólogo na categoria Buggy e UTV
A competição destinada à categoria dos Buggy e UTV foi, uma vez mais, fortemente disputada. Hoje, no prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT a vitória coube ao buggy de António Ferreira que já no ano passado se destacou nesta mesma competição.
“Em 2013 também ganhei o prólogo desta prova. Sem dúvida, que este carro se adapta muito bem a este traçado e eu tirei partido destas características ao aproveitar todo o potencial da máquina. Amanhã sei que vai ser um dia difícil e o mais provável é ser ultrapassado pelos meus adversários. No entanto, o meu objectivo é chegar ao fim da prova e, se possível, vencer a competição destinada aos Buggy”, revelou o vencedor do prólogo da categoria Buggy e UTV.
O segundo lugar foi ocupado por Vítor Santos enquanto o ex-campeão João Lopes, assegurou o terceiro posto da classificação geral.
Amanhã o Vinhos Ervideira Rali TT cumpre uma dupla passagem por um troço com 150 quilómetros para a competição dos automóveis, enquanto para as Moto, Quad, Buggy e UTV está destinado um primeiro troço com cerca de 80 km e um segundo com 150.