quarta-feira, 20 de novembro de 2013

João Rato e Xuxas Team Sport apoiam causa por Henrique Venda

Em contagem decrescente para o final da época 2013, João Rato prepara a participação nas 24 Horas TT Vila de Fronteira. Para celebrar a sua 10ª participação nesta que é uma das provas mais aguardadas de toda a época o Portalegrense decidiu, tal como no ano passado, aliar uma causa à sua participação e ajudar quem mais precisa.

 Este ano o objectivo será angariar donativos para entregar à família do ex-piloto de motocross Henrique Venda. O Henrique Venda é um jovem com 28 anos, que praticou motocross desde tenra de idade, tendo alcançado grande visibilidade entre os fãs deste desporto. Foi durante vários anos piloto oficial Kawasaki e representou Portugal em diversas provas internacionais.

 Em Outubro 2010, numa prova do campeonato europeu de supercross em Marselha, o Henrique foi vítima de um grave acidente que lhe provocou um traumatismo craniano grave. O Henrique permaneceu em coma durante 2 meses e só quando a sua situação clinica estava estável foi possível transferir o Henrique para Portugal.

 Depois de regressar a Portugal o Henrique esteve internado no Centro de Medicina e Reabilitação de São Brás de Alportel e mais recentemente encontra-se em casa onde realiza tratamentos de fisioterapia. 

O Henrique necessita de um constante apoio por parte da família porque apresenta diversas dificuldades ao nível motor, estando grande parte do corpo paralisado, não fala e comunica através de uma tabela de comunicação (com símbolos e letras) e quando lhe são feitas perguntas de resposta “sim” ou “não” o Henrique consegue responder por gestos.

  “Conheci o Henrique no meio que ambos partilhávamos, as pistas de motocross, sendo as motas e este desporto uma paixão comum. Representámos a mesma marca em 2007 e apesar de não ser dos pilotos com quem treinava ou mais convivia, devido á distância que nos separava, era um jovem que todos conheciam e que revelava sempre um talento natural visível a todos. 

 Soube do acidente do Henrique e nunca deixei de acompanhar as notícias que iam saindo sobre ele e tentei acompanhar a situação. Foi um acidente me impressionou bem como a todos os que gostam deste desporto e que conheciam e acompanhavam a carreira do Henrique. Neste último verão, estava de férias no Algarve e decidi visitá-lo, por forma a transmitir-lhe que não o esquecemos e que continuamos a apoiá-lo e queremos que não desista de lutar. Em conversa com os pais do Henrique pude constatar que tudo têm feito para lhe proporcionar a melhor qualidade de vida possível e que são a maior força do Henrique, acreditam que se pode fazer mais e melhor e nunca deixarão de lutar pelo Henrique. Depois desta visita não deixei de pensar no Henrique e no que poderia eu fazer para ajudar… Assim surgiu esta ideia! No ano passado em conjunto com a minha equipa, Xuxas Team Sport, ajudámos um jovem com paralisia cerebral a angariar fundos para comprar uma cadeira de rodas. 

 Este ano pretendo difundir esta causa e faze-la chegar o mais longe possível! Acredito que todos juntos, pelo Henrique, um jovem que tinha no desporto e no motocross a sua maior paixão, podemos ajudar a sua família a proporcionar-lhe a qualidade de vida que ele merece.”

 Durante os dias das 24 Horas TT Vila de Fronteira na assistência da Equipa Xuxas Team Sport todos poderão deixar o seu contributo para esta causa.