• Piloto luso angolano terminou com uma vantagem de 4m32s para o 2º T2
• Taça do Mundo prossegue na Polónia dentro de duas semanas
O piloto luso angolano Rómulo Branco, acompanhado pelo seu habitual navegador João Serôdio, impôs-se entre os concorrentes inscritos na Categoria T2 na Hungarian Baja, a quinta etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. Com este resultado Rómulo Branco é o novo líder da Taça do Mundo com quatro pontos de vantagem sobre Alexander Baranenko, piloto que, com uma diferença de 4m32s, terminou na 2ª posição entre os T2.
Em termos absolutos o vencedor da Hungarian Baja foi o espanhol Nani Roma em Mini que terminou a corrida com uma vantagem de 42s para o polaco Krzysztof Holowczyc em máquina idêntica.
A etapa de hoje compreendia uma dupla passagem por um setor seletivo com 98 quilómetros, disputado nos arredores de Pápa, na Hungria, mas que acabou por ver a sua distância reduzida em duas dezenas de quilómetros, por uma questão de segurança já que havia uma ameaça de fogo, numa zona do percurso.
Entre os T2, Alexander Baranenko, aos comandos de um Toyota Land Cruiser, foi o mais rápido na primeira passagem ganhando 14s ao Mitsubishi Pajero pilotado por Rómulo Branco. O luso angolano atacou na segunda passagem e ganhou 1m14s ao seu direto adversário, o piloto russo que entrou para esta prova na liderança a Taça do Mundo.
Na terceira posição terminou o brasileiro Marcos Moraes, tal como Rómulo Branco inscrito pela Ralliart Itália e aos comandos de um Mitsubishi Pajero.
Na classificação absoluta Krzysztof Holowczyc foi o mais rápido na primeira passagem do dia, situação que se inverteu da parte da tarde, com o melhor tempo a pertencer a Joan Roma. No cômputo geral o piloto espanhol somou 4h01m49s, menos 42s que o seu companheiro de equipa. O terceiro classificado foi o venezuelano Nunzio Coffaro, aos comandos de uma Toyota Overdrive, já a uma apreciável distância de 22m28s para o vencedor. Na classificação geral a dupla Rómulo Branco/João Serôdio alcançou ainda um magnífico 7º lugar absoluto a 51m37s de Nani Roma.
Com mais esta magnífica vitória, que se vem juntar ao triunfo recentemente obtido na Baja Espanha Aragón, o piloto luso angolano Rómulo Branco passou para a liderança da Taça do Mundo com quatro pontos de vantagem sobre Alexander Baranenko.
“Estou naturalmente muito satisfeito por ter alcançado uma nova vitória, resultado que me permite passar para a liderança da Taça do Mundo”, salientou no final da corrida Rómulo Branco, que acrescentou: “O troço de hoje era bastante diferente do de ontem. Mais rápido, com menos saltos, mas sempre em pistas estreitas e muitas vezes entre árvores. Gostei bem mais deste do que do anterior. Na primeira passagem joguei um pouco à defesa, mas o meu mais direto adversário ganhou apenas poucos segundos e na segunda passagem, com a noção já mais precisa de onde podiam estar os perigos, forçámos o andamento e ampliámos a nossa vantagem”.
Classificação Final da Baja Hungria
1º Nani Roma/Michel Perin (Mini), em 4h01m49s;
2º Krzysztof Holowczyc/Andreas Schulz (Mini) , a 42s;
3º Nunzio Coffaro/Daniel Meneses (Toyota), a 22m28s;
4º Miroslav Zapletal/Maciej Marton (H3), a 25m56s;
5º Pal Lonyal/Robert Nyeste (BMW), a 39m10s;
…
7º Rómulo Branco/João Serôdio (Mitsubishi), 1º T2, a 51m37s;
8º Alexander Baranenko /Roman Elagin (Toyota), 2º T2, a 56m09s.