quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Campeonatos discutem-se na Baja Portalegre 500

É já no próximo dia 31 de Outubro que tem início a 27ª Edição da Baja Portalegre 500, prova que marca o final dos calendários de Todo-o-Terreno nacionais e internacionais, e que se reveste de extrema importância para vários dos 214 pilotos inscritos nas duas e quatro rodas. E se no que toca aos Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno (automóveis), Quads e UTV/Buggy, e à Taça FIA de Bajas os Campeões de 2013 já são conhecidos, o mesmo já não se pode dizer das restantes competições que fazem parte da prova do Automóvel Club de Portugal.

 No que respeita à Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno, Krzysztof Holowczyc (Mini All4 Racing) está em excelente posição para se sagrar Campeão na bela cidade de Portalegre. Sem a oposição dos dois primeiros classificados Jean-Louis Schlesser e Nani Roma, o polaco necessita apenas de dez pontos para levar de vencida a competição. Mas não é tudo. A classificação dos T2 também está em aberto, aqui com o despique a ser entre Alexander Baranenko e Rómulo Branco. O russo conta com 14 pontos de vantagem depois do luso-angolano ter ficado a zeros na Baja da Polónia e não viu o seu protesto ser aceite, pelo que terá de se apresentar ao seu melhor nível para anular a diferença e garantir a coroa.

 Já no Campeonato Absoluto de Motos o panorama apresenta-se mais emocionante, com António Maio e Mário Patrão a levar a luta pela glória até à meta. Separados por três pontos, tudo pode acontecer nesta jornada decisiva. Maio nem necessita de terminar à frente do rival, mas para Patrão isso pode não bastar, já que dada a diferença pontual e os resultados obtidos ao longo da época o piloto da Suzuki tem que garantir mais quatro pontos que o actual líder.

 Em relação às competições que já estão decididas, Miguel Barbosa conquistou o sexto ceptro na pretérita jornada, em Idanha a Nova, o mesmo se passando com Nuno Fortunato Tavares, a fechar a corrida ao título dos UTV/Buggy, e com Roberto Borrego no que toca ao ceptro absoluto dos Quads. Já o italiano Alessandro Ruoso, nas 450cc, e o piloto de São Marino Alex Zanoti, mais de 450cc, arrebataram os ceptros nas respectivas categorias na ronda marroquina do calendário.

 Em termos competitivos, e como em outros anos, a prova contará com um só Sector Selectivo de 400 km em linha para Motos, Quads e UTV/Buggy, e com o já conhecido figurino de dois SS para o Automóveis, o primeiro com 170 km e o segundo com 230 km, distâncias que serão disputadas na totalidade ao longo do dia de sábado, isto depois do Prólogo de sexta-feira determinar a ordem de partida.

 Parte integrante desta Baja Portalegre 500 será também a Mini Baja. Dando continuidade ao que se revelou uma ideia de sucesso, o ACP Motorsport volta a desafiar os mais novos a participarem na Mini Baja no dia 1 de Novembro. Dedicada em exclusivo às duas rodas, a final será disputada na totalidade do percurso do Prólogo, enquanto os pilotos mais velhos vão contar com maior quilometragem.

 Estão assim reunidos todos os ingredientes para uma grande e emocionante festa do Todo-o-Terreno à qual o público, certamente, não recusará a chamada.