• Piloto albicastrense já renovou o título de vice-campeão nacional
• Vitória em Alcoutim foi o ponto alto da temporada
Andre Mendes, aos comandos de um Quad Speedfreak, vai disputar nos dias 1 e 2 de Novembro a Baja 500 Portalegre, aquela que é a mais importante e mítica competição nacional de todo-o-terreno e que conta com uma enorme projeção internacional.
O jovem albicastrense, que esteve em grande nível ao longo de toda a temporada, apresenta-se na prova alentejana com o título de vice-campeão nacional já assegurado e disposto a lutar por um lugar no pódio, de preferência a posição mais alta.
Ao longo de 2013, André Mendes alcançou uma vitória na Baja TT Terras de Alcoutim e por quatro vezes foi segundo classificado. Apenas a desistência na prova de abertura da temporada o impede agora de partir para a prova organizada pelo ACP em condições de discutir o título de campeão.
André Mendes sabe que triunfar na prova que lançou o todo-o-terreno em Portugal, ainda ele não tinha nascido, seria um feito incrível, mas mesmo tendo consciência das dificuldades que vai ter de enfrentar para o conseguir, o piloto acredita que vale a pena lutar por isso:
“Vou partir para a prova de Portalegre sem qualquer tipo de necessidade de defender um resultado no campeonato. Os títulos já estão atribuídos, pelo que apenas tenho de me concentrar na corrida, esforçar-me por fazer o meu melhor, andar bem e contar com a excelente máquina que tenho ao meu dispor. Tenho um adversário que já mostrou ser fortíssimo, a quem apenas consegui ganhar uma corrida esta temporada e que também vai querer vencer, como outros que vão participar nesta fabulosa prova. Mas acredito que tenho a minha quota-parte de hipóteses e vou trabalhar para que possa chegar à vitória. Se não o conseguir quero pelo menos terminar num lugar de pódio”, salienta o jovem André Mendes.
A Baja 500 Portalegre arranca no derradeiro dia do mês de Outubro, com a realização das verificações administrativas e técnicas. No dia seguinte, 1 de Novembro, terá lugar uma Super Especial, num setor seletivo com 5,52 km, cujo resultado definirá a ordem de partida para a etapa do dia seguinte, tendo em conta a particularidade do regulamento que irá permitir aos cinco mais rápidos escolher uma posição de largada entre os 20 primeiros. A etapa do dia seguinte terá uma extensão total de 380 km.
Classificação do Campeonato Nacional de TT / Quads (após seis provas)
1º Beto Borrego, 108 pontos; 2º André Mendes, 88; 3º Rui Cascalho, 65; 4º Luís Engeitado, 57; 5º António Moreira, 50.