quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

3ª EXPEDIÇÃO AO MONTADO REGRESSA À HERDADE DA TORRINHA

Em 2014 repete-se um dos momentos altos da edição anterior da "expedição".

 A 3ª Expedição ao Montado, que irá para a estrada no próximo dia 13 de Abril tem já por esta altura o seu programa muito próximo da conclusão, e assim, durante as próximas semanas irão sendo apresentados pouco a pouco e com o devido detalhe os parceiros do evento, bem como os pontos de visita que lhe dizem respeito. Hoje temos oportunidade de Vos apresentar aquele que será o segundo ponto de paragem previsto para o domingo do passeio.

 Depois do sucesso que foi em 2013 a passagem pela Herdade da Torrinha, a "expedição" irá este ano repetir esse ponto e levar uma vez mais os participantes a assistirem a um pouco daquilo que é a criação e lide das raças de gado autóctones. Voltaremos a esta herdade no extremo ocidental do Concelho de Coruche, onde são criados belos e imponentes exemplares de gado bravo, e também os mais dóceis Mertolengos, conhecidos como "cabrestos" e muitas vezes utilizados para ajudar na lide de outras raças. Os participantes da Expedição ao Montado irão poder ver estes animais de perto, ver como são tradicionalmente tratados e criados no seu habitat natural, bem como assistir ainda a um ajuntamento de cabrestos no picadeiro, momento particularmente interessante e que demonstra bem a proximidade existente entre homens e animais.

 Este será um dos primeiros pontos de paragem do dia, para tentar chegar a tempo do momento da alimentação do gado bravo, altura em que estão mais próximos do percurso da expedição, porque uma vez saciados a tendência é de se afastarem para locais mais sossegados no interior dos campos ou eventualmente á sombra de algum sobreiro.

 Esta visita irá muito provavelmente ter outros motivos de interesse, mas que por enquanto é prematuro revelar visto estarem ainda a ser objeto de negociação com os parceiros da "Expedição".

 A pastorícia e a criação de gado foram das primeiras atividades que o ser humano praticou como forma de se auto sustentar, procurando através dos animais suprimir não só as suas necessidades de carne, como também de peles e leite. Assim, esta ligação milenar entre homens e animais terá tanto ou mais tempo que a ocupação dos montados do Vale do Sorraia, tendo o gado sido uma presença constante na região ao longo de todos estes séculos. A sua existência até ao século passado era de uma importância vital para a região, sendo estes animais utilizados para quase tudo, desde força de tração para a agricultura, meio de transporte de pessoas e carga, e também para nas já referidas fonte de carne, leite e peles. Para além dos aspetos práticos do dia-a-dia, o gado bovino assumiu ainda uma importância tal que se tornou eventualmente no elemento mais marcante da cultura local, quer seja através da tauromaquia, ou nas inúmeras feiras de outrora e celebrações em que estes animais eram uma das figuras centrais.

 A Herdade da Torrinha é uma das casas agrícolas da região que ainda conserva toda a sua autenticidade, onde o tempo ainda passa um pouco mais devagar, seguindo o ritmo calmo e tranquilo da sequência das estações tal como era antigamente. Apesar da modernização imposta pelo evoluir da nossa própria civilização, aqui ainda muitas das atividades são realizadas tal e qual como eram há muitos anos atrás, e a criação do gado é uma delas, razão pela qual visitaremos uma vez mais esta herdade.

 A Expedição ao Montado é um passeio TT de grau de dificuldade baixo, destinado não só aos proprietários dos veículos 4x4 tradicionais, mas também aos proprietários dos modernos SUV 4x4 e 4x2. A "Expedição" é também aberta a motos, mas apenas do tipo Grande Trail. Não são admitidas motos de competição nem similares. Ainda no que diz respeito a veículos, em 2014 será permitida a inscrição de Buggies de lazer, no entanto tal como nas motos, viaturas de competição estão excluídas.

 Os participantes irão levar a bordo das suas viaturas um roadbook entregue pela organização, que servirá como "guia" para a sua viagem, indicando-lhes não só o caminho a seguir, como também dando algumas informações sobre os locais onde vão a passar. No próximo dia 13 de Abril, os participantes da 3ª Expedição ao Montado irão arrancar de Coruche ao inico da manhã, para percorrerem mais de 150 quilómetros de estradas e estradões do Concelho de Coruche, situado a menos de uma hora de Lisboa e que ainda assim passa algo despercebido, mantendo por isso ainda muitos segredos por revelar.

 Nesta terceira edição a aposta forte da organização será no conteúdo cultural, depois de nas duas edições anteriores ter dado a conhecer o montado em várias das suas vertentes.

 A Expedição ao Montado é um evento organizado pela X-Adventure em conjunto com o Todoterreno.pt, e que para já tem como parceiros o Município de Coruche, a Freguesia de Santana do Mato, o Monte das Gamas, a Herdade da Torrinha, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o Museu Municipal de Coruche, o Rancho Folclórico da Erra, a Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas.

 O meio de comunicação oficial da Expedição ao Montado é o Todoterreno.pt e os parceiros media são a revista Offroad 4x4 e os sites 16 Válvulas e MaisTT.