quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cinco Mazda BT-50 presentes na prova mais afamada do calendário

João Oliveira e João Rato, os vencedores das anteriores jornadas do Desafio Total/Mazda 2013, e também Etelvino Carvalho, Bruno Oliveira e Rui Lopes. São estes os pilotos que nos dois primeiros dias de Novembro irão disputar a Baja Portalegre 500, a próxima jornada do calendário 2013. Evento de referência do CPTT - Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, apresenta-se, este ano, como o terceiro encontro da iniciativa co-organizada entre a Mazda Motor de Portugal e Cepsa Portuguesa (Total).

À semelhança do que aconteceu há menos de um mês, em Idanha-a-Nova, este evento contará, por isso, à partida com uma mão-cheia de Mazda BT-50, cujos pilotos irão querer ocupar o lugar mais alto do pódio e inscrever o seu nome no rico palmarés da prova, ainda para mais numa altura em que todos os pontos conquistados são importantes.

 À entrada do evento que marcará a chegada a meio da temporada do Desafio 2013, quatro pontos separam João Oliveira de Etelvino Carvalho. O primeiro, recorde-se, estreou-se a vencer na Baja TT Idanha-a-Nova e o segundo tenta alcançar aquele que será o seu primeiro sucesso entre os seus pares. Atrás dele, a apenas 1 ponto, encontra-se João Rato, o detentor dos dois títulos de 2012 e 2011 e vencedor da jornada inaugural deste ano, em Reguengos. Seguem-se, com pouco menos de metade dos pontos do líder, Bruno Oliveira e Rui Lopes, estes com três pontos a separá-los.

 Dado o relativo equilíbrio registado na prova que há um mês se disputou em Idanha, todos eles poderão ter algo a dizer no que se refere à vitória, contando com a tradicional robustez das pick-up Mazda BT-50 para ultrapassarem as dificuldades de uma prova como a Baja 500 Portalegre, com um traçado do agrado de todos mas reconhecidamente duro. Este ano a organização definiu um percurso composto pela habitual Super-Especial de 5,52 km (a correr-se na 6ª Feira, dia 1) e dois traçados complementares de 200 e 215 km, a disputar no sábado e que, muito naturalmente, irão estabelecer o escalonamento final.

 Quem sucede a José Motaco entre os Navegadores? 

 Mas a Baja Portalegre 500 também volta a ser a prova que atribuirá o troféu dos navegadores de 2013, pois a jornada seguinte do Desafio Total Mazda 2013, as 24 Horas de Fronteira, dada a sua especificidade, apenas atribuirá pontos aos condutores, fazendo-o numa dupla pontuação. No capítulo dos co-pilotos, registe-se o regresso em Portalegre de José Motaco, ele próprio detentor dos troféus de 2011 e 2012, ao lado de João Rato.

 Com esta inscrição, Motaco apenas virá baralhar as contas finais deste título, de momentoem discussão entre Paulo Torres, co-piloto de João Oliveira (com 40 pontos) e Nuno Gonçalves, navegador de Etelvino Carvalho (com 36 pontos), já que Jorge Amaral (35 pontos), que nas duas provas anteriores acompanhou Rato, estará ausente do Desafio. Tal como nos respectivos condutores, é de apenas quatro pontos a diferença entre ambos, num ‘tempero’ extra que, decerto, ajudará a que o conjunto das duplas se aplique a fundo neste exame. No que se refere a Vânia Paim, que navega Bruno Oliveira, conta com 15 pontos, mais três do que Francisco Cabral, o escudeiro de Rui Lopes.

 Contemplando um percurso que recupera estradões usados nas primeiras edições da prova, em Ribeira de Seda e Avis, ou inéditos, em Ponte de Sor, integrando passagens por zonas já mais habituais, a Baja 500 Portalegre promete marcar a diferença. O arranque para a estrada está agendado para as 14h00 de sexta-feira (1 Novembro), iniciando-se meia hora depois a Super Especial (SS1), desenhada nos arredores daquela capital de distrito. Um aperitivo que contará para a Classificação Final da prova e que, dependendo das condições meteorológicas na região, poderá já apresentar-se bastante revolto e traiçoeiro, pois motos, quads e UTV/buggies antecipam-se ao grupo dos automóveis.

 A partir das 06h45 de sábado as duplas das Mazda BT-50 do Desafio Total Mazda saem do Parque Fechado, rumando a SS2, para o primeiro de dois troços, este com 200 km e com início às 07h15. Pelo meio-dia e depois de uma assistência, um reabastecimento (ambos de 20 minutos) e um reagrupamento (mínimo 10 minutos) os pilotos iniciam os 215 km de SS3. Dependendo da velocidade imposta entre os homens da frente, prevê-se que a prova termine a meio da tarde desse dia, então consagrando-se o nome do vencedor da categoria de Navegadores do Desafio Total Mazda 2013.