terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mais mudanças na frente, após nova vitória de Barreda Bort

- O piloto espanhol da Husqvarna efectuou uma excelente etapa, ganhando mais de 8 minutos ao segundo classificado;

- Hélder Rodrigues alcançou o melhor resultado desta edição, com um 5º lugar nos 288 Km's cronometrados.

A etapa 4 do Dakar 2013 voltou a trazer mudanças no topo da tabela classificativa. O dia voltou a ser muito duro e muitos já dizem que esta é uma das mais duras edições de sempre do Dakar, que ainda não deu descanso a nenhum dos concorrentes.

Os 288 Km's cronometrados permitiram a Joan Barreda Bort alcançar nova vitória (a segunda nesta edição). O espanhol da equipa oficial da Husqvarna superou em mais de 8 minutos o segundo classificado, que foi Oivier Pain. Barreda revelava no final da etapa que esta é para ele a melhor mota de Ralis Todo-o-Terreno da actualidade e a julgar pelas suas prestações até agora a dúvida fica mesmo no ar, pois seria de esperar uma maior superioridade por parte da KTM e Honda, mas só as próximas etapas o dirão.

Na classificação geral, Barreda subiu para a 4ª posição enquanto Olivier Pain, o 2º melhor do dia, lidera pela primeira vez na sua carreira um Dakar. O francês da Yamaha tem uma vantagem de 2 minutos e 24 segundos para o 2º classificado, que é agora o francês David Casteu, ele que foi o 3º homem do dia, a mais de 10 minutos do vencedor.

Boa etapa para Gerard Farres Guell, que com a sua Honda chegou ao 4º melhor tempo da etapa, na frente de Hélder Rodrigues, que finalmente deu um ar de sua graça, alcançando o seu melhor resultado de 2013. Com o 5º lugar de hoje Rodrigues subiu para 16º, ganhando alguns minutos aos primeiros. O "ponta-de-lança" da Honda está a cerca de 22 minutos e Pain.

Cyril Després não foi hoje além do 15º posto, o que o fez cair para 3º da geral, agora a cerca de 3 minutos do líder. O piloto da KTM revelou no final da etapa que está a manter a táctica que tinha planeado, não correndo quaisquer riscos, quando ainda estamos numa fase inicial da corrida.

Quem fecha o Top 5 da geral é Jordi Viladoms, o 8º de hoje, na frente do melhor português que continua a ser Rúben Faria. O aguadeiro de Cyril Després voltou a fazer uma boa etapa hoje, sendo o 6º melhor, sendo essa mesma posição que ocupa na geral.

Paulo Gonçalves não teve a mesma sorte de ontem e hoje não foi além do 18º lugar e sendo assim caiu para 21º na geral.

Uma das notas de destaque do dia vai para Mário Patrão que, tal como Hélder Rodrigues, atingiu a sua melhor marca no Dakar, sendo o 32º na etapa. Com este bom resultado Patrão continua a subir lugares na classificação geral. O único piloto Suzuki desta edição é agora 65º, enquanto Pedro Bianchi Prata entrou no Top 50, sendo o 49º da geral.

Classificação da Etapa 4:

1º J. Barreda Bort, 2º Olivier Pain, 3º David Casteu, 4º Farres Guell, 5º Hélder Rodrigues.

Classificação Após Etapa 4:

1º Olivier Pain

2º David Casteu +2min24s

3º Cyril Després +3min09s

4º Barreda Bort +5min38s

5º Jordi Viladoms +7min22s

6º Rúben Faria +8min39s

...

16º Hélder Rodrigues +22min15s

...

21º Paulo Gonçalves +24min47s

...

49º P. Bianchi Prata +1h50min43s

...

65º Mário Patrão +2h33min23s

Foto: DPPI/Dakar.com