domingo, 12 de janeiro de 2014

Elisabete Jacinto sobe ao pódio em Dakar

Elisabete Jacinto completou, hoje, com mais uma subida ao pódio, a quarta em cinco participações, a 6ª edição do Sonangol Africa Eco Race ao terminar a mítica especial que se realizou nas margens do Lago Rosa, em Dakar. A 11ª etapa já não entra na classificação da prova, pelo que a equipa OLEOBAN®/MAN Portugal, que ontem partiu o bloqueio diferencial da frente, fez a gestão possível deste último setor seletivo. O MAN TGS português rolou, ao longo dos 24 quilómetros de areia, apenas com tração a duas rodas, factor que limitou consideravelmente o seu andamento.

 Na chegada a Dakar Elisabete Jacinto fez o balanço desta prova: “foi um rali fantástico com paisagens muito bonitas e verdadeiramente exigente. Esta competição foi bastante dura para nós e, face aos problemas que tivemos, considero que o resultado obtido foi muito positivo. Superámos todas as dificuldades e hoje vamos, naturalmente, festejar mais um sucesso da nossa equipa” revelou Elisabete Jacinto.

 A equipa portuguesa de todo-o-terreno completou a sua participação na corrida em terceiro lugar da categoria camião e celebrou ainda um notável sétimo lugar da tabela conjunta auto/camião. O vencedor absoluto do rali foi Jean-louis Schlesser sendo a categoria camião conquistada por Tomas Tomecek, que acrescenta ao seu palmarés o terceiro triunfo nesta corrida, logo seguido pelo húngaro Miklos Kovacs, vencedor da classe na edição de 2010.

 Em jeito de balanço, a equipa OLEOBAN®/MAN Portugal começou por imprimir, logo na primeira etapa, um ritmo rápido e constante que lhe permitiu alcançar o segundo posto da corrida. A formação esteve, durante toda a primeira semana, sempre colada ao líder, o checo Tomas Tomecek, segurando a vice-liderança, até ao dia de descanso, onde chegou com uma diferença de apenas 14 minutos.O trio português partiu para a Mauritânia com um registo de duas vitórias em especiais aumentando para 13 o número de etapas ganhas no total das suas cinco participações no Africa Eco Race.

 Já na Mauritânia, onde a formação lusa tende a ter mais dificuldades devido às areias moles que compõem grande parte dos percursos, os portugueses subiram três posições na geral e fixaram-se no sétimo lugar da tabela conjunta auto/camião. No que toca a categoria camião, Elisabete Jacinto ficou a escassos 13 minutos do segundo classificado, o húngaro Miklos Kovacs que confirmou esta posição apenas na 10ª etapa do rali.