• Piloto luso angolano triunfa pela primeira vez em prova da Taça do Mundo
• Dupla Rómulo Branco/João Serôdio a 3 pontos da liderança
O piloto luso angolano Rómulo Branco conquistou hoje em Espanha a sua primeira vitória numa competição da Taça do Mundo ao triunfar na Categoria T2 da Baja Aragón. Com este resultado o piloto e o seu navegador João Serôdio confirmaram que são sérios candidatos ao título mundial reduzindo para apenas três pontos a diferença que os separa da equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin que, aos comandos de um Toyota Land Cruiser 200, se mantém na liderança da Taça do Mundo T2.
Aos comandos de um Mitsubishi Pajero, inscrito pela Ralliart Itália, a dupla dominou de início a fim esta quarta jornada da Taça do Mundo e apenas um furo, já na ponta final da corrida, poderia ter comprometido o resultado, fazendo com que a vantagem final para o 2º classificado se cifrasse em apenas 55s, nesta que é a mais antiga competição europeia de todo-o-terreno e que este ano comemorou a sua 30ª edição.
Tal como na véspera Rómulo Branco atacou no primeiro dos dois sectores selectivos disputados o que lhe permitiu ampliar a vantagem para a gerir no troço que se seguiu.
“Estou muito satisfeito. É uma vitória muito importante para este nosso projecto e representa muito para mim. Acho que fizémos tudo bem e mesmo com um furo já nos últimos quilómentros fomos capazes de vencer. A equipa está de parabéns”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Este é o meu primeiro triunfo numa prova da Taça do Mundo e também o de um piloto angolano. Estou muito empenhado em levar um título mundial para Angola, país onde o desporto motorizado está a renascer com muito entusiasmo”.
Na classificação geral desta quarta jornada da Taça do Mundo o domínio pertenceu por completo à Mini, marca que ocupou as quatro primeiras posições, com a vitória a premiar uma excelente corrida de Nani Roma que desta forma somou o seu sétimo triunfo na prova espanhola, sendo quatro de moto e três na categoria auto.
Na Categoria T2 a vitória Rómulo Branco, foi secundada pela dupal espanhola. A terceira posição foipara o espanhol José Hinojo em Toyota Land Cruiser enquanto o terceiro lugar foi ocupado por Evis Borsoi que, tal como o piloto luso angolano se apresentou aos comandos de um Mitsubishi Pajero inscrito pela Ralliart Itália e que terminou com uma desvantagem de 11m12s para o vencedor. A equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin (Toyota Land Cruiser 200) lider da Taça do Mundo T2, terminou a corrida na 4ª posição entre os T2.
A dupla Rómulo Branco / João Serôdio terminou a corrida na 12ª posição absoluta a apenas 7s do Mini da equipa X-Raid pilotado por Stephan Schott. Sem o furo o piloto teria conseguido um brilhante Top 10 já que o 10º lugar ficou apenas a 4m32s.