O piloto de motos norte americado Kurt Casseli faleceu na noite passada quando disputava a edição da lendária Baja 1000 no México. Não é ainda claro o que aconteceu, mas as informações que surgiram em muitos locais logo após o acidente davam conta de que a queda do piloto teria sido causada por uma das infâmes "booby traps" (armadilhas) , que o público local costuma colocar na pista.
Caselli, piloto de fábrica da KTM e com 30 anos de idade terá tido o acidente aproximadamente ás 5 da tarde no horário local. Foi transportado para o hospital com ferimentos graves na cabeça, e segundo as informações que mais tarde viriam a surgir terá falecido durante a noite.
Recordemo-nos que Kurt Caselli não era um "simples piloto". Tratava-se de um grande campeão, muito experiente neste tipo de provas. Foi triplo campeão do Hare & Hounds, participante assíduo do Dakar e vencedor do Desafio Ruta 40 disputado na Argentina. No momento do seu acidente era um dos líderes da Baja, ou mesmo o líder absoluto.
Nesta altura ainda é prematuro tirar conclusões ou fazer acusações, mas a verdade é que as "Booby traps" são muito comuns na Baja. O público local é conhecido pela grande paixão por esta prova, mas também por estas perigosas e potencialmente mortais armadilhas. Costumam fazer buracos, construir rampas ou colocar outro tipo de obstáculos na pista. Na verdade não são construídas com o simples objectivo de provocar danos. Pelo contrário, em quase todos os casos destinam-se a criar algum tipo de acção na pista e aumentar o espectáculo que os pilotos dão. No entanto são construídas sem qualquer respeito pela segurança dos pilotos e até do próprio público, causando em muitos casos acidentes que acabam por colocar os pilotos fora de prova.
Será muito difícil a organização impedir que nas próximas edições o público volte a colocar "booby traps" na pista. Na verdade, só o conseguirá a 100% de desistir de realizar a lendária a Baja. São de esperar obviamente reacções caso se confirme que o acidente foi realmente causado por uma destas armadilhas, mas por agora isso ainda não foi confirmado nem se sabe de quaisquer suspeitos que tenham sido detidos e acusados de qualquer tipo de crime.
Espera-se que a qualquer momento a organização da prova e a própria KTM emitam os seus comunicados, que poderão trazer alguma espécie de esclarecimento sobre o que realmente terá causado este trágico acidente.
Paz á alma de Kurt Casseli.
Fonte: todoterreno.pt