terça-feira, 26 de junho de 2012

Shakedown 2012 fez recordar a época de ouro do TT Nacional

Pista do Shakedown com nota máxima.

Equipas presentes ficaram bastante satisfeitas.

O concelho de Coruche acolheu no passado fim de semana mais um evento com caracteristicas únicas, nascido da parceria X-Adventure/Todoterreno.pt, que conseguiram reunir num só local carros de rali, carros de todo o terreno e buggies de todo o terreno. Para a generalidade das pessoas ligadas ao todo o terreno que estiveram nesta zona do Ribatejo foi uma viagem no tempo, para os áureos anos 90, altura em que as grandes Bajas 1000 visitavam estas pistas. Também o calor de outrora marcou presença e com ele o pó, mas o Shakedown teve a preciosa ajuda do vento que em poucos segundos limpava a pista.

Tendo partido do principio que este evento não teria qualquer componente de competição, deixava-se assim ao critério das equipas o que poderiam fazer nos 10kms no traçado que a organização lhes colocou disposição. Foram muitas e diversas as opções seguidas: Testes, afinações, estreias, co-drives entre outros, e que tiveram inicio assim que cada uma das equipas deu uma volta e percebeu a grandeza e qualidade do troço em que podiam rodar. Assim, rapidamente os motores começaram a ouvir-se trabalhar, e os carros foram somando voltas atrás de voltas. A máquina que mais andou percorreu mais de 300kms... ou seja "fez" uma Baja do campeonato nacional de todo o terreno. Impressionante!

A pista do Shakedown 2012 apesar de muito rápida e aparentemente dócil cedo demonstrou que era preciso algo mais do que motor potente e uma boa suspensão para nela circular depressa. Algumas saídas de estrada sem consequências foram aqui e ali deixando avisos aos pilotos que tinham que se concentrar e "enfrentar" o traçado com alma e coração. O aviso final foi feito quando pista reclamou para si um carro, que saíu numa curva aparentemente fácil e embateu numa árvore causando danos que vão levar alguns dias a reparar.Durante o resto do dia não houve qualquer outro incidente, e no final a todas as outras viaturas bastou uma simples limpeza do pó para parecerem que tinham acabado de chegar e vez de estarem de partida, pois até os pneus resistiram bastante mesmo num dia de muito calor.

Mas como nem tudo são rosas, organização teve que enfrentar um inesperado desafio que surgiu devido a um acontecimento no dia anterior ao evento: Um incêndio nas proximidades colocou inesperados constrangimentos e foi preciso sacrificio dos membros da organização e compreensão por parte das equipas para conseguir levar o evento a bom termo. Ao mesmo tempo, muitas das equipas que garantiram a sua presença não chegaram a confirmar a inscrição, o que deixou o numero de participantes um pouco aquém das expectativas. O evento poderia ter sido um pouco mais animado com a presença desses veículos, mas a sua ausência beneficiou os presentes ao deixar-lhes a pista disponivel para mais voltas, oportunidade que aproveitaram de muito bom grado.

O balanço final do evento é extramente positivo. Os comentários da generalidade dos pilotos eram de muita satisfação, com muitos a pedirem para voltar a repetir a experiência assim que possivel. Algumas pessoas chegaram a sugerir que a organização desse um passo mais além, e tentar realizar uma prova do CPTT em Coruche, pois o tipo de pistas e de piso é considerado de uma forma quase unanime como um dos melhores, senão mesmo o melhor do país.

O Shakedown 2012 não teria sido possivel sem a participação activa e o envolvimento de várias entidades. Em primeiro os proprietários dos terrenos por todas as facilidades concedidas. O Shakedown teve ainda a muito precisosa participação da Redbull, da Fedima Tyres, da Buggy Store e do Municipio de Coruche. Os Media Partners do evento foram a Revista Offroad, e os sites Rallyraid.es, o 16Valvulas, e o MaisTT. Uma palavra final para a colaboração da GNR e de todas as pessoas que directa ou indirectamente colaboram com o Organização. A todos eles um sincero agradecimento.

Como se disse no ínicio, o Shakedown 2012 resultou da parceria X-Adventure/Todoterreno.pt que tem mais surpresas preparadas, e pede-se a todos que fiquem atentos, pois em breve iremos "Regressar á pista".

Fonte: todoterreno..pt