• Mário Patrão, Beto Borrego e Nuno Tavares lideram os respetivos campeonatos
• Hélder Rodrigues presente na prova beirã
• Dois pilotos angolanos na competição Buggy/UTV
Depois de quase dois meses e meio de interregno o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno está de regresso. Proença-a-Nova e Oleiros recebem a quinta jornada desta temporada de 2013, numa corrida organizada pela Escuderia de Castelo Branco.
Trio Patrão, Maio e Ferreira ao ataque do título
O campeão nacional Mário Patrão, aos comandos de uma Suzuki, lidera o campeonato depois de um terceiro lugar no Ervideira Rali TT, uma vitória alcançada no Raid TT a Góis e dois segundos lugares no Raid TT da Ferraria e na Baja TT Terras de Alcoutim. A segunda posição é ocupada por António Maio (Yamaha) que venceu na Baja TT Terras de Alcoutim e que tem apenas menos dois pontos. O terceiro classificado, Luís Ferreira (KTM) regista duas vitórias, mas tem menos uma pontuação já que foi forçado a abandonar, devido a uma queda, em Góis.
Hélder Rodrigues (Honda), que apenas tinha estado presente no Ervideira Rali TT, regressa agora às provas nacionais.
Entre as motos da classe TT1 a liderança pertence a David Megre (KTM) piloto que venceu três das quatro provas já disputadas. A classe TT3 é liderada por Fidelino Rino (Yamaha), piloto que soma três segundos lugares e um terceiro.
Beto Borrego é favorito entre os Quads
Apesar de a Baja TT Terras de Alcoutim ter interrompido um percurso de 11 triunfos sucessivos de Beto Borrego, na competição destinada aos Quad o atual campeão continua a ser o grande favorito. A 2ª posição da classificação absoluta é ocupada por André Mendes, o piloto de Castelo Branco que conquistou o triunfo na prova algarvia, enquanto a terceira posição pertence agora a Luís Engeitado que simultaneamente lidera a categoria Stock.
Buggy/UTV prometem espetáculo
Na categoria de Buggy/UTV, Nuno Tavares o jovem piloto que venceu as duas provas iniciais e soma ainda dois segundos lugares, lidera o campeonato à frente da dupla campeã nacional em 2012, João Lopes/Bruno Santos, também em Polaris, equipa que triunfou nas outras duas corridas. A terceira posição é ocupada pelo espanhol Robert Gallard piloto que também se apresenta aos comandos de uma destas máquinas americanas.
Novidade na prova beirã é a passagem de Luís Caseiro de um Polaris 800, com o qual conseguiu brilhantes resultados, para um XP 900 o que o coloca como um dos candidatos à vitória na prova. Uma corrida onde o campeão 2011, Rui Serpa tinha previsto estrear-se aos comandos de um Polaris, mas onde voltará a marcar presença no Rage com que habitualmente triunfa nos prólogos.
Novidade é também a presença de dois pilotos angolanos. Rodrigo Morais vai pilotar um Articat, enquanto Debora Almeida terá a seu cargo a condução do JB 1300. Com a já habitual presença de Dorothee Ferreira a prova contará assim duas senhoras nesta disciplina, a que se junta a presença de Ariana Pinto nas duas rodas.
A Baja TT Proença-Oleiros arranca no Sábado com uma passagem por uma super especial com 9,77 km de extensão para, no Domingo, ser disputado um sector seletivo com uma distância de 92,30km e outro com 150,27 km.