Teve lugar ao início da tarde nos arredores de Idanha-a-Nova a Super Especial da prova que marca o regresso à competição das Mazda BT-50 do Desafio Total Mazda. Foi sob uma chuva diluviana que as cinco formações inscritas na Baja TT Idanha-a-Nova se fizeram à pista para a dupla passagem pela Super Especial que compunham este primeiro dia da prova levada a cabo pela Escuderia de Castelo Branco.
Pois as unidades que disputam o Desafio Total Mazda causaram furor neste debute na prova raiana, com a dupla da Xuxas Team Sport João Rato/Jorge Amaral a garantir nada mais nada menos que o sexto lugar em termos de geral, liderando, a classificação do Desafio. Sem correr riscos, até porque os perigos ao longo da pista eram muitos, o piloto de Portalegre rodou “sem problemas. Foi um dia calmo em que apenas quisemos rolar de forma segura numa especial que, devido à chuva, se tornou muito exigente e perigosa.”
O segundo melhor do Desafio foi o também portalegrense Etelvino Carvalho, que paralelamente a garantir o 10º melhor tempo à geral, mesmo tendo cumprido a prova com “a visibilidade muito condicionada, porque o pára-brisas andou quase sempre embaciado. Podíamos ter sido mais rápidos, mas a verdade é que a pista estava muitíssimo escorregadia.”
Muito prejudicado “por ter alcançado na pista um carro mais lento que não nos deixou ultrapassar”, Bruno Oliveira/Vânia Paim tiveram de contentar-se com a 11ª posição no final do dia, terceiros do Desafio Total/Mazda, à frente de João Oliveira/Paulo Torres, que fizeram o melhor possível “sob condições muito complicadas, especialmente por causa da lama...” A encerrar o pelotão Mazda em prova ficaram os regressados Rui Lopes/Francisco Cabral, 20ºs ao cabo de um dia a BT-50 da equipa Solar do Bitoque rolou “sem quaisquer tipo de problemas. Andámos com cuidado até porque ainda há muita prova pela frente”.
O Sector Selectivo de amanhã, com 325 Kms, arranca pelas 12h45. O final da prova está previsto para as 18h00.
Classificação Desafio Total Mazda (Após a Super Especial):
1º João Rato/Jorge Amaral (Mazda BT-50/ Xanauto), 19m07,21s
2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50/Elpídio e Horacio), 20m00,56s
3º Bruno Oliveira/Vânia Paim (Mazda BT-50/Hydraplan), 20m08,96s
4º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50/Santogal), 20m49,67s
5º Rui Lopes/Francisco Cabral (Mazda BT-50/ Hydraplan), 23m47,21s