sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nuno Matos e Filipe Serra terminam primeiro dia na vice-liderança da Baja TT Idanha-a-Nova

- Dupla passagem por uma Super Especial de 9 km definiu o primeiro escalonamento da quinta e penúltima do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de TT, para já marcada pela chuva e pelas difíceis condições da pista

- Pensando já na ordem de saída para a decisiva etapa de amanhã, piloto de Portalegre não ficou totalmente satisfeito com o segundo lugar

De regresso à Beira Baixa e à prova onde se estraram a vencer há um ano, Nuno Matos e Filipe Serra iniciaram esta tarde, de forma muito tática e cautelosa, a sua participação na Baja TT Idanha-a-Nova, a quinta e penúltima prova inscrita no calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012.

Composta por duas passagens por uma Super Especial com 9 km de extensão, num percurso muito semelhante ao do ano passado, a primeira etapa da baja organizada pela Escuderia de Castelo Branco ficou indubitavelmente marcada pelas adversas condições meteorológicas em que se disputou, uma vez que a chuva dificultou sobremaneira a progressão dos pilotos em pista.

Embora com um início bastante cauteloso, Nuno Matos registou o terceiro melhor tempo na primeira passagem, a escassos 3 segundos do mais rápido, ascendendo depois à vice-liderança após estabelecer o segundo melhor registo na última passagem do dia.

“Não foi o resultado final que mais ambicionávamos”, confessou o piloto no final de uma etapa em que a ordem de partida para o dia seguinte estava já na mente de todos.

“Apesar das condições da pista terem melhorado substancialmente na segunda passagem, a verdade é que todos optaram por um andamento mais conservador, procurando fugir deliberadamente às primeiras posições, já que a classificação de hoje determina a ordem de saída para a etapa seguinte. Como o piso está muito traiçoeiro e escorregadio, a equipa que amanhã abrir a estrada terá, em teoria, uma missão mais complicada, enquanto as seguintes poderão já beneficiar de trajetórias mais bem definidas”, explicou Nuno Matos.

Nesse contexto, o objetivo do atual vice-líder do Campeonato não foi totalmente cumprido após esta etapa inaugural: “Preferia ter terminado o dia em terceiro lugar para melhor poder controlar a corrida amanhã. Mesmo fazendo mais 26 segundos que na primeira passagem, acabei por subir um lugar na na geral. Ou seja: fomos mais devagar, mas não o suficiente”…

Em todo o caso, menos de meio minuto separa os três primeiros classificados da Baja TT Idanha-a-Nova, com Miguel Barbosa a assumir a posição de líder da prova, com 21,1s de vantagem face a Nuno Matos e 27,3s em relação a Ricardo Porém.

“É difícil prever o que vai acontecer amanhã, até porque a chuva deverá marcar presença novamente e a pista vai apresentar-se muito traiçoeira. Nessas condições, um pequeno deslize poderá ser fatal para as aspirações de qualquer piloto. Da nossa parte, vamos procurar adaptar o ritmo às condições do terreno e partir bastante concentrados. Mais do que nunca, o objetivo agora é garantir o vice-campeonato no final do ano”, revelou Nuno Matos, para já plenamente satisfeito como comportamento do seu Astra Proto.

Concentrada num único Setor Seletivo de 338 km, com assistência a meio e a contar para o tempo final, a segunda e decisiva etapa inicia-se a partir das 13h00 junto à Ermida de Nossa Senhora do Almortão, estando a chegada do primeiro concorrente ao final, no mesmo local, prevista para 18h00 deste sábado.