sábado, 29 de setembro de 2012

Demonstrações de força dos favoritos

Realizou-se hoje o segundo e decisivo dia da terceira edição da Baja TT Idanha-a-Nova e depois da chuva constante que marcou a jornada de ontem, o dia de hoje mostrou-se solarengo e com temperaturas mais agradáveis para os pilotos que marcaram presença na edição 2012 da Baja TT Idanha-a-Nova, a penúltima prova do campeonato nacional. Com dois sectores seletivos desenhados pela Escuderia de Castelo Branco, os pilotos das motos, moto e buggys partiram ás primeiras horas da manhã de Monfortinho para cumprirem o seu programa do dia. Com o piso a mostrar-se nas melhores condições, especialmente no primeiro sector, o mais longo da jornada com poucos mais de 167 quilómetros de extensão, sendo o segundo sector mais curto, com pouco mais de seis dezenas de quilómetros.

PATRÃO CONFIRMA

Apostado em conseguir desde cedo uma margem que o colocasse a salvo dos ataques dos seus principais adversários, especialmente Luís Ferreira com quem luta pelo título 2012, Mário Patrão conseguiu no final do primeiro sector uma vantagem superior a três minutos face a Luís Ferreira, com Ruben Faria a ser o terceiro mais veloz no final do primeiro duelo do dia aos comandos da KTM Rallye 450 com que costuma participar nas longas maratonas a nível internacional. Entre os azarados do primeiro confronto estava António Maio, que ficou sem gasolina e se atrasou irremediavelmente, enquanto que Luís Portela de Morais era vitima de uma queda que o colocou igualmente fora de prova.

No segundo sector selectivo mais problemas surgiram para os homens da frente, com Ruben Faria a ser uma das vitimas devido a falta de colaboração da sua KTM, abrindo o piloto algarvio caminho para que outros pudessem emergir na classificação. Mário Patrão imprimiu uma toada mais calma e mesmo sendo apenas o terceiro no segundo sector selectivo conseguiu a vitória fruto do bom trabalho efectuado no troço matinal.

‘Depois da vantagem que consegui de manhã não fazia sentido atacar. Eles que o fizessem. Vim num ritmo mais cauteloso depois de andar forte no troço grande. De manhã o piso estava fantástico e tirei vantagem disso mesmo. Agora é pensar em Portalegre e na luta pelo título.’

O mais veloz no troço da tarde foi António Maio, mas para ele a corrida estava estragada desde manhã e ficou para o alentejano o conforto de saber que rapidez não lhe falta para lutar pela primeira posição em Portalegre e no final da prova Luís Ferreira era o segundo depois de ganhar algum tempo a Mário Patrão no derradeiro sector seletivo.

‘De manhã o piso estava excelente para a moto dele, mais potente que a minha 250. A minha perdia algo nas saídas porque o piso estava ainda demasiado encharcado, mas de tarde andei bem e consegui ser veloz. Tudo se decide na última prova.’ Com os dois primeiros do campeonato no topo da tabela classificativa o terceiro lugar sería para Hélder Rodrigues, a pensar no Rallye de Marrocos e a encarar esta prova como treino, ficando Paulo Felícia no quarto posto na frente de David Megre, o quinto classificado no final desta jornada do campeonato nacional TT 2012.

BORREGO E MONTEIRO VENCEM

Nos moto 4 foi sem surpresa que se assistiu a mais uma vitória de Roberto Borrego, a quinta do ano, mantendo assim a sua invencibilidade no campeonato. O piloto da Yamaha terminou a prova com mais de quatro minutos e meio de vantagem para André Mendes, com Miguel Rocha a ganhar duas posições face ao prólogo do dia anterior para encerrar o pódio em Idanha-a-Nova. O quarto posto foi para David Jacinto, com Filipe Martins a ser o quinto.

Entre os Buggys foi Jorge Monteiro a fazer a diferença perante a concorrência. O piloto do Polaris garantiu mais uma vitória no campeonato e no encerramentos das contas da prova da Escuderia Castelo Branco ficou com mais de dois minutos e vinte de vantagem para João Lopes, o líder do campeonato. O degrau mais baixo do pódio foi para Nuno Tavares, também ele aos comandos de um Polaris RzR XP 900, ficando António Estevao na quarta posição com o Can Am por si desenvolvido. A fechar o lote dos cinco primeiros ficou Jorge Branco, numa prova onde pela primeira na história do campeonato nacional de TT a caravana de pilotos dos Buggys e UTV foi superior à dos moto 4.