quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Nasser Al-Attiyah domina 6ª Etapa

- O piloto do Qatar alcançou o seu terceiro triunfo, com uma margem superior a 8 minutos para o segundo classificado.

- Carlos Sousa entrou do Top 10, apesar de ter perdido algum tempo na especial de hoje.

A etapa de hoje, entre Arica e Calama, tinha uma longa especial de 438 Km's que criou algumas dificuldades aos concorrentes. Já em solo chileno, a etapa trouxe novas mudanças na tabela classificativa.

Nasser Al-Attiyah impôs desde cedo um andamento muito forte e por isso construiu uma vantagem sobre o segundo classificado que superou os 8 minutos. O piloto do Qatar efectuou a etapa claramente ao ataque, mostrando mais uma vez a competitividade do Buggy do Team Qatar Red Bull, que já venceu 4 especiais. Na segunda posição, a 8 minutos e 36 segundos, terminou Stephane Peterhansel que vê agora a sua liderança ser perigosamente ameaçada. O francês tem apenas 1 minuto e 18 segundos de vantagem para Al-Attiyah.

Robby Gordon voltou a fazer um bom tempo, mas parece que o Hummer não é competitivo o suficiente para lutar com Al-Attiyah nem Peterhansel. Ainda assim, o terceiro posto do dia hoje foi bastante positivo para o americano que na geral está a quase 6 horas do homem do MINI.

Orlando Terranova e Paulo Fiúza voltaram a surpreender e o 4º tempo de hoje revela o excelente trabalho da dupla Luso-Argentina nos 438 Km's da especial. Com um carro um pouco desactualizado face aos MINI e aos Buggies, a verdade é que o X3 CC se comportou de forma exemplar e permitiu a Terranova repetir o 4º posto da etapa 2. Na geral o único piloto com um X3 em prova entrou no Top 10, ocupando precisamente o 10º lugar.

Leonid Novitskiy continua também ele em bom ritmo e tem sido muito regular ao longo das etapas que já se disputaram. Com o 5º lugar na especial o russo manteve o 4º posto, mas aproximou-se de Giniel De Villiers e está a cerca de 2 minutos do piloto da Toyota. O Sul-Africano não foi além do 6º lugar no dia de hoje e tanto ele como Novitskiy estão já algo distantes dos dois primeiros.

Guerlain Chicherit, que ontem sofreu bastante com a falta de direcção assistida, teve hoje um dia bastante positivo. O piloto do Buggy SMG foi o 9º classificado, mas beneficiou do atraso de Nani Roma para subir para o último lugar do Top 5. Quanto ao espanhol da X-Raid, após a vitória de ontem, perdeu hoje mais de 1 hora e caiu para 7º.

Carlos Sousa não se livrou de alguns problemas na tirada de hoje, ainda assim o 12º lugar na etapa permitiu-lhe entrar no Top 10 e ocupa agora a 9ª posição.

Classificação da Etapa 6:

1º Nasser Al-Attiyah, 2º S. Peterhansel, 3º Robby Gordon, 4º Orlando Terranova, 5º Leonid Novitskiy.

Classificação Após Etapa 6:

1º Stephane Peterhansel

2º N. Al-Attiyah +1min18s

3º G. De Villiers +42min31s

4º Leonid Novitskiy +44min47s

5º Guerlain Chicherit +1h16min26s

...

9º C. Sousa / M. Ramalho +2h02min55s

10º O. Terranova / P. Fiúza +2h05min27s

Foto: Red Bull Content Pool