Terminou ao final da tarde de hoje a segunda prova pontuável para o Desafio Total Mazda, a Baja TT Idanha-a-Nova. O evento levado a cabo pela Escuderia de Castelo Branco contou com enorme animação, especialmente no tocante à competição organizada pela Mazda Motor de Portugal e pela Total. A verdade é que a luta pelos lugares da frente durou praticamente durante 320 quilómetros, tantos quantos compunham este segundo dia de competição na prova raiana.
Uma vez mais, as Mazda BT-50 do Desafio Total Mazda mostraram estar à altura das maiores exigências, desta feita num evento marcado por condições climatéricas extremamente adversas. A dupla João Oliveira/Paulo Torres levou a melhor em Idanha-a-Nova, numa prova em que contenção foi a palavra de ordem. João Oliveira revelou no final que “tivemos alguns problemas e na segunda volta, por exemplo, rodámos muitos quilómetros sem travões. A verdade é que mantivemos sempre um andamento muito controlado, tentando não correr riscos. O resultado final foi excelente...”
Uma série de percalços afectaram a prova da dupla Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves que chegaram a estar parados com o motor “calado” numa ribeira. A verdade é que a tenacidade do piloto de Portalegre ajudou na conquista de mais um importante segundo lugar no Desafio Total Mazda: “Foi muito duro! Tivemos problemas de travões, furámos e o “macaco” quebrou, enfim, nem sei como conseguimos chegar aqui,” esclareceu Etelvino Carvalho.
Bruno Oliveira/Vânia Paim chegaram apostados em fazer esquecer os desaires anteriores e mesmo sem regressarem a casa totalmente satisfeitos, o terceiro lugar no Desafio é um prémio para a forma abnegada como se entregaram numa prova das mais duras que realizaram: “a bomba central de travões apoquentou-nos durante todo o dia e isso condicionou muito o nosso andamento. O terceiro lugar é bom, face ao tanto que tivemos que enfrentar aqui em Idanha-a-Nova,” afirmou Bruno Oliveira.
No quarto lugar em termos de Desafio ficou a dupla Rui Lopes/Francisco Cabral que depois uma primeira parte do sector sem problemas de Maio, na segunda metade ficaram retidos num morro em consequência de uma saída de estrada. Igualmente pouco afortunado nesta segunda ronda do ano, João Rato/Jorge Amaral tiveram de contentar-se com o quinto lugar entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda. O piloto alentejano vencedor do Desafio nos últimos dois anos parecia ter tudo para garantir o segundo lugar na prova, mas uma penalização atribuída no final retirou-lhe essa possibilidade e ainda a liderança da competição, que passou para as mãos de João Oliveira.
A próxima prova do Desafio Total/Mazda terá lugar por ocasião da Baja 500 Portalegre, que terá lugar nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro.
Classificação Desafio Total Mazda (Após a Super Especial):
1º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50/Santogal), 6h13m57,67s
2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50/Elpídio e Horacio), 6h35m50,56s
3º Bruno Oliveira/Vânia Paim (Mazda BT-50/Hydraplan), 6h41m31,96s
4º Rui Lopes/Francis Cabral (Mazda BT-50/Hydraplan), 6h57m04,21s
5º João Rato/Jorge Amaral (Mazda BT-50/ Xanauto), 7h03m04,21s
Desafio Total Mazda (Após duas provas)
1º João Oliveira, 40 pontos
2º Etelvino Carvalho, 36
3º João Rato, 35
4º Bruno Oliveira, 15
5ºs Miguel Paião e Rui Lopes, 12