domingo, 27 de outubro de 2013

De regresso a Portalegre

Em contagem decrescente para o fim da temporada de 2013 do Desafio Total/Mazda, realiza-se nos próximos dias 1 e 2 de Novembro a Baja Portalegre 500,a prova mais esperada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 A última prova realizada em Setembro, a Baja TT Idanha-a-Nova, revelou-se uma prova ingrata para João Rato uma vez que, na fase inicial, teve que lutar contra os problemas de travões que afectaram a sua pick-up e depois de uma recuperação fantástica durante o 2º Sector Selectivo a penalização de 49 minutos sofrida, relegou o piloto da Xuxas Team Sport para o 5º posto entre as Mazdas BT-50.

  “Em Idanha-a-Nova as coisas não correram como eu tinha planeado, mas os problemas mecânicos acontecem quando menos estamos à espera e apesar de não ter travões tentei recuperar o tempo perdido. Consegui fazer uma excelente recuperação e no segundo sector selectivo consegui mesmo andar em segundo lugar da geral. No entanto, um erro fez com que não respeitássemos um controle de velocidade e acabámos por ser penalizados em 49 minutos. Agora, na Baja Portalegre quero recuperar os pontos perdidos e conseguir amealhar mais uma vitória. A 27ª Baja Portalegre 500 marca a minha 16ª participação nesta prova, e será 8ª vez que o faço aos comandos de um automóvel. É uma prova que eu gosto muito de fazer e apesar de sabermos que vai ser uma corrida muito difícil dada a dureza do piso, eu estou a correr em casa e quero vencer.”

Para a penúltima prova do Desafio Monomarca João Rato volta a ter como navegador José Motaco, seu co-piloto durante a época de 2011 e com quem se sagrou campeão no Desafio Mazda nesse ano.

"Foi com entusiasmo e vontade de ajudar que aceitei o convite para me voltar a sentar ao lado do João Rato, depois de em 2011 ter-mos vencido o Desafio ELF/Mazda. Na Baja Portalegre espero uma corrida dura, com um primeiro SS onde, se chover, os barros poderão causar alguns problemas e depois um segundo SS mais ao meu gosto, onde é preciso manter a concentração em níveis elevados devido ao misto de mau piso e zonas rápidas. Quanto a objetivos, Portalegre é sempre uma lotaria, mas vamos tentar resistir às adversidades e lutar para vencer entre os concorrentes do Desafio Total Mazda, de forma que o João possa voltar a ficar numa posição mais favorável para poder discutir a vitória final no Desafio Total Mazda que só termina nas 24h TT Vila de Fronteira." 

O prólogo disputa-se na sexta-feira dia 1 de Novembro e durante o dia de sábado a dupla da Xuxas Team Sport terá pela frente cerca de 420 km cronometrados, divididos em duas etapas.

 Agradecimentos à Xuxas Team Sport, Kraftwerk e Manrepauto.