sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Baja Portalegre abre com domínio português e russo. Lucas Moraes foi o melhor brasileiro do dia

Com um prólogo de 5.52km, o Baja Portalegre atraí público, transforma o off road em festa e cria competitividade acirrada para a etapa final do mundial de cross country.

Portalegre, Portugal, 2 de novembro - Começou nesta sexta-feira a etapa de encerramento do mundial de rally cross country. Na pista competidores dos mais diversos níveis e estilos preparam-se para um sábado que promete ser desgastante e seletivo.

Como funciona

O Baja Portalegra é uma verdadeira festa off road, onde o público comparece em peso, torce e incentiva seus times prediletos. Mas, ele só tem todo esse impacto porque não facilita a vida de ninguém. O domínio português é sempre uma constante e pouco são os estrangeiros que já venceram aqui, some a isso uma prova que não poupa erros e pronto: esta é a receita de 26 anos de sucesso. Os estrangeiros comparecem em peso ao evento e tornam a disputa super acirrada.

1º dia

Nesta sexta-feira aconteceu o prólogo que define a ordem de largada para amanhã. Com uma pista de terra batida, curvas fechadas e curvões, trechos de variada inclinação e riachos, o pé embaixo nem sempre é a melhor receita para garantir um bom lugar na largada e os ponteiros andam sempre com tempos muito próximos, por vezes até no mesmo segundo. Porém, não há uma classificação geral, ainda que alguns carros nacionais cravem tempos similares aos carros FIA. Como resultado, o aperitivo de hoje só deixa o clima ainda mais cheio de expectativas para os mais de 400km que definirão os campeões amanhã.

Resultado de hoje

Lucas Moraes chegou mostrando que segue em ritmo crescente de desempenho. Competindo na categoria T 1 Nacional, cravou o 4º melhor tempo, com 5min20seg59. "Foram apenas 5,52km. Tudo muito rápido e intenso, então fui precavido, procurei aproveitar para me ajustar ao carro e a cantada do novo navegador. Amanhã será um dia muito duro pois vamos cumprir 407, 94 km! Minha maior especial até hoje foi de 160km. Ah, e a chuva ainda vem para ser um complicador a mais, vai ser difícil", comenta Lucas.

Marcos Moraes e Du Sachs fecharam o prólogo com o 7º lugar na categoria T2 FIA, com o tempo de 5min32seg31. De olho na previsão do tempo, Marcos alerta: "dizem que o Portalegre é difícil, mas que quando chove é muito, muito mais. A chuva já chegou agora a noite e amanhã teremos apenas um dia para buscar um bom resultado. Então, é focar e acelerar"!

Coletiva de Imprensa

Após o prólogo de hoje, Marcos Moraes foi convidado para juntar-se aos portugueses Miguel Barbosa e Nuno Mattos, os dois pilotos mais rápidos do dia, na coletiva oficial de imprensa do evento. Como representante brasileiro, ele atendeu aos jornalistas e falou sobre crescimento do esporte no Brasil, o Rally do Sertões e a participação brasileira e suas expectativas no Portalegre.