sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nuno Matos (3º) no “lugar certo” para enfrentar a segunda e decisiva etapa do Rali TT Serras do Norte

 Líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) garantiu esta tarde a terceira marca absoluta nas duas passagens pela Super Especial (10,3 km) que abriu as hostilidades da prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães

 Piloto de Portalegre considera ideal a posição em que vai largar para a decisiva etapa de amanhã, composta por duas passagens a um Setor Seletivo de 120 km, com início agendado para as 9h20 deste sábado

Garantindo por duas vezes o terceiro melhor tempo absoluto no percurso de 10,3 km que o Motor Clube de Guimarães delineou em parte da classificativa da Lameirinha – por várias vezes utilizada no antigo figurino mundial do Rali de Portugal –, Nuno Matos e Filipe Serra concluíram o primeiro dia competitivo do Rali TT Serras do Norte no terceiro lugar da geral provisória, embora a apenas 18s da liderança.

Num percurso bastante técnico e algo escorregadio, mas que o atual líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno classificou de “espectacular e muito divertido”, tudo acabou por correr de feição ao piloto do Astra Proto, sobretudo tendo em conta a ordem de partida que mais lhe convinha para enfrentar a mais longa e decisiva etapa do rali:

“Apesar das diferenças finais terem sido relativamente curtas, confesso que estou naquela que é, para mim, a posição ideal para enfrentar a etapa de amanhã. De facto, ao ser o terceiro carro a largar para a pista, poderei controlar melhor a minha prova e a dos meus adversários mais diretos, o que para mim é uma importante vantagem”, admite Nuno Matos.

De resto, e confirmando as impressões recolhidas na véspera, o piloto de Portalegre mostrou-se “extremamente satisfeito” com o comportamento do seu Astra Proto nesta Super Especial realizada em Fafe, situação que, desde logo, abre ótimas perspetivas ao primeiro vencedor do ano neste regresso do Rali TT Serras do Norte ao calendário principal da modalidade.

O objectico é garantir novo pódio

A dupla Ricardo e Manuel Porém vai disputar o Rali TT Serras do Norte, com ambições renovadas, depois do pódio conseguido em Reguengos; Garantir de novo um lugar entre os três melhores está nos objetivos da equipa. A equipa está confiante!

O terceiro lugar conquistado em Reguengos de Monsaraz, colocou a equipa de Leiria, na sétima posição geral do Campeonato Absoluto, apenas a 10 pontos da liderança, o que deu novo alento a todos, sendo por isso decidido continuar a disputar o CPTT 2012, encarando as participações, prova a prova.

O PRF BOMCAR racing team vai para o Serras do Norte confiante na fiabilidade conseguida pela equipa técnica, que trabalhou muito o BOMCAR Serie 1 Proto, que parece estar pronto para ajudar a conseguir um bom resultado:

“O resultado conseguido em Reguengos, não sendo o melhor, estava dentro dos nossos objetivos, que passavam por afastar de vez a má sorte, que nos perseguia desde o ano passado. Andámos bastante bem, sem forçar, sem arriscar e conseguimos ficar no pódio, o que nos encheu de esperança. Não houve quaisquer problema ao nível de transmissões e semi-eixos e o mesmo aconteceu durante os testes que realizámos ainda antes desta prova, pelo que não nos parece possível que a fiabilidade vá ser um problema nas Serras do Norte, prova que vai ser um pouco desconhecida para nós, mas que está desenhada numa zona de pisos mais parecidos com os ralis, pelo que será necessário adquirir o ritmo adequado, para não haver surpresas.”

Esta participação apenas pode ser programada depois da confirmação da HRV como um novo sponsor, mas o PRF BOMCAR racing team, continua sem ter a época definida, pelas razões orçamentais apontadas desde o início do ano. O futuro será definido, depois de analisados os resultados conseguidos no Serras do Norte e um bom resultado poderá dar o alento necessário para que possamos continuar.

O Rali TT Serras do Norte disputa-se no próximo fim de semana na zona de Fafe, sendo dividida em duas partes distintas: Sábado, 29 de Junho, uma Super-Especial com 10,3 Kms e no dia seguinte, Domingo 30, um percurso com um total de 240 Kms, dividido em dois sectores seletivos, com assistência a meio, em Ribeira de Pena, sendo a partida e chegada na cidade de Fafe.

A Super- Especial começa no Sábado às 15h20 e o Sector Seletivo de Sábado, inicia-se às 09h20 de Domingo, pelo que esperamos por todos para garantirem uma vez mais o apoio à equipa do BOMCAR érie 2 Proto, do PRF BOMCAR racing team, que conta com os apoios da PRF, BOMCAR, CASTROL, FEDIMA, SPIKE, HRV e TERMOCOMPO.

Pedro Barroco foi o mais rápido nos saltos de Lameirinha

Pedro Barroco foi o mais rápido no conjunto da dupla passagem pela Super Especial do Rali TT Serras do Norte, segunda jornada do Desafio Total/Mazda 2012, num troço disputado na região de Fafe, utilizando parte da conhecida classificativa de ralis de Lameirinha.

O piloto conseguiu impor a sua pick-up Mazda às sete idênticas conduzidas pelos seus adversários, deixando João Rato e Miguel Paião respectivamente a 3,59 e 13,58 segundos, no acumulado das duas voltas. Registe-se a presença de três BT-50 no top-10, ocupando respectivamente os 6º, 7º e 10º lugares.

“Estou naturalmente satisfeito com este resultado, que nos permite sair à frente amanhã, o que é uma novidade para mim”, referiu Pedro Barroco, não sabendo ainda a estratégia que irá adoptar amanhã para a dupla passagem pelo único Sector Selectivo (de 120 km, na zona de Ribeira de Pena) com este ligeiro avanço entre os oito participantes nesta prova do Desafio Total/Mazda 2012. “De facto, ainda não decidimos o que fazer amanhã. Dependerá de várias condições”, refere, não abrindo o jogo.

Já João Rato disse ter sido “prejudicado pela centralina, que entrou em carga e desligou o carro por quatro vezes, para além do tipo de troço não ser muito do meu agrado, nomeadamente na zona dos precipícios”, apostando para amanhã na recuperação do tempo perdido, “que não é significativo”. Enquanto, isso, Miguel Paião, o terceiro mais rápido, comentou que “se na primeira passagem o piso estava muito solto pelo que não se podia sair dos trilhos, na segunda a coisa melhorou um bocado e com mais tracção conseguimos tirar mais partido do troço”.

O restante escalonamento entre as Mazda BT-50 agrupou Durval Costa, já a quase 35 segundos de Barroco, Carlos Pinto, a menos de 5 segundos de Costa, e Etelvino Carvalho, que perdeu 56 segundos, derivado dos muitos problemas sentidos na suspensão traseira.

Destaque ainda para o capotamento do regressado Rui Lopes na primeira passagem, na zona do salto, acidente que não provocou danos na equipa, mas que impediu a chegada ao final e, depois, que disputasse a segunda volta. E nesta a paragem de Bruno Oliveira no troço com problemas de alimentação de combustível.

A Super Especial em Resumo

Na primeira volta aos 10,3 km do percurso delineado pelo Motor Club de Guimarães para a Super Especial, Barroco foi o mais rápido (8º tempo da geral, com 9m56,12s), deixando Rato a 1,82s e Oliveira a 3,97s. Paião e Pinto foram 4º e 5º classificados, respectivamente a 12,26s e 18,48s, com Carvalho a fechar o pelotão das Mazda BT-50, com um tempo 21,63s mais lento do que o de Barroco. Lopes não terminou esta volta, devido ao acidente.

A segunda passagem mostrou-se um pouco mais rápida, com os tempos a baixarem na ordem dos 10 segundos para os pilotos da frente. Barroco foi, de novo, o mais lesto, realizando um 5º tempo à geral (9m46,18s), seguido de Rato (a 1,77s) e agora de Paião (a 8,11s). Costa, Pinto e Carvalho fecharam o lote dos pilotos Mazda, pois Bruno Oliveira ficou parado no troço (perdeu mais de uma hora) e Rui Lopes nem sequer o pôde realizar.

Classificação Geral após a Super Especial:

1º Pedro Barroco/Luís Ferreira 19m42,40s

2º João Rato/Paulo Torres a 3,59s

3º Miguel Paião/Gil Brito a 13,98s

4º Durval Costa/José Motaco a 34,90s

5º Carlos Pinto/Jorge Amaral a 39,38s

6º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves a 56,42s

7º Bruno Oliveira/Vania Paim 1h07m28,42s

8º Rui Lopes/Rui Fernandes *

Nota: * tempo a indicar, dependendo da penalização a atribuir

BP Ultimate Vodafone Team lidera Rali TT Serras do Norte

A equipa BP Ultimate Vodafone entrou com o “pé direito” na edição de 2012 do Rali TT Serras do Norte, com a dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa a garantir o melhor tempo em ambas as passagens pela especial de cerca de 10 quilómetros que compunham a primeira etapa da prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães.

Pois, desta forma, o piloto apoiado pela BP Ultimate e pela Vodafone inicia da melhor forma a implementação da estratégia que delineou para esta terceira prova do ano e que passa por imprimir um ritmo forte que lhe garanta a vitória.

Ainda assim, Miguel Barbosa não teve uma prova isenta de percalços em boa parte “pelo facto de o troço estar muito escorregadio. Porém, conseguimos entrar a ganhar e estamos na posição ideal para atacar e lutar pela vitória durante a etapa de amanhã. Sinto que temos reunidas todas as condições para atingir os objectivos”

A segunda e última etapa desta terceira prova da temporada de 2012 prossegue amanhã com início pelas 9h20. A segunda etapa conta com duas passagens pelo Sector Selectivo de 120 quilómetros. O final da prova esta previsto para as 15h45.

Classificação da 1ª Etapa

1º BP Ultimate Vodafone Team – Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Mitsubishi), 17m49,93s

2º Ricardo Porém/Manuel Porém (BMW Proto), a 6,71s

3º Nuno Matos/Filipe Serra (Opel), a 18,3s

Vitória de Ruben Faria no final do Rally da Sardegna

O último dia do Rally da Sardegna ficou marcado pela vitória de Ruben Faria na ultima super especial do dia. Como já tinha transmitido ontem, Ruben Faria entrou para este último dia ao ataque garantindo logo na primeira super especial o 4º lugar e o 1º lugar na segunda mas uma penalização de 45min do dia anterior não permitiu ao piloto algarvio subir na classificação geral e terminando assim o Rally da Sardegna no 15º lugar

Ruben Faria “Como já tinha referido ontem a etapa de hoje era para atacar e foi o que fiz logo de inicio. Tudo correu na perfeição só que uma penalização de 45min, que ainda não entendi as razões, não me permitiu atingir os meus objetivos. Muito obrigado à minha equipa e aos meus patrocinadores em especial à KTM, Red Bull e Vodafone.”

Classificação da Super Especial 8

1º Botturi KTM 38’04.41

2º Guell KTM 38’08.05

3º Viladoms KTM 38’38.73

4º Ruben Faria KTM 38’58.87

Classificação Geral após a 5ª Etapa

1º Ruben Faria KTM 55’12.62

2º Gonçalves Husqvarna 55’22.94

3º Metge Honda 55’37.60

Classificação Geral Final Rally Sardegna 2012

1º Viladoms KTM 11:47’33.02

2º Botturi KTM 11:57’11.71

3º Coma KTM 11:58’20.05

(...)

15º Ruben Faria KTM 12:51’31.19

Hélder Rodrigues foi 4º e subiu para 3º no Campeonato

Hélder Rodrigues completou hoje a sua participação no Rali da Sardenha, tendo averbado um 4º lugar da classificação final, a escassos 1m25s de Marc Coma, o líder do Campeonato do Mundo.

O piloto do Red Bull Yamaha TMN Team gastou 1h35m40s no somatório das duas especiais que compunham a 5ª etapa e que decorreu entre Arbatax e San Teodoro, com cerca de 80 e 44 quilómetros cronometrados respetivamente. O campeão do mundo terminou o dia na 5ª posição de uma prova que teve como vencedor Jordi Villadoms, seguido de Alessandro Botturi, dois pilotos da equipa italiana Bordoni Ferrari, formação que beneficiava claramente do fator casa.

Para Hélder Rodrigues esta “foi uma prova muito exigente ao nível de concentração, porque é muito complicada no capítulo da navegação, que é bastante diferente daquela que se encontra nas grandes maratonas”, referiu no final da corrida o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team.

Com este resultado Hélder Rodrigues ascendeu ao 3º lugar do Campeonato do Mundo, pese o facto de ter falhado a pontuação na primeira corrida da temporada.

Açores Team com nova imagem na Mazda BT 50

- Vânia Paim regressa ao lugar de navegadora

O Açores Team já tem uma nova decoração para a sua Mazda BT 50 que, a partir de amanhã, vai participar no Rali TT Serras do Norte, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e para o Desafio Total / Mazda.

A equipa agradece a participação e opinião de todos os seus seguidores no Facebook, que ajudaram na escolha da maquete. Foram muitas as opiniões, todas válidas, todas importantes, todas reveladoras de sentido crítico e estético. A maqueta vencedora só podia, no entanto, ser uma e a escolhida foi a versão número três.

Esta escolha, de uma decoração focada no inconfundível verde e no azul do mar açoriano, vai de encontro à génese e missão principal do projeto Açores Team: a divulgação deste destino turístico exclusivo, diferenciado, proporcionador de momentos e experiências únicas.

Com efeito, o desporto, neste caso o motorizado, é um meio de divulgação e, em simultâneo, um fio condutor das ilhas açorianas, que proporcionam excelentes condições naturais e de infraestruturas e equipamentos para a prática de desporto e de atividades de turismo ativo. A maqueta selecionada foi, portanto, a que atribui primazia à personagem principal deste projeto, os Açores, em detrimento da imagem desportiva do Açores Team. A equipa não tem dúvidas de que a imagem dos Açores a “navegar” por território português e espanhol ao longo de 2012, marcará “pontos” e levará mais longe este paraíso aqui tão próximo!

O Açores Team apoiado pela Santogal terá, entretanto, mais uma novidade. Na competição, organizada pelo Motor Clube de Guimarães, que este ano regressa a Fafe e Ribeira de Pena e às pistas que estiveram na origem desta competição, o lugar de navegadora será ocupado por Vânia Paim. Na edição de 2008 da prova nortenha, naquela que foi a jornada de estreia do então Desafio ELF Mazda, Vânia Paim navegou Lígia Albuquerque e a dupla conquistou então uma importante vitória.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ruben Faria desce para oitavo na geral

Com o objetivo de ganhar tempo aos seus adversários mais diretos Ruben Faria começou a super especial de hoje ao ataque mas alguns erros de navegação fizeram-no perder algum tempo não indo além do 14º lugar na etapa e com este resultado ocupa agora o oitavo lugar na geral.

Ruben Faria “Hoje foi uma especial longa com muita navegação. O objetivo hoje era ganhar tempo mas perdi-me algumas vezes o que condicionou o resultado pretendido. A minha KTM está impecável e a equipa está a fazer um excelente trabalho. Amanhã é o último dia com duas especiais onde ainda vou tentar atacar. Muito obrigado a todos os meus patrocinadores em especial à KTM, Red Bull e Vodafone.”

Classificação da 7ª Etapa

1º Villadoms KTM 2:50:27.18

2º Barreda Husqvarna 2:51:54.45

3º Botturi KTM 2:52:53.87

(...)

14º Ruben Faria KTM 2:59:36.03

Classificação Geral após a 5ª Etapa

1º Viladoms KTM 10:13’10.19

2º Coma KTM 10:18’31.09

3º Botturi KTM 10:21’26.13

(...)

8º Ruben Faria KTM 10:32’19.70

Amanhã é o último dia do Rally da Sardegna com duas super especiais onde Ruben Faria tudo irá tentar para subir alguns lugares na classificação geral.

Hélder Rodrigues continua em 4º

O campeão do mundo Hélder Rodrigues foi, hoje, na penúltima etapa do Rali da Sardenha, o melhor português em prova. O piloto do Red Bull Yamaha TMN Team terminou a única especial do dia, que decorreu em Arbatax, em sétimo lugar e com este resultado mantém a quarta posição da classificação geral.

O piloto português gastou 2h55m17,51s na especial de 142 quilómetros cronometrados ficando a 10m54s’80 do primeiro classificado, o espanhol Jordi Viladoms.

Hélder Rodrigues adianta que “foi uma especial complicada. O dia não correu particularmente bem e isso refletiu-se no resultado. Mas, vou continuar a trabalhar para amanhã melhorar a classificação”, referiu o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team.

Amanhã disputa-se a última etapa do Rali da Sardenha que vai decorrer entre Arbatax e San Teodoro. As duas especiais que compõem o dia vão contar com cerca de 80 e 44 quilómetros cronometrados respetivamente.

Xuxas Team Sport Confiante no Rally TT Serras do Norte 2012

A equipa Xuxas Team Sport está a caminho de Fafe para a edição 212 do Rally TT Serras do Norte, prova que acontece dias 29 e 30 de Junho na Ribeira de Pena.

Num ano competitivo de boa memória para a equipa Xuxas Team Sport, todos estão concentrados em atingir os objetivos definidos para esta época, em que os lugares do pódio são claramente ambicionados por toda a estrutura e diversos patrocinadores, mesmo sabendo das particulares dificuldades do traçado das Serras do Norte.

O piloto Xuxas Team Sport João Rato já afirmou que “entrei bem no CPTT, na Baja Carmim ao conseguir um bom resultado á geral e no Rali TT Ervideira conquistei a vitoria no Desafio Total/Mazda, portanto, este ano está a correr-nos muito bem por isso espero continuar a alcançar bons resultados. O meu objetivo é vencer em termos de Desafio Total/Mazda e conseguir um lugar de destaque na classificação geral, pois a corrida é disputada num local onde nunca competi, daí não saber bem o que vou encontrar, mas os objetivos mantêm-se. Quero ainda agradecer á Xuxas Team Sport pelo trabalho que realizou na recuperação da minha Mazda BT-50 após o Rali TT Ervideira.”

Já o piloto Carlos Pinto assegurou que “estou confiante nas nossas capacidades e conto fazer uma boa prova, sem correr grandes riscos porque o importante é ganhar pontos prova a prova” mas mesmo assim garante que “tudo farei para chegar ao pódio e dar continuidade ao bom ano que a equipa Xuxas tem tido.”

A equipa Xuxas Team Sport estará presente em força no Rally TT Serras do Norte 2012, prova que se aguarda com muita expetativa, não só pelo circuito, como pela competitividade que sabemos será nota dominante até ao final do ano.

Ruben Faria foi terceiro na 5ª etapa do Rally da Sardegna

Após garantir o terceiro lugar na 5ª Etapa do Rally da Sardegna, Ruben Faria é agora o sexto classificado da geral.

Ruben Faria “As primeiras etapas não me correram tão bem como esperava mas tenho vindo a recuperar e estou confiante para subir ainda mais alguns lugares. Neste momento tenho que manter a concentração e sair daqui com um resultado que me permite manter o segundo lugar da Taça do Mundo de TT. Muito obrigado a todos os meus patrocinadores em especial à KTM, Red Bull e Vodafone.”

Classificação da 5ª Etapa

1º Coma KTM 1:20:31.00

2º Peterhansel Yamaha 1:22:43.17

3º Ruben Faria KTM 1:22:52.78

Classificação Geral após a 5ª Etapa

1º Viladoms KTM 7:22’43.01

2º Coma KTM 7:25’10.22

3º Botturi KTM 7:28’32.26

(...)

6º Ruben Faria KTM 7:32’43.67

Com a anulação da Super Especial nº6 devido ao elevado numero de fogos na região a próxima especial cronometrada será a SS7 com um total de 181,00Km

Hélder Rodrigues mantém o quarto lugar

- Piloto português foi mais rápido que o líder da prova

O campeão do mundo Hélder Rodrigues manteve, hoje, a quarta posição da tabela classificativa, à qual ascendeu ontem, naquela que foi a terceira etapa do Rali da Sardenha. O piloto do Red Bull Yamaha TMN Team terminou em quinto lugar a única especial do dia, na medida em que o SS6 teve de ser cancelado. Hélder Rodrigues está a 6m04s’50 do primeiro classificado, o espanhol Jordi Viladoms a quem hoje ganhou 5 segundos.

O piloto português gastou 1h23m27,91s na especial disputada entre Sa Itria e Arbatax, que contou com cerca de 69 quilómetros cronometrados, ficando a apenas 6 segundos do concorrente que o precedeu na classificação. De entre os seis primeiros pilotos a partir para esta etapa Hélder Rodrigues conseguiu ser o mais rápido.

Para o piloto português esta “foi uma especial muito complicada para quem partia nas primeiras posições, como foi o meu caso. Tentei estar o mais concentrado possível para não cometer erros e consegui fazer uma etapa equilibrada”, referiu o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team.

Amanhã disputa-se a 4ª e penúltima etapa do Rali da Sardenha que vai decorrer em Arbatax e que conta apenas com uma especial de 181 quilómetros cronometrados.

Vídeo apresentação "novo" MAN TGS de Elisabete Jacinto

Imagem dos Açores na Mazda BT 50 de Bruno Oliveira em votação no Facebook

- Equipa açoriana interage com os amigos da equipa

- Promoção aos Açores com imagem reforçada

O Açores TT Team, formação liderada por Bruno Oliveira, equipa que se propõe promover os Açores, como um destino turístico de excelência, muito associado ao desporto, à aventura e à natureza, no continente português e internacionalmente, está a escolher a nova decoração e conta com a ajuda dos seus amigos e adeptos da modalidade para essa decisão.

Essa escolha deverá ser feita através do Facebook da equipa em http://www.facebook.com/pages/A%C3%A7ores-Team/377128465099

A equipa apoiada pela Santogal, vai participar no próximo fim-de-semana na 19ª edição do Rali TT Serras do Norte, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e para o Desafio Total / Mazda, competição que este ano regressa a Fafe e Ribeira de Pena e às pistas que estiveram na origem desta competição, organizada pelo Motor Clube de Guimarães.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Shakedown 2012 fez recordar a época de ouro do TT Nacional

Pista do Shakedown com nota máxima.

Equipas presentes ficaram bastante satisfeitas.

O concelho de Coruche acolheu no passado fim de semana mais um evento com caracteristicas únicas, nascido da parceria X-Adventure/Todoterreno.pt, que conseguiram reunir num só local carros de rali, carros de todo o terreno e buggies de todo o terreno. Para a generalidade das pessoas ligadas ao todo o terreno que estiveram nesta zona do Ribatejo foi uma viagem no tempo, para os áureos anos 90, altura em que as grandes Bajas 1000 visitavam estas pistas. Também o calor de outrora marcou presença e com ele o pó, mas o Shakedown teve a preciosa ajuda do vento que em poucos segundos limpava a pista.

Tendo partido do principio que este evento não teria qualquer componente de competição, deixava-se assim ao critério das equipas o que poderiam fazer nos 10kms no traçado que a organização lhes colocou disposição. Foram muitas e diversas as opções seguidas: Testes, afinações, estreias, co-drives entre outros, e que tiveram inicio assim que cada uma das equipas deu uma volta e percebeu a grandeza e qualidade do troço em que podiam rodar. Assim, rapidamente os motores começaram a ouvir-se trabalhar, e os carros foram somando voltas atrás de voltas. A máquina que mais andou percorreu mais de 300kms... ou seja "fez" uma Baja do campeonato nacional de todo o terreno. Impressionante!

A pista do Shakedown 2012 apesar de muito rápida e aparentemente dócil cedo demonstrou que era preciso algo mais do que motor potente e uma boa suspensão para nela circular depressa. Algumas saídas de estrada sem consequências foram aqui e ali deixando avisos aos pilotos que tinham que se concentrar e "enfrentar" o traçado com alma e coração. O aviso final foi feito quando pista reclamou para si um carro, que saíu numa curva aparentemente fácil e embateu numa árvore causando danos que vão levar alguns dias a reparar.Durante o resto do dia não houve qualquer outro incidente, e no final a todas as outras viaturas bastou uma simples limpeza do pó para parecerem que tinham acabado de chegar e vez de estarem de partida, pois até os pneus resistiram bastante mesmo num dia de muito calor.

Mas como nem tudo são rosas, organização teve que enfrentar um inesperado desafio que surgiu devido a um acontecimento no dia anterior ao evento: Um incêndio nas proximidades colocou inesperados constrangimentos e foi preciso sacrificio dos membros da organização e compreensão por parte das equipas para conseguir levar o evento a bom termo. Ao mesmo tempo, muitas das equipas que garantiram a sua presença não chegaram a confirmar a inscrição, o que deixou o numero de participantes um pouco aquém das expectativas. O evento poderia ter sido um pouco mais animado com a presença desses veículos, mas a sua ausência beneficiou os presentes ao deixar-lhes a pista disponivel para mais voltas, oportunidade que aproveitaram de muito bom grado.

O balanço final do evento é extramente positivo. Os comentários da generalidade dos pilotos eram de muita satisfação, com muitos a pedirem para voltar a repetir a experiência assim que possivel. Algumas pessoas chegaram a sugerir que a organização desse um passo mais além, e tentar realizar uma prova do CPTT em Coruche, pois o tipo de pistas e de piso é considerado de uma forma quase unanime como um dos melhores, senão mesmo o melhor do país.

O Shakedown 2012 não teria sido possivel sem a participação activa e o envolvimento de várias entidades. Em primeiro os proprietários dos terrenos por todas as facilidades concedidas. O Shakedown teve ainda a muito precisosa participação da Redbull, da Fedima Tyres, da Buggy Store e do Municipio de Coruche. Os Media Partners do evento foram a Revista Offroad, e os sites Rallyraid.es, o 16Valvulas, e o MaisTT. Uma palavra final para a colaboração da GNR e de todas as pessoas que directa ou indirectamente colaboram com o Organização. A todos eles um sincero agradecimento.

Como se disse no ínicio, o Shakedown 2012 resultou da parceria X-Adventure/Todoterreno.pt que tem mais surpresas preparadas, e pede-se a todos que fiquem atentos, pois em breve iremos "Regressar á pista".

Fonte: todoterreno..pt

Miguel Barbosa aponta a nova vitória em Fafe

Após mais de dois meses de interregno, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de regresso e com um evento que faz o seu retorno ao calendário – o Rali TT Serras do Norte – depois de uma ausência em 2011. Miguel Barbosa, Campeão Nacional de TT, já conheceu este ano, no Alentejo, o sabor da vitória, procurando agora na jornada do Motor Clube de Guimarães repetir esse resultado, de modo a ir de férias na liderança do campeonato e, dessa forma, estar mais tranquilo para a fase final da temporada.

Apesar desta paragem algo longa, Miguel Barbosa quer, naturalmente, aproveitar o embalo desse triunfo para repetir a ‘dose’ agora no Minho, numa prova com um Sector Selectivo relativamente curto. “Quero assumir a liderança isolada do campeonato e isso só acontece somando mais pontos que os meus mais directos rivais. Assegurar novamente o título só é possível vencendo corridas e, independentemente das condições, o meu objectivo é sempre lutar pela vitória. Por essa razão, a prova deste fim-de-semana não será diferente”, afirma o lisboeta.

Apostando na melhor preparação da viatura e na rodagem da estrutura da equipa, o tetra-Campeão Nacional aproveitou esta paragem para fazer alguns testes ao Mitsubishi Racing Lancer, esperando não só ter o carro em perfeitas condições para a prova, mas também não sentir a falta de ritmo “estou, obviamente de olhos postos na vitória. Depois do triunfo que conseguimos no Ervideira Rali TT, a equipa BP Ultimate Vodafone Team está ainda mais motivada e é com esse objectivo bem presente que rumamos a Fafe. É interessante voltarmos a ter esta prova no calendário. É um rali exigente e que temos vindo a preparar com afinco. Fizemos algumas alterações importantes em termos de suspensão no Racing Lancer, que parece estar ainda mais competitivo”, finaliza.

Neste regresso do Rali TT Serras do Norte ao calendário, o Motor Clube de Guimarães centra a sua prova em Fafe, realizando nos seus arredores uma Super-Especial com dupla passagem (6ª Feira, 29 de Junho). No dia seguinte, a dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa rumará à zona de Ribeira de Pena, para o Sector Selectivo, também a correr por duas vezes, com cerca 120 km. No final pretende-se a celebração de nova vitória, com a subida ao pódio instalado no Pavilhão Multiusos de Fafe (chegada prevista para as 15h45).

Paulo Graça regressa com entusiasmo

O Campeonato de Portugal de Todo o Terreno está de volta com uma visita especial às Serras do Norte onde se evidenciam algumas das míticas especiais consagradas pelos ralis. Numa prova tida como difícil e muito exigente, os candidatos aos lugares da frente aumentaram em 2012, antevendo-se uma prova muito competitiva.

Depois de uma ausência forçada por motivos profissionais, Paulo Graça não quer perder as emoções anunciadas para a prova nortenha, regressando assim a um campeonato que gostaria ter cumprido na integra. Acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva, o empresário da Oceano Trade Racing Team promete lutar por um resultado positivo.

“É a primeira vez que vou correr em troços de ralis, mas espero vir a ter uma rápida adaptação. Eu e o Nuno vamos fazer tudo para que seja possível lutar por um bom resultado”, afirma, com determinação, Paulo Graça, que promete estar presente nas restantes prova do campeonato, gracejando ainda: “Espero que o carro esteja bem ensinado”, referindo-se à participação de Hélder Oliveira ao volante da sua Nissan Navara Off Road no último Ervideira Rali TT.

A paixão de Paulo Graça pelo Todo o Terreno é tão evidente, como o entusiasmo que mostra neste regresso, prometendo ainda: “Vamos fazer o Serras do Norte como um grande ensaio para o Rali de Marrocos, onde fazemos questão de estar presentes”.

Oceano Trade Racing Team com Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva à conquista de um bom resultado no Rali TT Serras do Norte com a competitiva Nissan Navara Off Road. Para já, ficam duas promessas positivas, a presença nas restantes provas do Campeonato de Portugal de TT e a viagem até ao Rali de Marrocos.

Garafulic e Terranova no Dakar Series

• X-raid in South America in July

• ‘Desafio Litoral’ to take the field across Argentina and Paraguay

About half a year prior to the 2013 Dakar Rally that will be started in Lima, Peru, the German team will travel to South America to compete in another event: from 23rd to 28th July, Chile’s Boris Garafulic and Argentinean Orlando Terranova are going to race the ‘Desafio Litoral’, a new event on the Dakar Series calendar, at the wheel of two BMW X3 CC vehicles entered by Team X-raid.

Garafulic has been racing motor-racing events just for a few years. In 2011, he made his first appearance as Team X-raid driver and convinced by finishing third in the Rally Morocco. This year, the 48-year old contested his only second Dakar Rally but took his BMW X3 CC to the very fine 11th place in the overall rankings.

Terranova already started at the 2009 and 2011 Dakar Rallies at the wheel of a BMW X3 CC, for Team X-raid. In 2009, the today 32-year old won the Rally Tunisia, thus becoming the first Argentinean driver to have won an FIA World Cup (Cross Country) event. In 2005, Terranova made his first appearance in the legendary desert rally on a motorbike – to switch to four wheels in 2008.

In May, the ASO announced an additional event to be added to the Dakar Series calendar: the ‘Desafio Litoral’. The newly created rally will be started on 23rd July in Igazua, Argentina, that it famous for its waterfalls regarded as one of the seven natural wonders of the world. From there, the six stages of the event will take the competitors across Paraguay and back to Argentina, with the finish line of the final stage and the entire event that will end on 28th July being located in Resistencia.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Objectivo é garantir novo pódio

A dupla Ricardo e Manuel Porém vai disputar o Rali TT Serras do Norte, com ambições renovadas, depois do pódio conseguido em Reguengos; Garantir de novo um lugar entre os três melhores está nos objetivos da equipa. A equipa está confiante!

O terceiro lugar conquistado em Reguengos de Monsaraz, colocou a equipa de Leiria, na sétima posição geral do Campeonato Absoluto, apenas a 10 pontos da liderança, o que deu novo alento a todos, sendo por isso decidido continuar a disputar o CPTT 2012, encarando as participações, prova a prova.

O PRF BOMCAR racing team vai para o Serras do Norte confiante na fiabilidade conseguida pela equipa técnica, que trabalhou muito o BOMCAR Serie 1 Proto, que parece estar pronto para ajudar a conseguir um bom resultado:

“O resultado conseguido em Reguengos, não sendo o melhor, estava dentro dos nossos objetivos, que passavam por afastar de vez a má sorte, que nos perseguia desde o ano passado. Andámos bastante bem, sem forçar, sem arriscar e conseguimos ficar no pódio, o que nos encheu de esperança. Não houve quaisquer problema ao nível de transmissões e semi-eixos e o mesmo aconteceu durante os testes que realizámos ainda antes desta prova, pelo que não nos parece possível que a fiabilidade vá ser um problema nas Serras do Norte, prova que vai ser um pouco desconhecida para nós, mas que está desenhada numa zona de pisos mais parecidos com os ralis, pelo que será necessário adquirir o ritmo adequado, para não haver surpresas.”

Esta participação apenas pode ser programada depois da confirmação da HRV como um novo sponsor, mas o PRF BOMCAR racing team, continua sem ter a época definida, pelas razões orçamentais apontadas desde o início do ano. O futuro será definido, depois de analisados os resultados conseguidos no Serras do Norte e um bom resultado poderá dar o alento necessário para que possamos continuar.

O Rali TT Serras do Norte disputa-se no próximo fim de semana na zona de Fafe, sendo dividida em duas partes distintas: Sexta-Feira, 29 de Junho, uma Super-Especial com 10,3 Kms e no dia seguinte, Sábado 30, um percurso com um total de 240 Kms, dividido em dois sectores seletivos, com assistência a meio, em Ribeira de Pena, sendo a partida e chegada na cidade de Fafe.

A Super- Especial começa no Sábado às 15h20 e o Sector Seletivo de Sábado, inicia-se às 09h20 de Domingo, pelo que esperamos por todos para garantirem uma vez mais o apoio à equipa do BOMCAR Série 1 Proto, do PRF BOMCAR racing team, que conta com os apoios da PRF, BOMCAR, CASTROL, FEDIMA, SPIKE, HRV e TERMOCOMPO.

Nuno Matos viaja até ao Norte para o “tira-teimas” à liderança do Campeonato de Portugal de TT

- Vencedores da primeira prova do ano, Nuno Matos e Filipe Serra regressam à competição este fim de semana para participarem na 19ª edição do Rali TT Serras do Norte, a única etapa do calendário nacional disputada a norte do rio Douro

- Apesar de infeliz na anterior deslocação a Reguengos de Monsaraz, dupla de Portalegre parte com a motivação em alta, assumindo o objetivo de lutar pelas primeiras posições da classificação geral na prova que fecha a primeira metade do calendário de 2012

Após duas jornadas a sul, disputadas respetivamente no Algarve (Tavira) e no Alentejo (Reguengos de Monsaraz), o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) está de regresso ao Norte do país e aos trilhos que deram origem à prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães.

Já na sua 19ª edição, o Rali TT Serras do Norte retoma em 2012 o seu lugar na principal competição nacional de todo-o-terreno, encerrando a primeira metade do calendário e funcionando como uma espécie de “tira-teimas” em relação às duas equipas que nesta altura repartem a liderança absoluta do Campeonato e os triunfos nas duas provas já disputadas.

Esquecido que está já o desaire do último rali, onde um problema mecânico os forçou ao abandono, Nuno Matos e Filipe Serra (Astra Proto) partem confiantes para este regresso às origens do Rali TT Serras do Norte, assumindo o firme desejo de lutarem pelos primeiros lugares da classificação e de justificarem a sua posição de líderes da tabela do Campeonato, agora em igualdade pontual com a dupla Campeã Nacional:

“Antes de mais, tenho que confessar que é um prazer regressar a esta prova e voltar a percorrer alguns dos mais belos trilhos da região Norte do país, em especial na zona de Fafe. Por ser um local com grande tradição no desporto automóvel, acredito que será uma jornada que atrairá bastante público, como ainda recentemente aconteceu com o Rally Sprint de Fafe”, admite Nuno Matos, primeiro vencedor do ano.

“É um facto que começamos muito bem esta temporada, garantindo uma preciosa vitória no Algarve que nos abriu excelentes perspetivas para o resto do Campeonato. Infelizmente, nem tudo correu pelo melhor na prova seguinte, já que um inesperado problema com a centralina do nosso Astra Proto nos obrigou a desistir em Reguengos”, recorda.

Agora, resolvido que está em definitivo este contratempo mecânico, “esperamos voltar à nossa melhor forma e à luta pelas melhores posições da geral. Sabemos que não será uma tarefa fácil em face do valor dos nossos mais diretos adversários. Mas estamos altamente motivados e desejosos de regressar à competição após mais esta prolongada pausa”, acrescenta o piloto de Portalegre, determinado em dar a melhor sequência a uma série de excelentes exibições ao volante do seu Astra Proto, com três subidas ao pódio absoluto nas últimas cinco participações no CPTT.

Agendada para os dias 29 e 30 de junho, a 19ª edição do Rali TT Serras do Norte compreenderá um percurso total de 280 km, onde se inclui a habitual dupla passagem pela Super Especial (10,3 km), a disputar partir das 15h30 de sexta-feira, e as duas voltas a um Setor Seletivo com cerca de 120 km, a cumprir sábado a partir das 9h20.

Antes, porém, Nuno Matos realiza esta quinta-feira mais uma ação no âmbito do “Tour TT Solidário”, desta feita para ajudar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe.

Hélder Rodrigues foi o segundo (SS4)

O campeão do mundo Hélder Rodrigues registou, no Rali da Sardenha, o segundo tempo no SS4, a segunda especial da etapa de hoje, recuperando cerca de quatro minutos em relação ao espanhol Marc Coma, atual líder do Campeonato de Mundo de Todo-o-Terreno.

A segunda etapa da prova italiana, que ligou San Teodoro a Sa Itria, permitiu ao piloto do Red Bull Yamaha TMN Team conquistar quatro posições. Neste momento, Hélder Rodrigues encontra-se no quarto lugar da classificação geral a 6m09s’50 do 1º classificado, o piloto Jordi Villadoms.

Para o piloto português, que está a 40 segundos do espanhol Marc Coma, o importante é lutar pela vitória: “O dia de hoje correu bem. Foi bastante melhor que a etapa de ontem onde a minha principal dificuldade foi abrir a pista. Hoje recuperei significativamente para o Marc o que é bastante positivo e, nos próximos dias, vou lutar para melhorar ainda mais a minha classificação”, referiu o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team no final da etapa.

Amanhã as especiais vão decorrer entre Sa Itria e Arbatax. A primeira especial conta com 69 quilómetros cronometrados enquanto a segunda terá cerca de 67.

Oito Mazda BT-50 marcam novo encontro no Rali TT Serras do Norte

São oito as Mazda BT-50 que irão marcar presença no Rali TT Serras do Norte, no âmbito do Desafio Total/Mazda, prevendo-se, por isso, uma prova com animação acrescida, face ao primeiro encontro do ano, em Reguengos de Monsaraz, que viu à partida – e depois à chegada – seis unidades da popular ‘pick-up’ da marca japonesa.

Os dois nomes novos para esta prova, face aos que disputaram a jornada de arranque do Desafio co-organizado pela Mazda Motor de Portugal e pela Cepsa Portuguesa, são Bruno Oliveira, que regressa aos comandos da sua BT-50 apoiada pela região dos Açores, e Rui Lopes, com as cores do Solar do Bitoque. As restantes seis presenças são de João Rato, vencedor do Ervideira Rali TT, e Carlos Pinto, companheiros de equipa na formação Xuxas Team Sport, Pedro Barroco, Durval Costa e Miguel Paião, que em Abril estiveram muito perto do lugar mais alto do pódio no Alentejo, e ainda do também estreante Etelvino Carvalho.

Se a última meia dúzia irá querer demonstrar que este intervalo de quase dois meses não lhes tirou o ânimo para chegar aos lugares de topo, os dois recém-chegados ao troféu de 2012 pretendem começar a amealhar pontos que lhes permitam reduzir o défice face aos seus adversários, pelo que se espera uma intensa batalha na luta ao cronómetro.

A prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães está, assim, de regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e será a segunda do Desafio Total/Mazda 2012. Levará os concorrentes até à região de Fafe, disputando-se numa zona desconhecida de praticamente todos os pilotos. O Rali TT Serras do Norte arranca na tarde de sexta-feira (29 de Junho), com a realização de duas passagens pela Super Especial realizada nos arredores de Fafe. Para sábado está reservada a parte de ‘leão’ da prova, num terreno com algumas zonas mais de rali que de TT, inseridas nas duas passagens pelo Sector Selectivo com cerca de 120 quilómetros.

MAN TGS e VW Amarok de Elisabete Jacinto na Feira de S. Pedro (Torres Vedras)

· MAN TGS renovado foi apresentado esta semana

· VW Amarok foi ao pódio no Rali das Gazelas

· Viaturas vão estar expostas no espaço da Hydraplan

· Sessão de autógrafos Sábado, dia 7, pelas 17h30m

O MAN TGS, habitualmente pilotado por Elisabete Jacinto nas grandes maratonas africanas de todo-o-terreno, vai ser um dos muitos motivos de animação da Feira de S. Pedro, o maior e mais antigo certame agro-industrial do Oeste que, de 28 de Junho a 8 de Julho, se realiza em Torres Vedras.

O camião de competição da piloto do Team Oleoban / MAN Portugal juntamente com a VW Amarok, com a qual Elisabete Jacinto subiu recentemente ao pódio no Rallye Aicha des Gazelles, poderão ser visitados no espaço da Hydraplan, para onde está também agendada uma sessão de autógrafos, iniciativa que decorrerá no Sábado, dia 7 de Julho, pelas 17h30m.

BPinhão Racing Team no Rali TT Serras do Norte

A BPinhão Racing Team vai marcar presença na prova do Motor Clube de Guimarães, o Rali TT Serras do Norte, que decorre entre o dia 29 e 30 deste mês, em Fafe.

A equipa quer continuar a senda de bons resultados (dois 1º lugares nas categorias em que compete, em duas provas já decorridas) e para tal vai empenhar-se em dar o seu melhor e fazer o que tem feito até aqui, total concentração para chegar ao fim da prova numa boa posição.

Neste intervalo de paragem do Campeonato, a Nissam teve direito a pequenas afinações com o objetivo de correr nos troços do Norte de Portugal, um pouco diferentes do que são os troços percorridos no sul.

Queremos agradecer mais uma vez a todos os que nos têm apoiado, aos que nos acompanham pelas provas e sem faltar os nossos Parceiros, sem os quais não era possível chegar aos resultados alcançados.

Evolução do MAN TGS lança Elisabete Jacinto em busca de novos desafios

- Decoração de acordo com a nova imagem do patrocinador

- Alterações visam melhorar performance em areia

Cinco meses depois de uma notável participação no Africa Eco Race, o Team Oleoban/MAN Portugal apresenta hoje um “novo” MAN TGS. Para além de uma decoração totalmente remodelada de acordo com a nova imagem da marca Oleoban, foi efetuado um vasto conjunto de modificações técnicas, com as quais Elisabete Jacinto poderá partir em busca de novos desafios. Acima de tudo, o de procurar a tão desejada vitória absoluta na grande maratona africana, que ainda falta no seu currículo.

“O grande objetivo destas alterações vai no sentido de melhorar a prestação do MAN TGS na transposição de dunas de cristas aguçadas, mantendo todas as boas características que já demonstrou ter em pista”, explica Jorge Gil, salientando ainda o Team Manager da equipa que “temos de ter sempre em conta um factor muito importante que é a distribuição do peso, já que estamos a falar de uma viatura de competição com quase dez toneladas”.

Entre as muitas alterações introduzidas, destaca-se a subida dos depósitos (o que implicou os mais variados ajustamentos mecânicos), a adaptação do pára-choques da frente de modo a proporcionar um melhor “ângulo de ataque”, o melhoramento do “ângulo de saída” e a construção de um novo roll bar exterior, mais leve e mais pequeno. No capítulo da suspensão foram construídas, pela ELO, novas molas e melhorado o setup dos amortecedores APV. Também o motor teve um aumento de potência, dispondo agora de uma nova Centralina. Esta alteração implicou um aumento da fiabilidade por parte da caixa de velocidades, que esteve a cargo da ZF, bem como a incorporação de uma nova embraiagem. Foi feita também uma melhoria no sistema de enchimento de ar para os pneus.

“Este foi um passo importante para a nossa evolução como equipa. A partir de agora vamos trabalhar bastante para nos adaptarmos às novas características do camião e conseguirmos tirar partido delas” referiu Elisabete Jacinto, a piloto do Team Oleoban MAN Portugal, que tem o primeiro grande teste marcado para a Baja España Aragón, competição que se disputa de 20 a 22 de Julho.

domingo, 24 de junho de 2012

Hélder Rodrigues entrou à defesa na Sardenha

O campeão do mundo Hélder Rodrigues regressou hoje às competições do mundial de Todo-o-Terreno, tendo disputado a primeira etapa do Rali da Sardenha competição que se prolonga até ao próximo dia 28 de Junho.

Numa etapa inicial disputada em condições meteorológicas difíceis, o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team terminou na 8ª posição, numa jornada onde a liderança foi conquistada pelo piloto italiano Alessandro Botturi, com o espanhol Marc Coma, atual líder do campeonato a registar a terceira posição e um regressado Stephane Peterhansel, tal como Hélder Rodrigues a pilotar uma Yamha, a terminar o dia na 11ª posição.

“Não foi uma jornada fácil particularmente devido ao facto de ter tido a meu cargo a abertura da pista num dia nada fácil para o fazer. Amanhã conto poder fazer bastante melhor”, salientou à partida para Itália o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team.

sábado, 23 de junho de 2012

Hélder Rodrigues vai lutar pela vitória na Sardenha

O campeão do mundo Hélder Rodrigues regressa já amanhã às competições do mundial de Todo-o-Terreno, disputando na magnífica ilha italiana do mediterrâneo e até ao dia 28 de Junho o Rali da Sardenha, tendo como objetivo lutar pela vitória e revalidar o título conquistado em 2011.

O piloto do Red Bull Yamaha TMN Team que terá como principal adversário o espanhol Marc Coma aposta em melhorar o recente segundo lugar obtido no Sealine Cross-Country Rally

“Depois de duas jornadas em pistas de deserto no Médio Oriente esta prova da Sardenha tem um figurino e características completamente diferentes mas o meu pensamento é sempre o mesmo: dar o máximo e lutar pela vitória. Vai ser uma corrida muito competitiva com muitos adversários a disputar as primeiras posições mas estamos muito confiantes” salientou à partida para Itália o piloto do Red Bull Yamaha TMN Team.

Presidente da República convidou Hélder Rodrigues para almoçar no 10 de Junho

No programa das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas o piloto Hélder Rodrigues foi um dos convidados do Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, para um almoço almoço que reuniu várias personalidades que se destacaram nas mais diversas áreas no ano de 2011.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Açores em prova de TT que marca o regresso às origens

- Equipa açoriana venceu prova de estreia do Desafio ELF Mazda em 2008

- Promoção aos Açores mantém dinamismo do projecto

O Mazda Açores TT Team, formação liderada por Bruno Oliveira e apoiada pela Santogal, vai participar na 19ª edição do Rali TT Serras do Norte, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e para o Desafio Total / Mazda, que este ano regressa a Fafe e Ribeira de Pena e às pistas que estiveram na origem desta competição, organizada pelo Motor Clube de Guimarães.

Bruno Oliveira apresenta-se aos comandos da Mazda BT 50 com que a equipa alcançou, através de Lígia Albuquerque, a vitória na edição de 2008, a jornada de estreia do então Desafio ELF Mazda. O piloto, que lidera este projecto de promoção aos Açores através da competição em todo-o-terreno, campeão em 2008, aposta em lutar pela vitória nesta jornada carregada de simbolismo.

“Estou muito entusiasmado com este regresso às origens do Serras do Norte. É uma prova onde a equipa tem conseguido bons resultados – duas vitórias e um segundo lugar – pelo que nos apresentamos muito motivados para lutar por um dos primeiros lugares e por, mais uma vez, o fazermos em prol da promoção dos Açores ” salienta Bruno Oliveira.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

BP Ultimate Vodafone Team em testes

Miguel Barbosa trabalha suspensão do Racing Lancer em Castelo Branco

A equipa BP Ultimate Vodafone team estve durante os últimos dois dias em testes na região de Castelo Branco, para preparar as próximas provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, competição que lidera.

A formação que tem como “pontas de lança” o piloto Miguel Barbosa e o navegador Pedro Velosa aproveitou a pausa no campeonato para desenvolver o Mitsubishi Racing Lancer em termos de órgão de ligação ao solo, com especial enfoque nos amortecedores e taragem de molas. O intuito era “melhorar o comportamento do carro e torna-lo mais eficaz, tendo em conta as provas que temos pela frente, nomeadamente o regressado Rali TT Serras de Norte, que se disputa já no final do corrente mês” esclareceu o piloto.

Muito animado com os resultados obtidos ao cabo destes dois dias de árduo trabalho de campo, Miguel Barbosa acrescentou que “o carro estava a precisar de alguns melhoramentos a este nível, até em resultado da alteração de motor que promovemos para este ano. A verdade é que conseguimos melhorar consideravelmente o comportamento, em parte como resultado da introdução de suspensões do tipo Baja, mais adaptadas ao tipo de provas do nosso campeonato.”

A equipa BP Ultimate Vodafone Team regressa à actividade no último fim-de-se-ama do corrente mês (29 e 20 de Junho) o Rali TT Serras do Norte, prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães e que é a terceira do ano do Campeonato de Portugal de TT.

Elisabete Jacinto marca presença na Feira Nacional da Agricultura em Santarém

- VW Amarok que foi ao pódio no Rallye des Gazelles despertou curiosidade entre os visitantes

A presença de Elisabete Jacinto na Feira Nacional da Agricultura foi ocasião para que muitas centenas de fãs da piloto tivessem visitado o espaço da Hydraplan, daquele que é o maior certame nacional do sector agrícola agro-industrial. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal, ao contrário do que é habitual, não teve a companhia do seu camião de competição, mas sim da VW Amarok com a qual conquistou recentemente um lugar no pódio do Rallye Aicha des Gazelles.

Elisabete Jacinto, cuja presença neste certame já é habitual, foi muito solicitada na sessão de autógrafos que se realizou na tarde de Sábado, o penúltimo dia da Feira Nacional da Agricultura, que levou até Santarém milhares de visitantes.

A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal referiu que “apesar do tempo não ter sido o mais convidativo ao passeio, foram muitas as pessoas que se deslocaram à Feira. O stand da Hydraplan esteve muito concorrido, o que é muito gratificante e a presença da VW Amarok também aguçou a curiosidade. Foram muitas as questões levantada sobre esta 4x4, com a qual participei no Rali das Gazelas. A ausência do nosso MAN TGS, que está neste momento a sofrer algumas alterações, suscitou igualmente algumas interrogações tais como: onde se encontra, que alterações estão a ser feitas, como vai ser a sua decoração, etc.”, salientou Elisabete Jacinto que acrescentou “ter sido um prazer participar nesta iniciativa de enorme projecção nacional e sentir todo este reconhecimento por parte do público!”.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Shakedown 2012 - "De regresso à pista"

Dia 23 de Junho, Coruche irá ser o palco de um evento promocional destinado às equipas ou pilotos possuidores de veículos de Todo o Terreno (automóveis de competição), destinado às equipas ou pilotos possuidores de carros de ralis (configuração de piso de terra), e finalmente destinado também às equipas possuidoras de buggys ou UTV's que participem ou não nos nacionais de todo o terreno da FMP.

Este evento, semelhante em tudo a um track day, pretende reunir num único local equipas que regra geral nunca se cruzam em pista, mas que em outros países chegam mesmo a disputar provas nos mesmos percursos. O Shakedown 2012 irá assim quebrar a longa paragem existente nos campeonatos de ralis (campeonato nacional) e no campeonato nacional de Todo o Terreno (buggies). Quanto aos veículos do CPTT, este evento será realizado 1 semana antes da prova do Motor Clube de Guimarães e será o palco perfeito para testes e afinações com vista a esta ronda do nacional.

Assim, O SHakedown 2012 , o primeiro evento do género, terá um colorido muito especial e irá certamente proporcionar interessantes comparações e momentos bastante interessantes.

O Shakedown 2012 irá ser realizado a poucos quilómetros da vila de Coruche, numa zona de floresta de eucaliptos e pinheiros. As equipas irão poder dispor de uma pista de 10 kms na sua configuração mais longa (poderá ser menor se isso se justificar), dividida em 2 grandes partes: uma muito rápida, com curvas e alguns saltos em espaço aberto, bem como algumas rectas longas. A segunda parte, mais fechada no inteior da mata irá solicitar os dotes de condução dos pilotos, mas permitirá velocidades altas que de certeza farão as delícias ou não dos passageiros de ocasião.

Sendo um evento promocional, as equipas poderão criar os seus próprios programas de actividades, sejam elas testes, afinações, co-drives, apresentações ou qualquer outra iniciativa que se enquadre no espirito do evento. A principal regra do evento é o acesso á pista, em que será dado um espaço de 2 minutos entre cada veículo para que possa rodar.

As equipas que pretendam participar devem contactar a organização através do email todoterreno.pt@gmail.com para colherem as informações que achem necessárias. A participação terá um custo, que a organização está a tentou reduzir ao máximo: 40 euros para os Buggies, e 70 euros para os carros de TT e ralis.

As equipas que o desejem, podem reservar mediante solicitação prévia, a pista para testes no dia seguinte (domingo dia 24), bastando para isso solicitar á organização. Esta opção não está ligada ao evento principal, e terá um custo á parte.

O evento é organizado pela X-Adventure em parceira com o Todoterreno.pt e tem os apoios da Redbull, da Fedima e do Municipio de Coruche.

Fonte: todoterreno.pt