quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nuno Matos juntou mais de 1.500 pessoas em Portalegre na 1ª edição da Fábrica de Pilotos

Nuno Matos e a sua equipa proporcionaram, no passado domingo, um dia diferente a cerca de 70 crianças da região de Portalegre que, por breves, mas inesquecíveis momentos, puderam ocupar por o lugar de Filipe Serra no Opel Mokka Proto que desde o início da época compete no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Antecipando a Baja Portalegre 500, a ação juntou mais de 1.500 pessoas no Espaço Robinson… 

Superando as melhores expetativas, a Fábrica de Pilotos, projeto conjunto entre a equipa de Nuno Matos e várias instituições de capital do Alto Alentejo, constituiu um verdeiro sucesso. No total, foram mais de 1.500 as pessoas que, no passado domingo, visitaram o Espaço Robinson, no centro de Portalegre, onde laborou, durante mais de um século, a icónica fábrica de cortiça da cidade.

  “Esta iniciativa foi a forma de homenagearmos dois dos principais símbolos desta localidade, a Baja Portalegre 500 e a Fábrica Robinson”, explica Nuno Matos, que desafiou quase meio milhar de crianças do primeiro ciclo da região de Portalegre a participar num desafio que tinha como aliciante prémio um co-drive no Opel Mokka Proto. No final, foram quase 60 os vencedores...

  “Logo quando começámos a receber os trabalhos feitos pelos alunos percebemos que a Fábrica de Pilotos iria ser algo em grande, algo que superaria em muito as nossas melhores expetativas”, conta o piloto de Portalegre com enorme entusiasmo.

 Mas a Fábrica de Pilotos foi muito mais que isto… Durante um dia inteiro, a antiga fábrica abriu as suas portas à população, proporcionando um leque bastante variado de iniciativas, a maioria delas especialmente pensadas para os mais novos, mas também outras a pensar nos mais velhos: desde insufláveis a um circuito com carrinhos a pedais; desde uma pista com sinais de trânsito a operações de desencarceramento e até workshops de cocktails não alcoólicos pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo.

 De resto, também instituições de solidariedade como a CERCI e a APPACDM estiveram envolvidas na organização desde grande e inesquecível evento, que contou ainda uma exposição de fotografias sobre a participação do piloto na Baja de Portalegre e, claro, uma mostra que reuniu todos os trabalhos a concurso realizados pelos alunos das escolas básicas de Portalegre.

  “Foi um dia em que saímos todos de coração cheio. Aquilo que começou por ser um evento pensado apenas para as crianças tornou-se em algo ainda maior, com um série de atividades para toda a família. Aconteceu tudo em apenas duas semanas e no início estávamos muito longe de imaginar o sucesso e o alcance que teria este evento, que sinceramente superou as expetativas de todos”, resume Nuno Matos.

  “Temos de agradecer a presença de todos, porque foram as pessoas que visitaram a Fábrica de Pilotos que transformaram este domingo num dia inesquecível. E não nos podemos esquecer muitas as entidades envolvidas, como a Fundação Robinson, a Câmara Municipal de Portalegre, a Escola de Hotelaria e Turismo, bem como a GNR, os Bombeiros Voluntários de Portalegre, a CERCI, a APPACDM e a Kids Zone”, concluiu o piloto em jeito de agradecimento.