• Motor e turbo muito debilitados obrigam Rómulo a estratégia de sobrevivência
• Piloto e equipa vão fazer tudo para terminar a prova
Infelizmente para a dupla Rómulo Branco/João Serôdio as suspeitas de que o tubo de óleo roto no prólogo poderia ter danificado a mecânica do seu Mitsubishi Pajero confirmaram-se e a equipa que lidera a Taça do Mundo na Categoria T2 está de momento limitada a fazer todos os seus esforços por conseguir levar a sua máquina até ao final da Baja da Polónia para perder o menor número de pontos possível para o seu direto adversário.
O piloto luso angolano conseguiu cumprir o primeiro dos dois setores seletivos depois de na ligação inicial ter sido forçado a prescindir do turbo e rodou muito cautelosamente para efetuar o mínimo exigido pelo regulamento para se manter na classificação desta sexta etapa da Taça do Mundo.
O polaco Krzysztof Hołowczyc, aos comandos de um Mini All 4 Racing da equipa X-Raid lidera a classificação geral absoluta com o tempo total de 4h19m14s tendo uma vantagem de 1m03s sobre a dupla russa Zheludov/Rudnicki em Toyota Hilux Overdrive equipa que foi a mais rápida no primeiro setor seletivo. Na terceira posição está a dupla venezuelana Coffaro/Meneses, também em Toyota, a 2m09s.
Entre os T2 o mais rápido no dia de hoje foi Marcos Moraes, aos comandos de um Mitsubishi Pajero que, tal como o de Rómulo Branco, é assistido e inscrito pela Ralliart Itália. O piloto brasileiro tem agora uma vantagem de 26m54s sobre o russo Baranenko, em Toyota Land Cruiser, piloto que, na Taça do Mundo, está a apenas 4 pontos do piloto luso angolano e portanto com perspetivas de regressar à liderança.
“Como ontem não houve tempo para testar o carro após o prólogo, saímos do parque fechado preparados para a eventualidade de o turbo não estar em condições e de termos de ser nós a fazer as operações necessárias para posteriormente cumprimos a etapa com o motor em modo atmosférico já que pelo facto de estarmos inscritos em T2 isso impede-nos de o substituirmos”, salientou Rómulo Branco que acrescentou:
“Com o tempo perdido acabámos por arrancar para o setor seletivo com alguns minutos de atraso e sabendo que teríamos de cumprir mais de centena e meia de quilómetros de um duro e complicado setor seletivo em condições muito precárias mas que teríamos de dar o tudo por tudo para o conseguir. Felizmente que conseguimos, mas ainda temos de amanhã repetir a dose”.
Rómulo Branco terminou o dia fortemente penalizado, mas em 6º lugar entre os T2. Amanhã os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um setor seletivo de 79,05 km, sendo que o piloto luso angolano e o seu navegador terão de, no mínimo, completar a primeira passagem e chegar até à meta para conseguirem terminar classificados.