• Piloto regressa aos comandos de um Mitsubishi Pajero
• Dupla Rómulo Branco/João Serôdio em 2º lugar na Taça do Mundo T2
De 18 a 21 de Julho a região de Aragão, em Espanha, recebe os concorrentes à 30ª edição daquela que é a mais antiga competição europeia de todo-o-terreno. Integrada na Taça do Mundo, da qual é a sua quarta jornada, a prova espanhola terá este ano como base a cidade de Teruel, depois de ao longo dos anos ter sido Saragoça a receber a caravana da prova.
A dupla Rómulo Branco/João Serôdio, única formação lusa a disputar todas as anteriores jornadas da Taça do Mundo, irá apresentar, nas verificações administrativas e técnicas que na 6ª feira de manhã terão lugar em Teruel, um Mitsubishi Pajero, que irá competir na Categoria T2. Esta é a mesma máquina que, inscrita por uma equipa italiana, já foi este ano utilizada na Baja Itália, competição onde a dupla conquistou um excelente segundo lugar na sua categoria.
Uma posição que, depois de realizadas as duas provas que tiveram lugar no Médio Oriente, a equipa mantém na classificação instituída pela FIA para estas máquinas T2, cujo regulamento as obriga a estar tecnicamente bastante próximo da viatura 4x4 original.
Este ano de 2013 tem sido para Rómulo Branco, bem como para o seu navegador João Serôdio, um ano de estreias. Na Baja Itália, a jornada de abertura da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, o piloto conduziu pela primeira vez um Mitsubishi Pajero depois de uma curta sessão de treinos na véspera da prova. O mesmo aconteceu em Abu Dhabi, prova onde a opção do piloto recaiu num Nissan Patrol, viatura mais adequada às corridas de deserto e onde a dupla se aventurou pela primeira vez. Na prova seguinte, disputada no Qatar, na sua segunda abordagem a corridas de deserto, a equipa já repetiu a utilização do Nissan Patrol.
Agora, de regresso à Europa, a opção voltou a recair no Mitsubihi Pajero, máquina idêntica à de um dos grandes rivais para esta jornada espanhola. De facto a formação brasileira Marcos de Morais/Carlos Sachs venceu a prova italiana e está apenas um ponto atrás da dupla portuguesa. Na liderança da Taça do Mundo T2 está a equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin que, aos comandos de um Toyota Land Cruiser 200, ganhou alguma vantagem ao vencer Sealine Cross Country Rally, a prova disputada no Qatar. Baraneko soma 74 pontos contra 58 de Rómulo Branco e 57 do piloto brasileiro.
Para Rómulo Branco a prova espanhola onde agora vai participar pela terceira vez consecutiva foi, em 2011, o palco da sua internacionalização. Nesse ano e aos comandos de uma Isuzu D Max o piloto subiu ao pódio no final da corrida, ao classificar-se em 3º lugar na Categoria T2. Para a corrida deste ano o piloto tem uma postura bastante cautelosa.
“A Baja España Aragón é uma corrida com um tipo de percurso que me agrada bastante e onde me sinto bastante à vontade. Será todavia apenas a minha segunda corrida com o Mitsubishi Pajero e numa prova com características muito diferentes das da Baja Itália”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Temos de ser muito cautelosos. Vamos tentar estudar bem o prólogo para conseguir aí uma boa posição de partida para a corrida e depois, nos diversos sectores selectivos, imprimir um andamento forte mas com uma margem de segurança que seja suficiente para evitar surpresas. Nestas máquinas da Categoria T2 cada corrida exige uma estratégia muito rigorosa de gestão, a que acresce o facto de estarmos também a disputar a Taça do Mundo”.
Desportivamente a Baja Espña Aragón começa com uma Super Especial de 6,5 quilómetros que se disputa no final da tarde de 6ª feira. No Sábado os pilotos terão pela frente dois sectores selectivos com um total de 364 quilómetros que voltaram a ser utilizados no Domingo.