quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Terceira vitória para Francisco "Chaleco" Lopez

- O piloto chileno é o piloto das motas com mais vitórias em etapas neste Dakar, mas Olivier Pain mantém liderança;

- Rúben Faria voltou a estar em destaque, terminando o dia em 2º.

A sexta etapa do Dakar, primeira no Chile, era uma das mais longas disputadas até agora. Entre Arica e Calama, a etapa tinha uma longa especial de 436 Km's que trouxeram algumas mudanças na classificação.

Francisco Lopez, com a sua nova KTM, voltou a vencer uma etapa nesta edição do Dakar, a primeira no seu país. O chileno rodou durante a primeira metade da especial na segunda posição, mas nos quilómetros finais conseguiu impor-se face aos seus adversários, terminando o dia com uma vantagem de 2 minutos e 34 segundos para o segundo melhor da etapa, que foi o português Rúben Faria. O facto de Cyril Després ainda não ter tido problemas tem permitido a Faria alcançar bons resultados e por isso hoje voltou a estar em destaque.

Na 3ª posição ficou, precisamente, o seu "patrão", Cyril Després. O francês vencedor da última edição do Dakar perdeu 3 minutos e 48 segundos para Lopez, mas ganhou algum tempo aos pilotos que seguiam à sua frente na classificação geral.

Kurt Caselli surpreendeu no dia de hoje ao efectuar o 4º melhor tempo, tal como Alessandro Botturi que carimba mais um resultado no Top 5. O americano parece estar a habituar-se a este novo "Mundo" e o resultado de hoje é a prova disso mesmo. Quanto ao italiano, Botturi, também merece destaque, ele que foi 5º e o melhor não KTM.

Na classificação geral, houve algumas mudanças na frente, apesar de Olivier Pain, o 10º melhor do dia, se manter na frente, agora com uma vantagem mais curta para o novo segundo classificado, Cyril Després. O francês está agora a apenas 2 minutos e 22 segundos. Com a subida de Després ao segundo lugar, foi Casteu quem assumiu o 3º. O piloto da Yamaha caiu então uma posição, depois do 15º lugar na etapa.

Apesar do segundo lugar na etapa, Rúben Faria perdeu uma posição para Francisco Lopez. Assim o português é agora o 5º, mas está a apenas a 8 minutos e 35 segundos do 1º, enquanto Lopez tem uma desvantagem de 6 minutos e 6 segundos para Pain.

Hélder Rodrigues igualou a sua prestação de ontem, repetindo o 8º posto. O principal homem da do Team HRC Honda subiu para o 9º lugar, a pouco mais de 25 minutos do líder.

Nota de destaque para Paulo Gonçalves, que dominou a etapa durante a primeira metade, na frente de Lopez e de Faria. O piloto da Husqvarna acabou por não ser feliz nos derradeiros quilómetros e foi vítima de alguns problemas que o fizeram perder mais de uma hora. Na geral Gonçalves deu mais um "trambolhão", para o 27º lugar.

Quem continua a surpreender é Mário Patrão, que tem melhorado as suas prestações de dia para dia. O piloto da Suzuki foi o 22º e alcançou assim o seu melhor resultado no Dakar. Na geral Patrão continua a subir e já está no 43º lugar.

Pedro Bianchi Prata foi o 50º na etapa.

Classificação da Etapa 6:

1º Francisco Lopez, 2º Rúben Faria, 3º Cyril Després, 4º Kurt Caselli, 5º A. Botturi.

Classificação Após Etapa 6:

1º Olivier Pain

2º Cyril Després +2min22s

3º David Casteu +4min48s

4º Francisco Lopez +6min06s

5º Rúben Faria +8min35s

...

9º Hélder Rodrigues +25min23s

27º Paulo Gonçalves +1h29min14s

43º Mário Patrão +3h03min45s

Foto: Maragni M. / KTM Images